TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de planejamento

Projeto de pesquisa: Tipos de planejamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.443 Palavras (18 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 18

1. INTRODUÇÃO

Desde sempre o ser humano inventou maneiras de melhor aplicar seus esforços no intuito de conseguir melhores resultados nas suas ações, isso, ficou muito claro no momento em que aprendeu a unir forças junto a pessoas, ideias e experiências com trabalho em conjunto, surgindo assim, a administração.

A administração envolve simultaneamente arte, técnica e ciência, arte por que administrar constitui uma expertise que requer elegância, beleza, estilo, competência, intuição e sensibilidade. Técnica por que requer o uso de ferramentas concretas e conceituais. Ciência porque se fundamenta em teorias, ideias, conceitos e abstrações.

Sendo a administração é o veiculo pelo qual as organizações são alinhadas e conduzidas para alcançar excelência em suas ações e operações para chegarem ao êxito em busca de resultados. Foi e é a maior responsável pela enorme disparada do desenvolvimento econômico e tecnológico e consequentemente pelos avanços futuros também irão surgir.

Processo administrativo pode ser definido como um conjunto de medidas praticadas com certa ordem e cronologia, necessárias ao registro dos atos da Administração, buscando um controle do comportamento dos administrados. É muito importante lembrar que, Processo Administrativo não é Procedimento, o procedimento se desenvolve dentro do processo administrativo.

A administração significa a inteligência organizacional quando colocada em prática seus quatro fundamentos básicos, para se alcançar os objetivos e resultados esplêndidos. Planejamento, Organização, Liderança e Controle.

Entre todas as grandes invenções do século XX, a que mais marcou e provocou influencias no mundo foi a Administração.

2. PLANEJAMENTO

O planejamento representa a primeira função administrativa, por ser exatamente a que serve de base para as demais funções como organização, direção e controle, sendo assim, a função que determina antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e qual a melhor forma de fazer para alcançá-los da melhor maneira. O planejamento é uma técnica para absorver as incertezas sobre o futuro e permitir maior consistência no desempenho das organizações.

O planejamento envolve várias formas de lidar com a mudança e com a incerteza que ela traz consigo, pode levar a ponto em que as decisões importantes são adiadas ou simplesmente não são tomadas por algum estupor á situação. Planejar para o futuro é a chave para lidar com a mudança de uma maneira positiva e proposital, sendo assim elaborado de meios diferentes nos vários níveis organizacionais, existe uma hierarquia de planos havendo três níveis distintos de planejamentos.

2.1. Tipos de planejamento

Desenvolver o planejamento em uma empresa envolve diversas etapas. Apesar de o planejamento estratégico ser o mais famoso na administração, os outros dois têm a mesma importância em um planejamento integrado dentro da companhia. Planejar é, portanto, saber aonde quer chegar. O planejamento organizacional pode ser divido em três níveis: estratégico, tático e operacional.

2.1.1. Planejamento estratégico.

É o planejamento mais amplo e envolvente a abrange toda organização como um sistema único e aberto. Tem como principais características; projeto em longo prazo, envolvimento da empresa como uma totalidade é definido pela cúpula da organização e é voltado para a eficácia da organização.

2.1.2. Planejamento tático

É o planejamento elaborado em cada departamento do nível intermediário da organização, cada planejamento tático deve ser subordinado deve ser subordinado ao estratégico. Tem como principais características; projeto para médio prazo, envolvimento de cada departamento da organização, é definido no nível intermediário da organização e é voltado para coordenação e integração.

2.1.3. Planejamento operacional

É o planejamento que se refere a cada tarefa em particular. Tem como principais características; projeto em curto prazo, envolvimento de cada atividade isoladamente e é voltado para a eficiência.

O papel do planejamento é substituir a ação reativa diante dos eventos passados por uma ação proativa e antecipatória em relação aos eventos futuros.

Planejamento é um procedimento continuado e eficaz que incide em um conjunto de ações propositadas, unidas, ordenadas e dirigidas para aprimorar a realidade do objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente. Essas ações devem ser identificadas de moda a permitir que elas sejam executadas de forma adequada e considerando aspectos como o prazo, custos, qualidade, segurança, desempenho e outras condicionantes.

Um planejamento bem realizado oferece inúmeras vantagens à equipe de projetos como; Permite controle apropriado, produtos e serviços entregues conforme requisitos exigidos pelo cliente, melhor coordenação das interfaces do projeto, possibilita resolução antecipada de problemas e conflitos e propicia um grau mais elevado de acertos nas tomadas de decisões, o tempo dedicado ao planejamento é fundamental para evitar problemas na fase de execução o objetivo central do planejamento é minimizar a necessidade de revisões durante a execução.

De modo geral é modo não muito diferente como visto em todas grandes obras e títulos pesquisados o planejamento constitui em um conjunto de objetivos e políticas principais capazes de dirigir e encaminhar o comportamento total da empresa em curto, médio e longo prazo sendo ele, capaz de mudar comportamento e cultura tanto internamente como externamente indo do chão de fábrica á grande cúpula de cada entidade.

2.2 Confronto

Segundo Charles Darwin, planejar é conhecer e entender o contexto, o que se quer e como atingir os objetivos propostos, a fim de prevenir, calcular os riscos e minimizá-los; é preparar-se taticamente e ousar as metas propostas a fim de superá-las de maneira contínua e constante. Planejar não é só vislumbrar o futuro, mas também é uma forma de assegurar a sobrevivência e a continuidade dos negócios. Isso ocorre à medida que se formalizam programas e procedimentos que capacitam os profissionais a atuarem de modo consciente e consequente nas eventualidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com