TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tomada de decisoes

Por:   •  7/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.044 Palavras (5 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 5

A tomada de decisão é o processo pelo qual são escolhidas alternativas a serem realizadas  convertendo informação em ação, algumas dessas ações são programadas e outras não, ao longo dos anos a administração passou por  processos complementares até chegar ao ponto atual. segundo o vídeo , no passado o que sobrava em tempo faltava em tecnologia e informação, hoje temos muitas fontes e pouco tempo.

O tempo é um fator de grande influência nas tomadas de decisões, tomar decisões pode levar o homem pro sucesso ou leva-lo ao fracasso . um bom gestor deve partir de um principio sólido e consistente de dados e conhecimento  a fim de gerar um processo decisório concreto, rápido e sem pressa.

Tomar decisões  apressadas não significa executar uma tarefa no menor tempo, assim como tomar uma decisão rápida não significa tomar menos tempo. Apostar uma corrida e sair na frente não significa chegar em primeiro. Tempo é dinheiro por isso as empresas são dispostas a pagar pelo tempo dos seus  funcionários, por isso as tarefas são divididas  e as empresas possuem nível operacional, tático e estratégico, para não perder tempo pois tempo perdido não é aproveitado.

Se a homem não  consegue ter um controle na vida pessoal vai ter dificuldade na vida profissional, se não saber planejar não vai conseguir organizar , se não souber administrar não vai ter poder de decisão, assim não saberá conciliar o tempo. As empresas não buscam pessoas, buscam qualidade.

Qualidade é a adequação ao uso e está ligada a sentimentos subjetivos que refletem as necessidades internas de cada um, qualidade atrai consumidor, podendo tranforma-lo em cliente que por sua vez são exigentes, gostam de inovação e é por ele que se buscam decisões rápidas, quais objetivos devem ser atingido e o que devemos fazer parar que isso aconteça, que tipo de tecnologia usar ,quais as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Devido o excesso de tarefas muitos administradores tomam decisões apressadas, por impulso acabam formando uma bola de neve, tapando um buraco e abrindo outro, acaba adentrando demais em sua função e deixando de aproveitar as partes do todo, acabam confundindo investimento com gasto e gasto com benefício, não tem a simplicidade de pedir  sugestões de opinião de melhorias, porém, nem sempre o defeito é somente do administrador mas também do proprietário da empresa que dificulta a inter-relação, achando que está fazendo o correto.

A cafeteria se encontra no centro da cidade, isso significa que pessoas de diferentes classes sócias, faixa etária e etc., circulam por essa região. O público alvo vai variar de acordo com o preço do produto ofertado, se é oferecido produto de preço elevado somente uma classe mais adulta será o publico alvo, se o preço for baixo o público alvo será uma classe mais jovem, pois essa classe geralmente não tem muita condição.

Nesse caso o melhor público alvo seria a classe mais jovem, pois se apresentam em maior quantidade, o ambiente interno e externo devem ter cores mais vivas, climatização, o uniforme dos funcionários deve ter um estilo mais moderno, devem-se utilizar equipamentos mais econômicos, acompanhar a era da informação e fornecer internet wi-fi, tv a cabo, aceitar cartão de crédito, o cardápio deve ser bem variado com doces, salgados, diversos dando ênfase as principais estações do ano (inverno-verão) a ponto de despertar a curiosidade por novos sabores. Devem-se também atualizar o registro da empresa, consultar o PROCON, regularizar as pendencias financeiras e fiscais.

A cafeteria tem um dono, duas atendentes e uma pessoa que prepara os pedidos, para distribuir melhor as tarefas, a gente resolveu fazer um novo organograma, baseado nessas informações foram feito alguns ajustes: o dono do negócio fica responsável pelo financeiro, comercial, contratação, treinamento e pagamento de funcionários.

Vai continuar havendo duas atendentes que irá recepcionar preparar e servir o cliente.

Não vai haver mais a pessoa que prepara os pedidos, e sim a pessoa responsável pelo caixa, atendendo os clientes com as solicitações de pagamento, considerando que o dono do negócio deve se envolver mais com a sua equipe, pedir e também dar sugestões, ser mais flexível, ter mais empatia, adquirir habilidades técnicas, humanas e conceituais.

Todo o organograma pode sofrer algumas mudanças de acordo com a demanda, até então segue o modelo abaixo.

GERENTE

ATENDENTE

CAIXA

Numa entrevista com algumas pessoas a gente preguntou o que elas gostariam de encontrar em uma cafeteria, no geral elas gostariam de tele entrega á domicilio, acumulo de pontos, cartão fidelidade, segurança, fazer os pedidos via whatsap, descontos e promoções, que  a cafeteria invés de desperdiçar doar pra quem precisa tudo o que sobrar de alimento, que possuísse contas em redes sociais pra poder mostrar as novidades, demonstrar ser responsável com o meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (63.9 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com