TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria geral da administração

Por:   •  29/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.942 Palavras (8 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANAHANGUERA – UNIDERP

ADMINISTRAÇÃO

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

PARTICIPANTES:

JAÍLA BRUNA NASCIMENTO / RA: 7986697485

MARIA JAQUELINE PINTO / RA: 7562649740

VALQUÍRIA IANA ARAÚJO / RA: 442677

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

TUTORA A DISTÂNCIA:

PROF. MÔNICA SATOLANI

ACARAÚ-CE,

SETEMBRO, 2013.

ADMINISTRAÇÃO COMO HABILIDADE HUMANA

Ênfases na tecnologia e no ambiente

RESUMO

Neste trabalho foram abordados desde o surgimento das Teorias da Administração como um evento social que acompanha a própria evolução humana, até o contexto das empresas: ambiente, tecnologia e estratégia. Foi possível também identificar os acontecimentos históricos que antecederam o surgimento das Teorias da Administração, a importância da revolução industrial dentro do contexto da teoria da administração e como se deu a influência dos acontecimentos sociais até os dias atuais. Associamos também como a Organização Militar influenciou o aparecimento das Teorias da Administração e como a Revolução Industrial criou o contexto perfeito para a aplicação das primeiras Teorias da Administração. Possibilitou ainda a identificação das teorias: da administração científica, teoria clássica, teoria da burocracia, teoria neoclássica, teoria das relações humanas, teoria comportamental e teoria da contingência.        Portanto, tal trabalho teve o propósito de mostrar a importância da Teoria Geral de Administração, abordando não só as teorias, como também seus principais teóricos e influências da época.

ABSTRACT


In this work were studied since the emergence of theories of management as a social event that accompanies human evolution itself, even in the business environment: environment, technology and strategy. It was also possible to identify historical events that preceded the emergence of theories of management, the importance of the industrial revolution in the context of management theory and how was the influence of social events up to the present day. Associate also like Military Organization influenced the emergence of theories of Directors and as the Industrial Revolution created the perfect backdrop for the application of the first theories of Directors. It also enabled the identification of theories: scientific management, classical theory, theory of bureaucracy, neoclassical theory, human relations theory, behavioral theory and contingency theory. Therefore, this study aimed to show the importance of the General Theory of Administration, addressing not only the theories, as well as its main theoretical and influences of the time.

  1. INTRODUÇÃO

Podemos entender um pouco de administração, também chamada de gerenciamento ou gestão de empresas como a ciência humana fundamentada em um conjunto de normas e funções elaboradas para disciplinar o elemento de produção. A administração estuda os empreendimentos humanos como objetivo de alcançar um resultado eficaz e retorno de forma sustentável e de responsabilidade social.

Para a administração, disciplina social, as premissas são bem mais importantes do que são os paradigmas para uma ciência natural, pois os paradigmas não exercem impacto sobre o universo natural, mais uma disciplina social, como a administração trata do comportamento de pessoas e instituições humanas. O universo social é sujeito a mudanças contínuas- significando que as premissas que eram válidas ontem podem tornar-se inválidas e enganosas.

Existe uma premissa defendida por vários teóricos da administração e pela maioria de seus praticantes, desde os primórdios da reflexão sobre organizações, que é dado como certo de que existe uma forma correta de administração. Esta é apenas uma das sete premissas subjacentes relativas à organização que estão desatualizados. Todas as premissas sobre pessoas em sua organização e sua administração se baseiam na premissa fundamentalmente erronia de que existe apenas uma maneira correta de administrar pessoas. Quando essas premissas foram formuladas (á 70 anos) elas se aproximavam suficientemente da realidade para ser considerada válida. Hoje em dia são todas insustentáveis.

  1. TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

No decorrer da história da humanidade sempre existiu alguma forma simples ou complexa de administrar as organizações. O desenvolvimento das ideias e teorias a respeito da Administração foram muito lento até o século XIX acelerando-se a partir do século XX.

  A Teoria da administração científica ou Taylorismo, é um sistema de organização industrial criado pelo engenheiro mecânico e economista norte americano Frederick Winslow Taylor (1856-1915), no final do século XIX.

O pensamento administrativo pode ser conceituado como um enfoque específico a um aspecto particular da administração, ou uma forma peculiar de estudá-la, e a organização desses pensamentos são formadores de teorias a serem estudadas pela teoria geral da administração. Podemos dizer que cada teoria administrativa procurou privilegiar e enfatizar uma variável, omitindo ou desprezando todas as demais. Para muitos pesquisadores e estudiosos como Garcia e Bronzo (2000) as teorias são propostas de acordo com os contextos históricos , em que estão inseridas,enfatizando os problemas mas importantes enfrentados na época em que foram fundamentados. Por outro lado Taylor enfatizava sempre um lado mais organizacional, onde acreditava que com planejamento, preparação dos trabalhadores, controle e a execução de suas tarefas podiam aumentar a produtividade. Entretanto a questões “A administração é uma ciência ou arte” tem sido bastante discutida em classes, além de serem  incluídas em livros de administração científica com respostas não muito convincente em relação a esse tema.

 A origem do surgimento da Teoria Humanística: a necessidade de humanizar e democratizar a administração; o desenvolvimento das ciências humanas; as ideias filosóficas de John Dewey e as ideias da psicologia de Kurt Lewin e a conclusões da experiência de Hawthorne. A abordagem humanística teve como princípios básicos: o nível de produção como resultante da integração social; o comportamento social do empregado; a formação de grupos informais; as relações interpessoais; a importância do conteúdo do cargo e a ênfase nos aspectos emocionais. Em 1950 foi criada a Teoria Estruturalista que visava integrar todas as teorias. Teve início com a Teoria da Burocracia de Max Weber, que se baseia na adequação dos meios aos fins, para que se alcance o máximo de eficiência. E por fim, surgiu a Teoria Neoclássica, da necessidade de utilizar conceitos válidos da Teoria Clássica, mas sem os exageros e distorções trazem novas teorias. Ela se misturou com outros conceitos válidos das outras teorias administrativas, trazendo como principais características: a ênfase na parte prática da Administração, a reafirmação relativa dos postulados clássicos, a ênfase nos primeiros clássicos de Administração, a ênfase nos resultados e objetivos e, sobretudo, a diversificação de ideias, por não seguir um sistema único, mas sim aproveitar a característica que cada abordagem tem de válida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (212.3 Kb)   docx (425.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com