TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Neo classica

Por:   •  16/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 2

Teoria Neoclássica da Administração

A teoria Neoclássica não possui um autor definido, como a teoria clássica. A mesma recebe diversas denominações, como a Escola Operacional e Escola de processo Administrativo. Suas principais características são:

  • Ênfase na prática da administração: Formular não apenas a teoria mas aplicá-la, procurando melhorar os resultados.
  • Reafirmação relativa dos postulados clássicos: Se fundamentam nas teorias clássicas criadas por vários autores adaptando-as para a época.
  • Ênfase nos princípios gerais da Administração: São desenvolvidos princípios a fim de ajudar o administrador a desenvolver suas funções.
  • Ênfase nos objetivos e nos resultados: Nesta época foi criado uma ferramenta chamada de Administração por objetivos (APO) capaz de medir o desempenho de cada organização.
  • Ecletismo nos conceitos: Os autores da teoria neoclássica não se prendiam em poucos fatos, utilizaram diversos fundamentos de teorias já existentes na época.

Toda instituição tem que ser vista pelo sua eficiência e eficácia. A eficácia é uma medida do alcance de resultados, ou seja, é a capacidade de satisfazer uma necessidade enquanto a eficiência é a utilização dos recursos de cada processo, é a relação entre os recursos aplicados e o resultado final.

Os princípios básicos das organizações segundo a escola neoclássica é:

  • Divisão de trabalho: assim como a outras teorias, a neoclássica defende que para o trabalho ser eficiente é necessário dividir as tarefas, assim obtém maior produtividade e melhor rendimento pessoal. Com a divisão do trabalho criou-se 3 tipos de níveis administrativos: níveis institucionais: diretores, níveis intermediários: gerentes e níveis operacionais: supervisores.  
  • Especialização: com a divisão do trabalho, cada cargo passa a ter tarefas especificas e cada funcionário se especializa em uma determinada função.  
  • Hierarquia: o princípio da hierarquia se deu após a especialização. Surgiu a necessidade de criar níveis de autoridades distribuindo tarefas e funções.

Dentro da teoria Neoclássica surgem alguns conceitos:

  • Autoridade: Atribuída a organizações e a determinados cargos. Os subordinados aceitam a autoridades de seus supervisores pois acreditam que a organização dar esta liberdade para o mesmo, ou seja, hierarquia verticalizada.
  • Delegação: Ato de transferir a autoridade. As técnicas de delegação são delegação de autoridade inteira, delegar a pessoa certa, delegar responsabilidade e autoridade, informação adequada, manter a comunicação aberta e avaliar o desempenho e recompensar.

Um assunto muito discutido dentro da teoria Neoclássica é a centralização e a descentralização dentro das organizações. A centralização nada mais é do que toda vez que for necessário tomar uma decisão a mesma deve ser centralizada no topo da organização, assim quem estiver no topo terá conhecimento de todo o processo e de tudo que acontece na organização porém pode afetar o andamento dos processos. Já a descentralização é alocada aos níveis mais baixos da organização, distribuindo responsabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (37.7 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com