TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

The coca cola company

Por:   •  10/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.765 Palavras (8 Páginas)  •  1.276 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Teorias da Administração na Coca-Cola Company

Jailson Felipe Bogo
Marcelo Rafael Feil
Messias Fernandes
Rodrigo De Oliveira Silveira

        

FOZ DO IGUAÇU – PR
2015


Centro Universitário Dinâmica das Cataratas
Sistemas de Informação

Teorias da Administrativas na Coca-Cola Company

Trabalho apresentado à disciplina Teoria Geral da Administração I, ministrada pela professora Maira Uez, para obtenção parcial de nota no curso de graduação em Sistemas de Informação, do Centro Universitário Dinâmica das Cataratas.

FOZ DO IGUAÇU – PR
2015

Sumário

Introdução        

The Coca-Cola Company – Teoria Clássica        

Planejamento        

Preparo        

Henri Fayol        

The Coca-Cola Company - Teoria Neoclássica        

Bibliografia        


The Coca-Cola Company

Introdução

A Coca-Cola Company, é uma corporação multinacional estadunidense que fabrica e comercializa bebidas não alcoólicas e concentrados de xaropes. A empresa é mundialmente conhecida por seu produto Coca-Cola, que foi inventado em 1886 por John Stith Pemberton, que em 1888, devido a problemas de saúde e financeiros, vendeu a famosa fórmula secreta da Coca-Cola, por míseros U$ 1.750,00 dólares (comparado a seu preço atual, que vale bilhões), mais tarde, a fórmula foi vendida novamente, mas desta vez, seu preço aumentou para U$ 2.300,00 dólares.

A logomarca da Coca-Cola, foi criada por Frank Robinson, que utilizou sua própria caligrafia para cria-la.

No dia 31 de Janeiro de 1893, a marca foi registrada e no dia 12 de Março de 1894, a Coca-Cola foi vendida pela primeira vez em garrafas de vidro em uma loja de doces. Em 1895, a marca Coca-Cola, já contava com três fábricas que engarrafavam o produto. Em 1897, a Coca-Cola atingia um novo nível, expandindo para outros países. Em 1902, as garravas de Coca-Cola passaram a ser vendidas em garrafas com tampa coroa, até então, as garrafas eram fechadas com rolhas. Em 1909, já havia aproximadamente 400 fábricas da Coca-Cola. Em 1915, começaram a surgir as primeiras falsificações do produto. Em 1916 foi realizado um novo concurso para escolher o novo design para a garrafa.

Em 1918, no final do ano, Candler, o dono da Coca-Cola Company, vende a empresa por 25 milhões de dólares para um grupo de investidores. Em 1919, o design da garrafa escolhido em 1916, estava em todas as fábricas, evitando assim a pirataria. Neste ano também foram abertas fábricas na Espanha, Bélgica, França, Itália, Guatemala, Honduras, Peru, Austrália e África do Sul.

Em 1920 já havia mais de 1000 empresas que engarrafavam e realizavam as produções da Coca-Cola nos Estados unidos.

De 1920 à 1940, devido a guerra mundial e vários outros fatores, a empresa passou por diversas fases e entre elas, a quase falência devido a recessão, e isto fez com que o conselho que comandava a The Coca-Cola Company, escolhesse um novo presidente, sendo então, Robert Woodruff, que dirigiu a companhia nos próximos 60 anos.


The Coca-Cola Company – Teoria Clássica

The Coca-Cola Company, está no mercado a muito tempo, tendo sido fundada em 1892. É claro que pelo fato de terem entrado no mercado com um produto inovador, saboroso e que despertava a curiosidade daqueles que ainda não o havia experimentado, foi um dos fatores principais que levou a empresa a ser conhecida mundialmente. Porém, nada teria sido possível caso não houvesse uma boa administração dos produtos, dos lucros, das estruturas e logicamente, dos funcionários da Coca-Cola Company.

Ao analisarmos a metodologia administrativa da companhia, percebemos que vários princípios da teoria clássica se aplicam à forma de administrar, e isso nos faz perceber que mesmo depois de muito tempo, esses conceitos ainda funcionam muito bem. Entre eles temos o planejamento, preparo, controle e execução, que foram os princípios da teoria científica de Frederick Taylor.

Planejamento

O planejamento pode ajudar por exemplo, a decidir sobre qual mercado entrar, quais os produtos a ser introduzido e como competir com concorrentes de forma eficaz. Como acontece na maioria das empresas, as decisões da Coca-Cola giram em torno do crescimento.

Primeiramente a Coca-Cola busca saber o tamanho da população de um mercado, pega esse número em porcentagem e verifica quantas pessoas que estão usando seus produtos e a quantidade que eles poderiam vender para as pessoas que ainda não consomem seus produtos. Para entender melhor, imaginemos que a Coca-Cola está pensando em expandir para a Argentina. Então, eles adquirem os dados dos censos internacionais e as pessoas responsáveis pelo planejamento tático da Coca-Cola determinariam que a população do país é, por exemplo, de 41 milhões. A empresa então contrataria uma agência de marketing local para realizar detalhadamente levantamentos e determinar a porcentagem da população que consomem seus produtos. Se por exemplo, o levantamento revelar que 40% da população da Argentina consomem Coca-Cola, então quer dizer que aproximadamente 24,6 milhões de pessoas do País, não consomem.

Ao fazer análises seguindo está linha, a Coca-Cola pode classificar os países de acordo com seu tamanho de mercado, o que ajudaria a identificar e priorizar os mercados a serem alcançados.

Antes de entrar em um mercado, é necessário decidir qual é a melhor estratégia para atingir este objetivo e isso depende de características únicas. Por exemplo, vamos supor que as 24,6 milhões de pessoas que não consomem Coca-Cola, consomem o produto da empresa concorrente, Pepsi. Então, a estratégia de Coca-Cola deveria girar em torno de tentar “roubar” a quota do mercado da Pepsi, mostrando assim, que seu produto é superior. Para isso, provavelmente seria necessário que pesquisas locais fossem realizadas, entrevistando pessoas para saber qual é o fator mais importante para eles na hora de adquirirem os refrigerantes. Se por exemplo, o fator for o sabor, então a Coca-Cola pode elaborar anúncios os quais destacam o sabor de seus produtos e mostram que seus produtos são mais saborosos que os produtos do concorrente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (151 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com