TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria geral da administração - estruturas informais

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  766 Palavras (4 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 4

O problema discute como um ambiente liberal influencia nas atitudes dos funcionários, um ambiente liberal esta mais voltado para a estrutura informal, pois elas possibilitam essa liberdade maior para a interação entre os funcionários.

Antes de mais nada, precisamos entender que existem dois tipos de estruturas organizacionais, temos a formal e a informal.

A estrutura informal, segundo Oliveira (2014, p. 42) são as relações sociais e pessoais que não são formalmente estabelecidas pela empresa e que surgem espontaneamente.

Oliveira (2014) ainda afirma que normalmente as empresas tendem a tentar controlar essa estrutura informal, para tornar o trabalho do gestor mais simples, pois para os gestores, essa estrutura oferece resistência às ordens forais, porem logo eles percebem que é impossível de ser extinta e o único caminho é saber trabalhar com ela, também, segundo ele, é preciso entender que a autoridade dentro de um grupo informal sempre vai existir, sempre teremos um líder dentro dos grupos, então, a autoridade informal vem daqueles que fazem parte das equipes, de dentro das pessoas, ela apresenta mais um privilegio do que um direito, sendo assim, mais instável.

Para Oliveira (2014), é importante que os gerentes das empresas identifiquem esses lideres informais dos grupos e que trabalhem juntamente com eles, a fim de assegurar que essa liderança esteja acompanhando o objetivo da empresa, ao invés de ir contra.

Outro ponto que Oliveira (2014) fala, é que essa estrutura informal é um bom lugar para lideres formais surgirem, mas temos que lembrar que nem sempre um líder informal é um bom líder formal, pois ele pode acabar falhando ao lidar com responsabilidades, as quais, os lideres informais não lidam.

Oliveira (2014) ainda fala que as equipes informais, surgem e persistem para sanar necessidades dos funcionários, que são determinadas por eles mesmos, surgem também pelos interesses comuns dos participantes, surgem da interação e dos defeitos provenientes da estrutura formal, pelos períodos de lazeres e disputas de podes. Outra função dessas equipes é a comunicação, pois os funcionários tem necessidade de conversar, e a partir dai surgem novos canais de comunicação.

A respeito da estrutura informal, Oliveira (2014) fala que muitas vezes ela é considerada negativa, mas isso não ocorre sempre, pois se seus interesses (dos membros dos grupos informais) estiverem alinhados com o objetivo da empresa, eles vão se sair melhor e a empresa sai ganhando, com uma maior produção e uma melhor qualidade dos serviços prestados pelos funcionários, então a grande responsabilidade do executivo, é fazer de tudo para essa integração de interesses, entre a estrutura formal - é a estrutura que representa a estrutura organizacional da empresa e que procura consolidar a distribuição de responsabilidades e autoridades pelas unidades organizacionais da empresa (OLIVEIRA, 2014) – e a estrutura informal.

Segundo Oliveira (2014) as principais vantagens da estrutura informal são:

- Proporciona maior rapidez no processo decisório, reduz distorções existentes na estrutura formal, complementa a estrutura formal, reduz a carga de comunicação dos chefes e motiva e integra as pessoas da empresa.

As desvantagens são:

-Provoca desconhecimento da realidade empresarial pelas chefias, ocasiona uma maior dificuldade de controle e aceitação de novas regras e possibilita atrito entre as pessoas.

Possíveis soluções:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (52 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com