TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tomada de decisão

Por:   •  21/7/2015  •  Dissertação  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 2

Muitos fatores possuem grande influência na tomada de decisão quando se trata de carreira profissional e estilo de vida de um individuo. Por um lado existem muitas influências externas como por exemplo família, sociedade, cultura e etc, onde sua influência dá-se não somente pelas expectativas ditas e não ditas, mas por todo contexto no qual encontra-se inserido. É nesta articulação entre decisão profissional e estilo de vida que os modelos familiares estão presentes, auxiliando ou mesmo dificultando na escolha profissional do individuo. Tornar-se por isso importante, o conhecimento das opções profissionais e dos valores transmitidos por estas, com relação a trabalho, ideais e objetivos a serem alcançados.

Por outro lado, existem também os fatores internos. Quando um individuo se depara com a escolha de uma profissão, não estão apenas em jogo seus interesses e aptidões, mas também a maneira como ele vê o mundo, como ele próprio se vê e as informações que possui acerca das profissões.

Quando se trata da escolha profissional, deve-se optar não só por um curso ou por uma atividade de trabalho, mas também por um estilo de vida, uma rotina, o ambiente do qual fará parte. Enfim, decidir não só o que se quer fazer, mas também o que se quer ser.

Neste momento decisivo é importante conscientizar-se destas influências de forma a decidir sobre quais modelos, valores e padrões, deseja-se perpetuar e quais gostaria de diferenciar-se. A compreensão destas influências possibilita ao individuo realizar uma escolha profissional consciente e singular, diferenciando-se das expectativas parentais, sem contudo negar ou alienar-se dos determinantes familiares, sociais e culturais no qual ele encontra-se inserido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (33.9 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com