TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalha MBA FGV Gestão de Projeto

Por:   •  17/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.719 Palavras (11 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 11

Atividade individual

Matriz de análise

Disciplina: Fundamentos de Gerenciamento de projetos

Módulo:

Aluno: Gustavo Serroni de Souza

Turma:

Tarefa:

Introdução

Dentro do novo conceito de mercado que as empresas do comercio de roupas estão enfrentando, uma das líderes de mercado nacional, CCC comércio de roupas, decidiu investir em eventos culturais, para ter sua marca vinculadas a esses eventos, de forma a aumentar sua vantagem no mercado.

Através de todo processo envolvendo um projeto, o Gerente de Projeto Cristiano Ronaldo, terá a missão de gerenciar esse projeto pioneiro para a CCC, através da realização do 80’s Rock Festival. Esse festival será realizado na cidade de Porto Alegre no dia 06 de Janeiro de 2018 que terá em seu line up famosas bandas de rock dos anos 80.

O evento será analisado através dos conceitos de gestão de projetos, analisando suas fases, processos e áreas de atuação.

Exemplos de termo de abertura e declaração de escopo foram realizadas para que essa análise seja feita de forma mais realista.

Desenvolvimento – análise do caso da empresa CCC sob a ótica da gestão de projetos

  1. Características do projeto

Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo (PMI, 2013a, p.3) Ao analisar o evento promovido pela CCC, podemos identifica-lo como um projeto devido as características identificadas na definição e também apresentar uma progressividade, ciclo de fases, restrições de custos, escopo definido, PMO e qualidade a ser atingida.

A característica temporária do show é identificada através do início do planejamento do projeto até o produto entregue de acordo com o planejado.

Singularidade, podendo dizer resultado exclusivo, é a entrega do show na cidade de Porto Alegre.

Progressividade tem se ao desenvolver um projeto com refinamento, de forma gradativa. Deve-se obedecer essa progressividade devido a relevância esperada pela diretoria da CCC, que nunca havia participado de eventos desse tipo para divulgação da marca.

Encontra-se ciclos faseados nesse projeto, como fase de vendas de ingressos, de montagem de palco, montagem de estrutura de camarotes e entre outras deverão respeitar seus ciclos de vida no projeto.

Restrições de custos não foi identificado no enunciado porém essa é uma restrição que encontramos na teoria da tripla restrições de projetos, que são tempo, custo e escopo ou qualidade.

O escopo formulado também ajuda a definir o show como projeto, pois entende-se como um requisito do patrocinador, que deve ser encontrado no escopo, a divulgação da marca.

Outro ponto marcante encontrado no evento a ser realizado, é o trabalho da DT produções. Podemos identificar a DT produções como sendo o PMO (Project Management Office), onde será concentrado todo o gerenciamento do projeto.

  1. Grupos de processos de gerenciamento de projeto

Considerando os grupos de processo de gerenciamento de um projeto, podemos identificar e exemplificar claramente cada um deles como descrito abaixo.

Iniciação

Os executivos da CCC deverão fazer o escopo inicial, onde podemos identificar o objetivo estratégico do projeto que é o investimento em marketing cultural para aumentar a vantagem competitiva da CCC no mercado. Através dessa estratégia, o produto desejado pela empresa patrocinadora é a produção de um show com a mais famosas bandas de rock dos anos 80 a ser executado no Centro de Eventos FIERGS na cidade de Porto Alegre. O publico alvo esperado do evento são pessoas entre as idades de 18 e 50 anos, dentro da classe consumidora dos produtos CCC.

Apresentação do comprometimento dos recursos para realização do evento, que serão fornecidos em sua grande maioria pela CCC, sendo outra parte através de patrocínios e parcerias com empresas de bebidas e empresas de fast food.

Elaboração do termo de abertura pela diretoria da empresa CCC, patrocinadora, apontado a DT Produções para gerenciar o projeto, que será a responsável por toda elaboração do planejamento, execução e controle do projeto, reportando o status e progresso para o cliente.

Identificação das partes interessadas do evento: temos a empresa CCC, os envolvidos dentro da produtora DT, os empresários de fat food convidados e os proprietários do Centro de Eventos FIERGS.

Termo de abertura

Título do Projeto

80’s Rock Festival

Resumo das condições que definem o projeto

A CCC comercio de roupas S/A, é uma empresa de grande porte que encontra-se como uma das lideres nacionais no comercio de roupas.

Visando aumentar sua vantagem competitiva no mercado, criou o objetivo estratégico de investir em marketing cultural. O 80’s Rock Festival será a porta de entrada para essa nova estratégia em marketing.

Justificativa do Projeto

Através desse evento, a marca estará vinculando seu nome a cultura nacional através de eventos culturais que visam buscar publico de variadas idades que estão inseridas no mercado consumidor.

Descrição do projeto

O evento acontecerá no Centro de Eventos FIERGS com participação das mais famosas bandas de Rock dos anos 80 no dia 18 de novembro de 2017, a partir das 19 horas.

Nome do gerente de projetos, sua responsabilidade e autoridade

O Sr. Cristiano Ronaldo será o gerente deste projeto, através da DT Produções, tendo autoridade para utilizar os recursos financeiros, conforme limitações do orçamento do projeto e fluxo de caixa.

Está autorizado a recrutar pessoal e definir serviços a serem contratados. Deverá planejar o projeto , visando o sucesso do empreendimento.

Principais partes interessadas

CCC comercio de roupas S/A, DT Produções, empresários de fast food, empresários de bebidas.

Cronograma

 

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

Evento 06/01/18

Planejamento

 

 

 

 

 

 

 

Definir equipes

 

 

 

 

 

 

 

Definir bandas

 

 

 

 

 

 

 

Estimativa de custos

 

 

 

 

 

 

 

Publicidade

 

 

 

 

 

 

 

Abetura de venda de ingressos

 

 

 

 

 

 

 

Contratação de estrutura para palco

 

 

 

 

 

 

 

Mongaem palco

 

 

 

 

 

 

 

Contratação de estrutura para camarote

 

 

 

 

 

 

 

Montagem camarote

 

 

 

 

 

 

 

Parceria com empresas de fast food

 

 

 

 

 

 

 

Parceria com empresas de bebidas

 

 

 

 

 

 

 

Montagem de toda estrutura do food park

 

 

 

 

 

 

 

Evento

 

 

 

 

 

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (263.1 Kb)   docx (820.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com