TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da administração clássica- Princípios gerais na atualidade.

Por:   •  18/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.079 Palavras (5 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 5

Teoria da administração clássica- Princípios gerais na atualidade.

Resumo:


Foi idealizada por Henri Fayol. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência. Sofreu críticas como a manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade.
Fayol
defendia princípios semelhantes na Europa, baseado em sua experiência na alta administração, os seguidores da administração científica deixou de ignorar suas ideias quando foi publicada nos Estados Unidos.
O atraso na difusão generalizada das ideias de Fayol fez com que grandes contribuintes do pensamento administrativo desconhecessem seus princípios.


Abstract:


It was designed by Henri Fayol. It is characterized by an emphasis on organizational structure, the economic man of vision and the search for maximum efficiency. It has been criticized as the manipulation of workers through the material and salary incentives and excessive control unit and responsibility.
Fayol advocated similar principles in Europe, based on his experience in senior management, the followers of scientific management ceased to ignore your ideas when it was published in the United States.

The delay in the widespread diffusion of Fayol's ideas made ​​major contributors of management thought unaware of its principles.



Introdução:

O artigo refere-se ao estudo da teoria clássica da administração, que idealizada por Henri Fayol.
Fayol acreditava que anteriormente os administradores nasciam prontos que não precisavam estudar que já nasciam prontos, porém Fayol insistia que a administração era uma habilidade como qualquer outra a qual poderia ser ensinada aprendendo o básico.
No entanto os seguidores da administração só deram crédito à obra quando foi publicado nos Estados Unidos.
Henri Fayol engenheiro educado na França foi o maior teórico da perspectiva clássica introduziu as funções da administração aceitas e aplicadas atualmente no mundo e escreveu os princípios gerais da administração , no assunto em questão, nos deparamos com a origem da abordagem clássica da administração, que remontam as consequências da revolução industrial, e se resume em dois importantes fatos:

- o crescimento acelerado e desorganizado das empresas.

- a necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações.
Buscaremos a forma correta de aplicar os princípios de Fayol da administração moderna.

Funções administrativas:

Como o conceito sobre a administração ainda era precária na época, eles não tinham muitas informações em relação à administração.
Para suprir essa necessidade Fayol criou sua própria teoria, e essa teoria dividia a empresa em seis atividades seriam elas:
- Técnicas
- Comercias
- Financeiras
- Segurança
- Contábeis
- Administrativa.


Para Fayol a administração é a mais importante de todas, para ele a administração está presente em todo o lugar, negócios, família, empresas e etc..
A administração é composta por componentes são eles:


Planejamento: É a área que tem que tomar as decisões sobre os objetivos da empresa que ela visa no futuro. Ele estabelece os objetivos e metas da organização.


Organização: E o instrumento de operacionalização do planejamento, e ela que possibilita a transformação dos planos em objetivos concretos.


Comando: É a condução da empresa para atingir seus objetivos. Essa função de comandar está ligada diretamente à autoridade, a autoridade tem que conduzir os funcionários a fazer o certo para chegar no objetivo final.


Coordenação: É a união de todas as atividades e esforços para alcançar os objetivos traçados, nada daria certo se não houvesse a coordenação.


Controle: É quando verificamos se os procedimentos estão de acordo com as regras e os princípios da empresa.  Quando temos que verificar se as atitudes tomadas são as que a empresa espera.
Fayol disse que com esses métodos usados adequadamente os bons resultados seriam apenas consequência.

Os princípios gerais da administração de Fayol:

foi idealizada por Henri Fayol. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão econômica e pela busca da maior eficiência.

O atraso da difusão generalizadas das ideias de Fayol fez com que grandes contribuintes do pensamento administrativo desconhecessem seus princípios Fayol relacionou 14 princípios básicos.

1- Divisão do trabalho - Especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, assim, favorecendo a eficiência da produção aumentando a produtividade.

2- Autoridade e responsabilidade - Autoridade é o direito dos superiores darem ordens que teoricamente serão obedecidas. Responsabilidade é a contrapartida da autoridade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (99.7 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com