TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Administrativas Na Atualidade

Trabalho Escolar: Teorias Administrativas Na Atualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  1.849 Palavras (8 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 8

Respostas às questões propostas:

Questão 1

Resposta:

As organizações burocráticas seguem a lógica estatal, isto é, comandadas pelo Estado, que tem a obrigação de zelar pela ordem da sociedade. É uma estrutura organizativa caracterizada por regras e procedimentos explícitos e regularizados, divisão de responsabilidades e especialização do trabalho, hierarquia e relações impessoais. Uma organização flexível é a mesma coisa de uma organização simples, as duas tem um líder centralizado, mas as organizações burocráticas são mais rígidas tendo um padrão mais dividido em setores e regras, já as organizações simples são mais leves, menos rígidas poucos setores divididos. As empresas como a IBM são transnacionais, obedecem apenas a lógica do capitalismo, não tem vínculos com o país que estão instaladas e tem uma alta mobilidade justamente por esses motivos, estão em busca de custos baixos e leis pouco rígidas.

Questão 2

Resposta:

Os líderes da Google querem que seus empregados pensem em voz alta e tenham discussões abertas sobre seus objetivos e como atingi-los. A estrutura promove a transparência, pois seus funcionários conseguem ver e contribuir para a função de liderança. Os métodos da Google atraem talentos pois ela acredita que é possível liderar usando uma visão compartilhada por todos enquanto muitas empresas usam de umcontrole burocrático e linear, a Google permite que seus empregados terminem e mantenham seus próprios padrões. Este tipo de política aberta se traduz em uma estrutura corporativa única, que inspira boas vontades e orientação. A Google é um site mais empresarial pois dispõem ferramentas de buscas, de localização e de finanças, como o pagamento via internet, uma dessas ferramentas dispõe de poder comprar pela internet. O facebook é uma empresa para contatos com outras pessoas, diversão, divulgação e social, pois é uma rede onde amigos se comunicam, divulgar o que fazem. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos de gestão diferentes. De certo modo todas as teorias administrativas são aplicáveis as situações atuais e o administrador precisa conhecê-las bem para ter a sua disposição um naipe de alternativas adequadas para a situação.

A organização dessas duas empresas tem um modelo de inovação da gestão, aonde querem que seus funcionários tenham opinião ativa dentro da empresa, eles mesmos se encarregam em escolher a liderança interna, horários flexíveis entre outros. Esse tipo de política aberta se traduz em uma estrutura corporativa única. A estrutura promove a transparência. Esse modelo de gestão inovadores do século XXI exige que seja criado um ambiente dentro da empresa que promova e incentive o uso da criatividade dos funcionários e estimulando-os a experimentar suas idéias. Estamos falando de clima e cultura organizacional e de motivação dos funcionários.

Questão 3

Resposta:

Nos itens "a" "b" e "c" são usados recursos argumentativos de prova concreta:

a) Citação de dados estatísticos (percentuais).

Citação de voz de autoridade - autor, pesquisador, órgão e empresa.

b) Citação de dados estatísticos (percentuais).

Citação de voz de autoridade – autor, pesquisador, órgão e empresa.

c) Citação de dados estatísticos (percentuais).

Citação de voz de autoridade – autor, pesquisador, órgão e empresa;

Nos itens "d" e "e" sao usados recursos argumentativos de autoridade:

d) Citação de voz de autoridade (autor, pesquisador, órgão e empresa)

Uso de discurso direto – uso de aspas.

e) Citação de dados estatísticos (percentuais)

Citação de voz de autoridade – autor, pesquisador, órgão e empresa.

Uso de discurso direto – uso de aspas.

A diferenca é que a prova concreta aponta estatísticas e o de autoridade foi dito por alguem especialista no assunto abordado.

Questão 4

Resposta:

Obviamente que abrir mão da segurança de um emprego formal, ainda que não tão estável e optando por esta modalidade de carreira o profissional terá suas vantagens. São muitos os benefícios associados, e aqui destaco alguns:

1. Ser seu próprio chefe – Não ter que bater cartão é o sonho almejado por muitos. Não ter que se submeter a uma relação hierarquizada é uma das principais vantagens visualizadas pelo profissional que avalia a possibilidade de se tornar um freelancer. Não ter que prestar contas e dar satisfação de tudo que faz é o que há de mais tentador neste tipo de carreira.

2. Flexibilidade de horário – Muito se engana quem acha que ser freelancer é trabalhar menos ou ter mais tempo livre. Muitas vezes, é quando mais se trabalha para dar conta de todos os trabalhos num bom padrão de qualidade e no prazo. E isso implica, não raro, em trabalhar em horários nunca antes trabalhados quando vinculado formalmente a uma empresa. Saber fazer a gestão do próprio tempo é um dos grandes desafios desse profissional. Se o seu tempo não for muito bem planejado, isso que seria uma vantagem, passa a desvantagem num piscar de olhos e o que seria o melhor dos mundos, vira um caos.

3. Decidir quanto quer ganhar – O profissional que reconhece em si um grande potencial e se percebe pouco valorizado num emprego formal, vê, como freelancer a possibilidade de receber pelo que vale. Assim, tem a liberdade de formar seu preço e oferecer para o mercado um serviço justamente remunerado. Porém, vale ressaltar que se não estiver alinhado com o que tem sito praticado no mercado, poderá perder espaço e ter dificuldade de alavancar novos trabalhos. E fique atento, o freelancer recebe pelo que trabalha, na proporção direta do que produz. Nada de corpo mole se quiser resultados cada vez mais rentáveis.

4. Fazer o que ama – Logicamente ninguém se porá a trabalhar livremente naquilo que não gosta. Ao trabalhar por conta própria o profissional poderá optar por aquilo com que tem maior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com