TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria de Gestalt

Por:   •  8/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.941 Palavras (8 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ

Jeferson Michel Prezotto

Vitória Orgal dos Santos Costa

5º semestre A – Administração





QUESTÕES SOBRE O FILME “PONTO DE VISTA” E A APOSTILA 8 “TEORIA DE CAMPO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL”




Taubaté – SP

1.Qual o ponto de partida da Gestalt? Explique as cinco leis da organização da teoria.

O ponto de partida da teoria de Gestalt é o estudo da percepção, que vem da intervenção de sujeito e objetivo. As leis da organização da teoria são:

  • Lei da Proximidade: o individuo tem uma tendência maior de percepção quando o objeto está próximo dele. Como exemplo dessa lei temos a experiência com um chimpanzé na gaiola com um cacho de banana pendurado e um caixote junto com ele. O chimpanzé sempre tentava alcançar a banana subindo no caixote, porém a atura não permitia, foi colocado em sua jaula, em seu campo do de visão uma vara de madeira, ele percebeu que se utilizasse a vara para mexer na banana e subindo no caixote, conseguiria alcançar o cacho. O ato da percepção que se utilizar a vara para alcançar seu objeto se encaixa na lei da proximidade.
  • Lei do fechamento: se aplica na aprendizagem, sendo uma situação agradável ou não, influenciando na compreensão. Como exemplo, em uma aula de química onde os alunos precisam decorar os elementos da tabela periódica, o professor utiliza de música (criam músicas com palavras que iniciam e que estejam na ordem da tabela periódica) auxiliando na memorização dos elementos. Criando assim uma associação da matéria estuda com a música, auxiliando uma melhor maneira de estudo.
  • Lei da boa continuação: a aprendizagem tem uma continuação quando já se há uma estruturação para isso, o individuo já tem um conhecimento um determinado assunto. Por exemplo: um estudante de administração possui uma maior familiaridade de aprendizagem em uma matéria de recursos humanos (que está na área de humanas – área administrativa), do que em matérias relacionadas a nutrição ( humanas- saúde).
  • Lei do caráter de participação: um objeto/individuo passa por uma constante mudança ao longo de sua existência de acordo com o ambiente, tem suas opiniões e valores mudados, porém nunca perdem sua essência e nunca deixa de ser quem realmente é, pois suas características não são fixas.
  • Lei da Similaridade ou da igualdade: a percepção é mais intensa quando a similaridade é mais visível, com características físicas e comuns, como: cor, forma, tamanho, entre outros.

2.Qual critica que a Gestalt faz ao behaviorismo? Qual a importância da percepção do estimulo para a compreensão do comportamento humano, na teoria de Gestalt?

Para o behaviorismo o comportamento é influenciado pelo ambiente em que está inserido através do estimulo e resposta, enquanto para Gestalt o comportamento é efetivado através de processo físico e fisiológico, sendo um processo interno, não sofrendo influencias do ambiente. Diante de uma situação a percepção é importante, pois através dela é possível o direcionamento do comportamento humano, seja para evitar um resultado ou para alcançar um objetivo.

3.Que é campo psicológico ou espaço vital?

O campo psicológico ou espaço vital são praticamente a mesma coisa, é o relacionamento do individuo com o ambiente. O campo psicológico é o relacionamento do individuo com ele mesmo (seus valores, pensamentos e sai maneira de agir relacionados à decisões que importe somente à ele, sem se preocupar com o que a sociedade-ambiente sente em relação a ele). O espaço vital é o relacionamento do individuo com o ambiente, por mais que se viva em sociedade e um ambiente diferenciado individuo não deixa de ser quem ele é, continua com seus valores e desejos, porém suas atitudes e mudanças são influenciadas pelo ambiente.

4. De acordo com o comportamento dos indivíduos observados no filme “Ponto de Vista”, fundamente tendo como base a teoria da Gestalt. Identifique as dificuldades encontradas na aplicação desta teoria. Identifique as conclusões de sua observação sobre o comportamento do indivíduo, procurando caracterizá-lo de acordo com a teoria de campo, se possível.

Na teoria de Gestalt, a percepção é essencial. Mas, para ter uma análise e uma noção completa de um acontecimento, é necessário visualizar o todo. Ao ver apenas as partes do fato, não é possível concluir o que estava acontecendo verdadeiramente, pois só é percebido o que aparentemente estava ocorrendo, onde a verdade por trás das “aparências” pode ser completamente diferente. E, além disso, cada indivíduo enxerga uma situação baseada em influência de suas experiências, modo de vida, personalidade e ideias.

O filme é centrado em mostrar, através de vários pontos de vista, o que realmente aconteceu durante a tentativa de assassinato contra o presidente dos Estados Unidos, voltando no tempo várias vezes e revelando o que cada personagem fazia durante um momento específico. Porém, em cada replay que era dado na história, uma nova informação surgia, mas não tinha como tirar uma conclusão da realidade como um todo, mostrando a dificuldade de se estudar apenas um único indivíduo, pois deste modo, é impossível haver uma finalização. A história só é solucionada e condensada no desfecho, juntando todas as partes e relatando a verdade.

A teoria de campo defende que o comportamento humano é dependente do fator: é derivado da totalidade dos fatos coexistentes; e esses fatos e eventos apresentam um campo dinâmico de forças, nos quais têm uma inter-relação com os demais, influenciando e sendo influenciado por eles. No filme, cada personagem possui suas perspectivas para encontrar uma resolução tanto para desvendar o culpado pelo crime quanto para compreendermos o que é forte ao ponto de unir tantas pessoas desconhecidas entre si num mesmo acontecimento.

5. Explique o significado de ecologia psicológica e sua importância para compreender, explicar e mudar comportamentos na organização.

Os fatos físicos e sociais não integram o campo psicológico ou espaço vital do indivíduo, pois são fatos não psicológicos. Para a ecologia psicológica, certas partes destes fatos afetam o estado do espaço vital em determinado momento. Ou seja, é a identificação da parte do mundo físico ou social que irá dizer em dado período a zona de fronteira do espaço vital. Ex.: Percepção é determinada pelos estímulos físicos que afetam os órgãos sensoriais naquele momento; E as condições físicas e sociais influenciam a execução de uma ação do indivíduo, devido a fatores como cultura, clima e condições políticas, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (133.4 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com