TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria geral da administração

Por:   •  14/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.901 Palavras (8 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]            [pic 2]

Faculdades Faisa

Yusk Dantas de Oliveira

Teoria burocrática

 Relatório sobre a teoria burocrática

Caicó

2015


Yusk Dantas de Oliveira

Curso: Administração

Teoria Burocrática

Trabalho apresentado ao Professor Alcilene

Dantas dos Santos Costa da disciplina

                         Teoria Geral da Administração como requisito

parcial para obtenção de média.

Caicó

2015

Objetivos

O presente trabalho tem por objetivo geral ampliar e enfatizar o conhecimento sobre o uso da teoria burocrática na administração de empresas. Abordando as principais características e a forma como deve ser empregada para que se obtenha sucesso.

E como objetivo específico aprender de forma efetiva a diagnosticar as causas básicas dos problemas encontrados na gestão de empresas ao longo da historia.


METODOLOGIA

O trabalho prossegue a partir de uma pesquisa bibliográfica sobre a história da teoria burocrática de forma a entender todas as suas características, ampliando a visão para suas vantagens e os principais erros ocorridos na historia da administração ocasionado pelo fator humano. Para tal pesquisa foram utilizados alguns livros virtuais e alguns artigos retirados da internet. Com tais livros e alguns conhecimentos obtidos previamente em sala de aula, foi sendo desenvolvido este trabalho de maneira gradual para a concretização do mesmo entre as datas de 25 de julho e 10 de agosto.


Sumario

  1. Introdução..................................................................................... 06
  2. Desenvolvimento.......................................................................... 07
  1. Características das organizações burocráticas........................ 08
  2. Categorias e modelos organizacionais...................................... 09
  3. Vantagens da burocracia............................................................. 09
  4. Disfunções da burocracia............................................................ 10
  1. Conclusão...................................................................................... 11
  2. Referencia Bibliográfica............................................................... 12

Introdução

Atualmente quando ouvimos falar na palavra burocracia, logo nos vem à mente lentidão e outros termos negativos. Isso ocorre pelo fato de ser usado de forma generalizada pela população para indicar o grande numero de regras, regulamentos que dificultam e tornam ineficazes os processos dentro das empresas. Mas essa palavra era vista de outra forma no inicio da historia.

Logo no inicio o termo burocracia foi utilizado para mostrar a forma como se admistrava o estado. Os funcionários públicos eram responsáveis por diversos assuntos de interesse coletivo, e por esse motivo havia necessidade da existência de regras que estipulassem de que forma estes poderiam atuar.

Algum tempo depois em meados do século 20, o termo burocracia surgia novamente, mas de uma forma diferente, desta vez para criticar a forma inflexível do modelo de governo que oprimia a democracia de base. É importante ressaltar que os esquerdistas viam o avanço da burocratização como um obstáculo para a participação democrática popular.

Apesar da visão errônea da sociedade sobre a burocracia esta veio para tornar os processos mais ágeis e eficientes.

Segundo Chiavenato “A burocracia é uma forma

 de organização humana que se baseia na racionalidade,

 isto é, na adequação dos meios aos objetivos

(fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima

eficiência possível no alcance desses objetivos.”

A burocracia era encontrada em todos os tipos de organizações, quer sejam elas politicas, religiosas, etc. O maior obstáculo para a burocracia é não ser flexível e inovadora, pois estas qualidades se tornaram essenciais, pois estamos sujeitos a intensas mudanças e situações por diversas vezes instáveis, em que estas qualidades são requisitadas.

Neste trabalho irei mostrar de uma forma bem sucinta a teoria burocrática segundo Max Weber, ressaltando também a importância desta para o modelo administrativo que atualmente usamos nas organizações.

Desenvolvimento

Na década de 1940, surgiu a necessidade de se criar uma teoria mais séria que fosse mais abrangente e orientasse o administrador sobre outro angulo. Isso ocorreu devido às muitas falhas das teorias clássica e das relações humanas que não compreendiam todos os aspectos necessários dentro de uma organização.

Naquele momento as indústrias estavam a todo vapor o que levou diversos estudiosos a buscarem uma solução, dentre eles o economista alemão Max Weber, o qual o trabalho se tornou referencia para diversos estudiosos ao longo dos anos.

Ele acreditava que as pessoas orientavam suas atitudes pelas regras coletivas e legitimas, Ou seja, as organizações formais seguem as regras que as pessoas consideram relevantes aos objetivos a serem alcançados.

Naquela época se fazia necessário um modelo de administração que compreendesse todos os fatores envolvidos, assim como o comportamento das pessoas. Esse modelo deveria poder ser aplicado a todos os tipos de organizações.

Foi nesse momento que se começou a utilizar nas empresas o modelo burocrático sugerido por Max Weber, o qual dizia que qualquer grupo ou sociedade que é regido por regras consideradas racionais é considerado burocracia.

“A organização é uma estrutura sistêmica, um grupo organizado e estável de meios adequados a fins." (Max Weber)

Weber ressaltou, no entanto que não são todos os grupos que podem ser considerados organizações, pois estes se dividem em dois grupos:

  • Grupos Primários ou Informais: este grupo é formado por relações pessoais, já que as pessoas entram ou saem de forma voluntaria. Ele compreende as relações de amizade, familiar.
  • Grupos Secundários ou Formais: nesse grupo existe uma relação profissional já que estes são regidos por regras claras, que os mostra quais são suas obrigações e seus direitos.  Esse grupo compreende as organizações e nele existe uma divisão do trabalho, se estipulam objetivos.

Estes dois grupos possuem características existentes nas organizações, mas os grupos primários não são vistos como organizações de forma permanente já que estas podem acabar com o tempo por se basearem nos relacionamentos desenvolvidos naturalmente.

Em vista que nas organizações formais as relações são organizadas de forma a alcançar um objetivo de forma mais eficiente e ágil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (167.9 Kb)   docx (206.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com