TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DAS TEORIAS DA APRENDIZAGEM PARA ATUAÇÃO DOCENTE NA ATUALIDADE

Por:   •  25/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2][pic 3]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB

 SECRETARIA DE APOIO ÀS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS – SATE

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

EduAÇÃO 02 – A IMPORTÂNCIA DAS TEORIAS DA APRENDIZAGEM PARA ATUAÇÃO DOCENTE NA ATUALIDADE

        

ANTÔNIO DANILO LACERDA DA SILVA

Tauá

2017

A IMPORTÂNCIA DAS TEORIAS DA APRENDIZAGEM PARA ATUAÇÃO DOCENTE NA ATUALIDADE

        É comum nos deparamos com situações em que alguns professores apontam o estudo das teorias da aprendizagem de Piaget, Vygotsky, Kolb e Gardner como desnecessários ou mesmo como perda de tempo por serem estudos desenvolvidos há bastante tempo, julgando não atender as necessidades educacionais que a realidade nos cobra.         

        Nesse cenário, se faz importante dialogar acerca das contribuições das teorias da aprendizagem a fim de relacionar a aplicação dessas pesquisas na sala de aula, que mesmo estando em constantes mudanças com o surgimento de novas demandas e desafios, esses conceitos e reflexões continuam atuais, uma vez que são ferramentas usuais para superar problemas como, por exemplo, a dificuldade de assimilar, compreender e aprender dos alunos.

        Piaget destaca em sua teoria a construção do conhecimento a partir da ação do indivíduo no meio em que vive, chamada de construtivismo. Enquanto que Vygotsky defende a interação entre o sujeito, sociedade e cultura como elemento fundamental na aprendizagem.

        Nesse sentido, o professor que compreende esses significados deverá ter uma visão mais profunda sobre o ensinar. Ao conhecer os estágios de aprendizagem, o educador interfere menos, já que passará a respeitar a fases em que o aluno se encontra, possibilitando ações pedagogicamente mais estruturadas e com isso com melhores resultados. O erro do aluno não é visto como um fracasso, mas sim como forma de construção coletiva do conhecimento. Além disso, as percepções da teoria de Vygotsky fundamenta o trabalho do professor a partir da realização de atividades em grupo, resolução de desafios e a observação do cotidiano como base para entender e aprender o mundo.

Já o estudo das pesquisas de Kolb permite o entendimento que a necessidade de um trabalho pedagógico baseado nas quatro diferentes habilidades possibilita a aprendizagem de forma eficaz. É a partir dessas quatro habilidades que o educador pode oportunizar atividades como plantar o feijão no algodão, regar, observar seu crescimento e construir um conceito ou significação dessas ações.

Da mesma forma é a importância da percepção a respeito das múltiplas inteligências de Gardner. A perspectiva de múltiplas inteligências tem importantes contribuições para o campo da Educação, na medida em que pode ajudar os docentes a trabalhar de modo dinâmico com os alunos, buscando não apenas ensinar-lhes conteúdos, mas modificar o modo como eles pensam (GARDNER, 2006 apud NUNES, 2015).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (173.3 Kb)   docx (77.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com