TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias de maslow e macclenllnad

Por:   •  3/4/2016  •  Tese  •  1.139 Palavras (5 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 5

Sumário

Teoria dos Fatores (Hezberg) 1

TEORIA DAS NECESSIDADES DE MCCLELLAND 2

Teoria do planejamento do trabalho 3

A hierarquia de necessidades de Maslow...........................................................4

Referencias bibliográficas....................................................................................6

Teoria dos Fatores (Hezberg)

Teoria dos Dois Fatores foi desenvolvida pelo americano Frederick Herzberg. Ele então, dividiu estes relatos em dois fatores: motivacionais (os que agradavam) e higiênicos (os que desagradavam).

Herzberg procurou estudar o comportamento e a motivação das pessoas dentro das empresas, especificamente.

A definição dos dois fatores de Herzberg, escrita pelo professor Marcelo Camacho.

Fatores higiênicos

Dizem respeito às condições físicas do ambiente de trabalho, salário, benefícios sociais, políticas da organização, clima organizacional, oportunidades de crescimento, etc. Segundo Herzberg, estes fatores são suficientes apenas para evitar que as pessoas fiquem desmotivadas. A ausência desmotiva, mas a presença não é elemento motivador. São chamados fatores insatisfacientes, também conhecidos como extrínsecos ou ambientais.

Fatores Motivacionais

Referem-se ao conteúdo do cargo, às tarefas e às atividades relacionadas com o cargo em si. Incluem liberdade de decidir como executar o trabalho, uso pleno de habilidades pessoais, responsabilidade total pelo trabalho, definição de metas e objetivos relacionados ao trabalho e auto avaliação de desempenho. São chamados fatores satisfacientes. A presença produz motivação, enquanto a ausência não produz satisfação. Também chamados de intrínsecos.

Frederick Herzberg concluiu que os fatores que levavam à insatisfação profissional nada tinham a ver com aqueles que influenciavam na produção de satisfação dos trabalhadores. Herzberg percebeu que os fatores que causavam a satisfação dos trabalhadores estavam relacionados ao seu trabalho, à tarefa desempenhada, sua natureza, responsabilidade, promoção etc.

Herzberg constatou, também, que os fatores que causam a insatisfação dos empregados são puramente ambientais, que não dizem respeito à tarefa desempenhada. São relacionados à natureza das relações interpessoais, condições do ambiente de trabalho, salário etc.

TEORIA DAS NECESSIDADES DE MCCLELLAND

Esta teoria é um modelo motivacional que procura explicar como é que as 3 necessidades (realização, poder e afiliação) interferem nas ações das pessoas a nível organizacional e de gestão.

Todas as pessoas têm as 3 necessidades motivadoras acima indicadas, independentemente do género, cultura ou idade. Além disto, McClelland destaca que estas necessidades são aprendidas, ou seja, são adquiridas através da experiência, ao longo da vida de cada pessoa. Para cada pessoa, uma das necessidades motivadoras será sempre mais dominante do que as outras duas e depende muito da cultura e experiências de vida.

As 3 necessidades motivadoras, segundo McClelland são:

  • Necessidade de realização: reflete a vontade de atingir objetivos que apresentam algum desafio; de fazer alguma coisa melhor do que anteriormente
  • Necessidade de afiliação: tal como o nome indica, traduz o desejo de estabelecer relações pessoais próximas
  • Necessidade de poder: Vontade de controlar, influenciar e ser responsável pelas outras pessoas.

[pic 1]A cada uma destas necessidades correspondem certas características:

Teoria do planejamento do trabalho

Essa teoria, defende a maneira como são organizados os elementos do trabalho, sendo que esses elementos podem aumentar ou reduzir a motivação da pessoa.

O modelo de características do trabalho propõe cinco dimensões essenciais:

Variedade de habilidades: a variedade de habilidades é o grau em que o trabalho requer uma variedade de atividades diferentes.

Identidade de tarefa: O grau e que o trabalho requer a realização completa de uma peça inteira e identificável.

Significância de tarefa: Grau em que o trabalho tem um impacto substancial sobre a vida ou o trabalho de outras pessoas.

Autonomia: O grau em que o trabalho oferece al liberdade, independência e arbítrio ao indivíduo do planejamento do trabalho e na determinação dos procedimentos a serem utilizados.

“Feedback”: O feedback é o grau em que as realizações das atividades requeridas pelo trabalho resulta na obtenção direta e clara de informações sobre a eficácia do desempenho do funcionário.

A pontuação do potencial motivador simplesmente é a significância das tarefas, identidade das tarefas e a variedade de habilidades, autonomia e feedback. As pessoas que realizam trabalhos com alta pontuação nas dimensões básicas são geralmente mais motivadas e satisfeitas e consequentemente mais produtivas.

A hierarquia de necessidades de Maslow

hierarquia de necessidades de Maslow, proposta pelo psicólogo americano Abraham H. Maslow, baseia-se na idéia de que cada ser humano se esforça muito para satisfazer suas necessidades pessoais e profissionais. É um esquema que apresenta uma divisão hierárquica em que as necessidades consideradas de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto.

Para tanto, Maslow definiu uma série de cinco necessidades do ser, dispostas na pirâmide abaixo e explicadas uma a uma a seguir:

[pic 2]

Onde existem as necessidades primárias (básicas) que são as fisiológicas e as de segurança e as necessidades secundárias, que são as sociais, estima e auto realização. 

Necessidades fisiológicas: São aquelas que se relacionam com o ser humano como ser biológico. São as mais importantes: necessidades de manter-se vivo, de respirar, de comer, de descansar, beber, dormir, ter relações sexuais, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (111.7 Kb)   docx (59 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com