TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tomada de decisão

Por:   •  8/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.209 Palavras (5 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 5

TOMADA DE DECISÃO

A tomada de decisão faz parte de um processo que consiste em coleta, avaliação, e processamentos de dados/informações.

Há dois princípios de tomadas de decisões, a planejada e não planejada.

A decisão planejada é baseada em informações, banco de dados, e uma avaliação minuciosa dos riscos, consequências e resultados. Geralmente é uma solução a longo prazo, e exige tempo para ser tomada.

A decisão não planejada é baseada em experiência e necessidade. Frequentemente é usada para soluções rápidas, por vezes, por problemas inesperados que surgem e exigem solução imediata.

Muitas vezes não desenvolvemos nosso processo decisório por falta de preparo, isso pode nos prejudicar nas tomadas de decisões.

Para se definir uma decisão é necessário estabelecer fatores, tais como, análise do objetivo e avaliação dos procedimentos prováveis para atingir o mesmo.   A falta de planejamento pode influenciar em decisões erradas, agindo pela compulsão sem considerar os fatores de risco e resultados das decisões anteriores.

É importante identificar a finalidade do processo de  decisões, deve-se estar ciente que ao tomar uma decisão outras serão necessárias. Ao basear-se em metas é fundamental avaliar os meios que serão utilizados e as decisões do mesmo, visto que os meios para atingir essa meta, também sofrem processo decisório.

Se Fundamentar no conceito de que as decisões podem esperar é inadequado, podem atrasar resoluções que tem quer ser determinadas naquele espaço de tempo, ocasionando danos, que podem ser irreversíveis.

Não dar importância as decisões, se estão ou não corretas, podem demonstrar futuramente que o problema só foi encoberto, podendo causar maiores danos. Tomar decisões não fundamentada/estruturada demonstra a falta de informação e conhecimento, que não esta apto á planejar.

Há algumas características que envolvem o processo decisório e criativos, visto que para se obter um resultado são necessários vários processos.

  • O processo criativo é a elaboração de ideias que resultarão em produtos.
  • O processo decisório envolve uma série de fatores e  procedimentos para definir esse “produto”.  Nesse processo decisório os fatores que mais influenciam são os fatores internos e os externos.

FATORES ENVOLVIDOS NA TOMADA DE DECISÕES

Entre os diversos aspectos envolvidos no  processo de tomada de decisão, destaca-se alguns que são essências no desenvolvimento desse processo, um dos principais é planejar e direcionar suas decisões, organizar, ampliar e encaminhar suas ideias.

No processo de tomada de decisão há uma proximidade entre o que se acha correto e o necessário, que não pode ser ultrapassada.  

Todo administrador deve estar ciente de que suas decisões implicará na vida dos outros. Tanto o executivo de alto escalão, quanto o simples funcionário são responsáveis pelas decisões que são cabíveis.

O tomador de decisões  acabará sendo afetado por suas decisões, por isso a tomada de decisão deve ser bem analisada, pois influenciará a todos direto ou indiretamente.

MÉTODOS DISPONÍVEIS PARA A TOMADA DE DECISÕES

Para se tomar boas decisões é necessário  trabalhar com a capacidade de julgamento, intuição e analise sistemática.

  • É importante também analisar e projetar, usar técnicas e esforços coletivos de conhecimento lógicos e quantitativos;
  • Métodos que são considerados específicos: Experiência Passada, Experimentação, Pesquisa Operacional e Árvores de Decisões;
  • Teoria da Probabilidade.
  • Método da simulação, interessante por utilizar gráficos para demonstração de resultados ou situações de operar e como operar.

Na teoria da Probabilidade são usados dispositivos matemáticos para computação da probabilidade, esse método vem ganhando cada vez mais espaço entre os administradores.

PARA TOMODA DE DECISÕES

As regras mais indicadas para a tomada de decisões são:

  1. Tenha Vontade De Decidir;
  2. Não Tome Decisões Desnecessárias;
  3. Procures Não Decidir Prematuramente;
  4. Evite Chegar a Uma Conclusão Tarde Demais.

http://www.coladaweb.com/administracao/a-tomada-de-decisoes

Um administrador deve tomar muitas decisões importantes, é sua responsabilidade, tem que assumir a postura de um verdadeiro líder e caminhar rumo à diferença, para que se obtenha sucesso e controle de sua empresa. Deve ter consciência de que surpresas são relevantes, considerar o fato que suas decisões particular implicará em outros fatores. É importante separar uma decisão pessoais e profissionais, e não considerar a rotina de decisões habituais como base de suas conclusões.

.

As Armadilhas e artimanhas na tomada de decisões

Quase sempre para a maioria das pessoas ao ter que tomar algum tipo de decisão tendem a se sentir insegura, por não saber se a decisão esta sendo exatamente correta. Procurando atender o objetivo com satisfação acaba deixando alguns pontos em aberto sem que haja a total certeza de melhoria em seu processo.

Para se ter uma decisão aplicada é necessário que o tomador de decisão esteja plenamente bem em sua área física e mental, para que ele consiga chegar a conclusão com eficiência, do contrario ocorrerá a insatisfação.

Vejamos quais são os pontos que influenciam para essa insatisfação:

 Precipitação: chegar às conclusões antes de colher informações suficientes, sem investir algum tempo para abordar aspectos mais importantes sobre o tema em questão.

 Excesso de confiança: deixar de colher informações pelo excesso de segurança nas próprias opiniões (ou hipóteses).

 Miopia: considerar indevidamente as informações que estão disponíveis no primeiro momento, sem observá-las de uma forma mais crítica.

 Autoengano: distorcer a evidência de fatos passados ou informações de especialistas para proteger o ego.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (185.2 Kb)   docx (179.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com