TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria geral da administração 1

Por:   •  30/11/2015  •  Artigo  •  4.488 Palavras (18 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 18

Teoria Geral da Administração – I

Disciplina de TGA – I

Programa de Atendimento Especial - PAE,

Curso de Graduação em Administração de Empresas da Faculdade INESP.

LUCILENE DE OLIVEIRA DA SILVIA FAUSTINO

JACAREÍ – SP

2015

LUCILENE DE OLIVEIRA DA SILVIA FAUSTINO


 

Pesquisa Dirigida apresentada à Faculdade INESP, como parte dos requisitos da matéria Teoria Geral da Administração - I, ministrada no curso de Administração de Empresas.

Orientador:

JACAREÍ – SP

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

TAREFA 1        

TAREFA 2        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        

ANEXO A        

ANEXO B        


INTRODUÇÃO

Chiavenato (2003) argumenta que a administração é uma ciência fundamentada em um conjunto de normas e funções elaboradas para disciplinar elementos de produção. Ela estuda os empreendimentos humanos com o objetivo de alcançar um resultado eficaz e também retorno financeiro de forma sustentável e com responsabilidade social, ou seja, é impossível falar em Administração sem falar em suas funções e com o passar dos tempos à administração foi ganhando vários tipos de conceitos e teorias, em que se destacam Planejar, Organizar, Controlar e Direcionar, elementos chaves para a eficácia administrativa e alcance de objetivos.

As funções básicas da empresa são: produção, fabricação, transformação; compra; venda; troca; procura e gerência de capital; proteção de bens; estoque, balanço; estatística; previsão; organização; direção; coordenação e controle. Sendo assim pode-se considerar que a ênfase se dá na estrutura organizacional, através da visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência.  Neste aspecto a matemática se torna relevante.

Pode-se considerar que o desenvolvimento tecnológico para o enfrentamento dos desafios de um mundo globalizado, altamente competitivo e em constante mudança depende da aplicação da matemática avançada na solução de problemas da rotina das organizações. Aliada para a tecnologia da informação o cálculo da equação de 2º grau, derivadas e integrais se mostram essenciais para solução de problemas administrativos envolvendo cálculos.

TAREFA 1

1. Leia os textos indicados na sessão recursos e faça um texto sobre a importância da matemática para o administrador e suas aplicações no cotidiano profissional. 2. Assista aos vídeos indicados na sessão recursos.

Conforme Chiavenato (2003) e Youtube (2013), uma das aplicações relevantes da matemática na empresa é em pesquisa operacional (PO), um ramo interdisciplinar da matemática aplicada e ciência formal que faz uso de métodos como a modelagem matemática, estatísticas e algoritmos para alcançar as melhores soluções ótimas ou próximas a situações complexas. Costuma-se estar preocupado com a otimização dos valores máximos (por exemplo, o lucro, o desempenho da linha de montagem, banda larga, etc) ou mínimos (por exemplo, perda, risco, custo, etc) de alguma função objetivo. Pesquisa Operacional auxilia a administração a cumprir os seus objetivos, utilizando métodos científicos.

Os objetivos da PO incluem: tomada de decisão e melhoria de sua qualidade, identificar soluções ótimas, integração de sistemas, melhorar a objetividade das análises, minimizar os custos e maximizar os lucros, aumentar a produtividade e causar liderança de mercado e competitividade.

“A Matemática financeira trata do estudo do valor do dinheiro ao longo do tempo. Seu objetivo é efetuar análises e comparações da movimentação de dinheiro em tempos diferentes” (CHIAVENATO, 2003, p. 245).

Para Chiavenato (2003) e Youtube (2013), a matemática financeira, que envolve capital x juros, é uma ferramenta importante na avaliação de possibilidades de investimentos ou financiamentos. O ponto principal é causar simplificação na operação financeira, que se resume a um fluxo de caixa, por meio de cálculos matemáticos. O regime de juros pode ser simples ou composto.

No estudo de mercado, usa-se estatística para definir clientes potenciais, participação desejada no mercado, análise da concorrência, dentre outros.

No plano de vendas, há determinação de cotas e potencial de vendas, controle de vendas, volume de vendas, dentre outros. Nas promoções, usa-se a Matemática para controle de vendas diárias, timing da promoção, lucratividade, descontos concedidos, custo, volume de vendas esperado, estoque de material promocional, dentre outros.

Os relatórios contábeis de obrigatoriedade legal são também denominados demonstrações contábeis, de modo que a fim de exercício social anual, os profissionais da Contabilidade elaborarão baseados na escrituração contábil da empresa, demonstrações contábeis tais como: Balanço Patrimonial; Demonstração do Resultado do Exercício; Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido; Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos etc.

Com base em Youtube (2013), (2003), o gestor financeiro complementando as diversas ferramentas para uma melhor avaliação da situação financeira da empresa pode utilizar-se da matemática avançada para uma melhor administração dos fluxos de caixa, dos índices de liquidez, que apontam a capacidade de pagamento da empresa e a relação capital próprio e de terceiros.

A matemática está presente no dia a dia das organizações, seja para execução de contas simples de números reais, seja para cálculo que envolve razão, porcentagem, regra de três entre outros. A gestão organizacional precisa da matemática, seja para trabalhar despesas, consumo, tempo, produtividade, preço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.5 Kb)   pdf (602.1 Kb)   docx (170.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com