TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da Administração Cientifica

Por:   •  17/8/2016  •  Seminário  •  1.267 Palavras (6 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO:

FREDERICK WINSLOW TAYLOR

(Administração Científica - 1911)

Revolução Industrial: Deu inicio na Inglaterra e se iniciou no final do século XVIII e se estendeu ate o século XX, esse fenômeno, que trouxe rápidas e profundas mudanças econômicas, sociais e políticas.

Desenvolveu-se em duas fases distintas: 1ª -1780 a 1860,  -1860 a 1914.

A primeira fase com a criação da máquina a vapor, por James Watt, em 1776. A aplicação da máquina a vapor no processo de produção provocou uma enorme expansão na industrialização, que se estendeu rapidamente a toda a Europa e Estados Unidos. A revolução da matéria prima como o ferro e o carvão como principal fonte de energia contribuíram muito para essa expansão.

A segunda fase de 1860 a 1914 deu inicio com a revolução da eletricidade e derivados do petróleo, como as novas fontes de energia, e do aço, como a nova matéria-prima que permitiu o surgimento do automóvel.

Como consequência da Revolução Industrial ocorreu o crescimento desordenado e caótico das empresas e foi a partir daí que Taylor notou que havia a necessidade do aumento da eficiência e da substituição do empirismo por métodos científicos. Então Taylor começou a realizar vários estudos, essa trajetória foi dividida em dois períodos.

PRIMEIRO PERÍODO

Ocorreu quando Taylor lançou o seu primeiro livro “Administração de Oficinas”, cujo a sua principal preocupação era: as técnicas de racionalização do trabalho dos operários, pelo estudo dos tempos e dos movimentos.

O que Taylor o que procurou dizer em “Administração de Oficinas” foi que:

Para acabarem com o ócio dos trabalhadores (já que estes produziam apenas um terço da sua capacidade) eles teriam que ter um incentivo salarial e assim estimulando os operários a produzir mais.

Para realizar esse objetivo tinham que analisar o trabalho e utilizar métodos científicos de pesquisa a fim de padronizar os movimentos e ferramentas para que o trabalho passasse a ser executável em menos espaço de tempo possível

Selecionar os operários de acordo com suas aptidões e então prepara-los e treina-los para produzirem mais e melhor.

Controlar o desenvolvimento do trabalho para se certificar de que está sendo realizado de acordo com a metodologia estabelecida e dentro da meta.

É a separação das tarefas, os operários ficam apenas com a parte da execução e a gerencia com o planejamento.

SEGUNDO PERÍODO

Cujo marco ocorreu com o livro “Princípios de Administração Cientifica”, no qual Taylor defende e conclui que a racionalização do trabalho dos operários deveria ser seguida de uma estruturação geral da empresa.

Taylor afirmava que as indústrias de sua época sofriam de males que poderiam ser agrupados em três fatores:

  1. A Vadiagem Sistemática que ficou conhecida assim por conta dos operários que produziam apenas um terço do que seria o normal, ele agiam dessa maneira pois pensava que quanto mais eles produzissem poderia acarreta a demissão de funcionários.
  2. Desconhecimento, pela gerência, das rotinas de trabalho e do tempo necessário para sua realização.
  3. Falta de padronização das técnicas ou métodos de trabalho.

ADMINISTRAÇÃO COMO CIÊNCIA

Ciência em lugar de empirismo;

Harmonia em lugar de discórdia;

Cooperação e não individualismo;

Rendimento máximo, em vez de produção resumida;

Desenvolvimento de cada homem;

A tentativa de substituir métodos empíricos e rudimentares pelos métodos científicos em todos os ofícios recebeu o nome de Organização Racional do Trabalho (ORT). Esta visava eliminar todos os movimentos inúteis com fim de que os operários realizassem suas tarefas de forma mais simples e rápida e assim aumentando a qualidades e a produção de forma significativa.

PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA DE TAYLOR

Princípio de planejamento: são substituídos os métodos empíricos por procedimentos científicos.

Princípio de preparo dos trabalhadores: Selecionar os operários de acordo com suas aptidões e então prepara-los e treina-los para produzirem mais e melhor.

Princípio de controle: controlar o desenvolvimento do trabalho para se certificar de que está sendo realizado de acordo com a metodologia estabelecida e dentro da meta.

Princípio da execução: distribuir as atribuições e responsabilidades para que o trabalho seja o mais disciplinado possível.

Principio da Exceção: é a separação das tarefas, os operários ficam apenas com a parte da execução e a gerencia com o planejamento.

A forma como encontraram de incentivar os operários para aderirem esses métodos foram com planos de incentivos salariais e prêmios.

CONCLUSÃO SOBRE TAYLOR

De inicio sua preocupação era tentar eliminar os movimentos inúteis assim fazendo com que os operários passassem a produzir mais e consequentemente gerando mais lucro a empresa, mas como no inicio não ocorreu uma boa aceitação por parte dos operários, Taylor então criou gratificações por produção o que incentivava o operário a produzir mais.

Só que Taylor percebeu que não adiantava racionalizar o trabalho do operário se o supervisor, o chefe, o gerente, o diretor continuavam a trabalhar dentro do mesmo empirismo anterior.

Contudo a Administração Científica tinha diversos defeitos dentre eles:

Operários vistos apenas como instrumento de produção que acabou robotizando eles. O trabalho era tão fragmentado que os operários perdiam a noção de sua finalidade já que nenhum via o processo todo apenas a sua função a qual foi encarregado. Exploração de trabalhadores causando esgotamento físico e mental já que os movimentos eram tão repetitivos que chegava causar doenças nos operários. Os operários se tornaram alienados já que foi ensinado a eles a apenas a receber ordens e executa-las o que acabou desestimulado o operário a pensar por si próprio e ter ideias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (132.5 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com