TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria geral da administração

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.758 Palavras (12 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 12

A ESCOLA: uma organização específica

1.ª a proximação ao conceito de escola:

“organização específica de educação formal” (Formosinho, 1986).

Outras definições  

“Sistema social complexo, multivariado e interdependente, cuja dinâmica depende não só das aptidões, valores, atitudes, necessidades e expectativas dos seus membros, dos processos sociais internos e externos, mas também das mudanças culturais e técnicas do seu contexto.” (Mateu, 1979, cit. Alves, 2003: 11). “Conjunto coletivo com limites relativamente fixos e identificáveis, possuindo uma ordenação normativa um sistema de autoridade hierárquica um sistema de comunicação e uma coordenação normativa, um sistema de autoridade hierárquica, um sistema de comunicação e uma coordenação dos seus membros. Este conjunto coletivo funciona numa base relativamente contínua num determinado contexto e dedica-se a ações e atividades que normalmente tendem para uma meta final ou objetivo, ou série de metas ou objetivos.” (Weinert, 1987, cit. Alves, 2003: 11).

Elementos fundamentais na caracterização de uma Organização:

1. Existência de indivíduos e grupos inter-relacionados .

2. Orientação para consecução de objetivos.

3. Diferenciação de funções.

4. Coordenação racional intencionada.

5. Continuidade ao longo do tempo.

Quando dizemos que a Escola é uma “organização específica”, distinta das demais organizações, queremos significar que a realidade e é socialmente construída por uma multiplicidade de actores com formação, percursos e perspectivas educativas diferentes; que o trabalho da organização, ao visar a educação de adolescentes e jovens, torna singular os processos e os produtos.

Introdução geral

A Administração é um processo dinâmico, que consiste em tomar decisões sobre os objetivos estabelecidos e de acordo com eles.

Todos os setores da vida são submetidos a processos administrativos.

Não existe um único modelo de administração.

Posicionamento da Administração Escolar face à Administração Geral

Perspectiva 1  ( adm geral ) , (adm escolar )

Perspectiva 2 ( adm geral, adm escolar )

Perspectiva 2

Os fatores históricos, sociais, políticos, religiosos e científicos determinam as linhas de ação de uma época.

Segundo a Perspectiva 2, a Administração é uma ciência, mas a Adm. sua prática é uma arte.

Visão Holística no seu Tempo

Não existe Educação fora da realidade e não existe Administração Escolar fora de um contexto.

“A Teoria Geral da Administração não visa formar o profissional prático que sai da escola pronto e acabado para executar tarefas, quaisquer que sejam as situações ou circunstâncias que o envolvam. Pelo contrário, a TGA procura ensinar o futuro profissional a pensar e, sobretudo, a raciocinar a partir de uma bagagem de conceitos e idéias que traz como ferramentas de trabalho. Aliás, o que diferencia o administrador de um simples executor de tarefas é o fato de que enquanto o segundo sabe executar executar as coisas que aprendeu aprendeu mecanicamente mecanicamente (como desenhar organogramas organogramas, compor orçamentos, etc.), de maneira prática, concreta e imediatista, o primeiro sabe analisar e resolver situações problemáticas, variadas e complexas, pois aprendeu a pensar, a raciocinar, a avaliar e a ponderar em termos abstratos, conceituais e teóricos. Enquanto o segundo [executor de tarefas] é um mero agente de execução e de cooperação, que segue ordens superiores, o primeiro [o administrador] é um agente de mudanças e de inovação, pois adquire habilidade de perceber e diagnosticar situações que o segundo sequer imagina existirem. Quanto maior a mudança e a instabilidade, maior a necessidade de habilidades conceituais para proporcionar a inovação dentro das organizações.” (Chiavenato (Chiavenato, 2001: Prefácio) Prefácio).

Teorias da Administração Geral

A Abordagem Clássica da Administração:

Taylor e a Administração Científica.

Ford e a Produção em Massa.

A Escola Clássica de Fayol.

Também conhecida por Escola Clássica da Administração, a Abordagem Clássica da Administração contempla, no mínimo, as idéias de Taylor, Fayol e Ford.

Taylor e a Administração Científica (Taylorismo)

Frederick Winslow Tay ( lor1856-1915) –  participante, criador e defensor do Movimento da Administração Científica.

1º Momento: (“piece-rate system)

Resolver os problemas dos salários

O sistema da época (1880) remunerava de forma fixa e o trabalhador (operário) não aumentava a produção e a produtividade, porque acreditava que assim procedendo estaria enriquecendo somente os patrões.

Estudo: saber quanto tempo um homem esforçando-se ao máximo demorava para realizar uma tarefa. Perante isso, perante estabelecido um pagamento por peça para assegurar ao trabalhador a remuneração razoável. Era a velocidade máxima do trabalho feito com salários compatíveis, que depois ficou conhecido como “estudo sistemático e científico do tempo” sistemático e científico do tempo” – a base da administração científica a base da administração científica.

Passou-se a definir o tempo padrão, os incentivos, os sistemas de tarefas e o controle do processo de produção. Esta integração pressupunha a EFICIÊNCIA que não existia anteriormente.

2º Momento: (“Shop management”)

Aprimoramento dos métodos de trabalho:

Objetivava pagar salários altos, mas ter baixo custo de produção.

A administração pesquisava para saber qual a melhor via de execução de uma tarefa (“one best way”).

Havia treino (formação) e os mais bem preparados recebiam incentivos.

Ambiente psicológico favorável (trabalhadores vs. administradores).

Cooperação

Divisão do trabalho (tarefas)

Taylor imagina que com a administração científica o trabalhador teria ganhos materiais maior Taylor imagina que com a administração científica o trabalhador teria ganhos materiais, maior eficiência e estímulos e seria possível atenuar a dicotomia de interesses diferentes entre patrões e empregados.

3º Momento: (“etapa da administração científica”)

Planeamento

Os trabalhadores e os supervisores imediatos deveriam estar preocupados com a produção

Toda a “atividade cerebral” (a administração, o management) deveria estar centralizada no departamento de planeamento centralizada no departamento de planeamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (181.6 Kb)   docx (27.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com