TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Ações de Empresa

Por:   •  12/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 3

Ações

Ação é a menor parte do capital de uma empresa, assim que se compra uma ação, nos tornamos dono daquela parte da empresa, ou seja, passamos a fazer parte do quadro de acionistas. A partir daí, o investidor passa a ter participação tanto no lucro, quanto no prejuízo da mesma, passando a correr os riscos juntos a ela.

As ações são vendidas na Bolsa de Valores, e tem o intuito de produzir renda para a empresa para que ela possa melhorar sua infraestrutura, fazer investimentos e etc. As compras de ações são feitas por meio de corretoras, que são empresas que auxiliam o Sistema Financeiro Nacional, o papel dela é intermediar a compra e venda de ações e demais títulos. As corretoras precisam de uma autorização do BACEN e da Comissão de Valores Mobiliários para que ela seja criada e possa funcionar. Assim que sua conta estiver aberta na corretora, você no dia seguinte já pode começar a investir.

Investir em Mercado de ações é bastante vantajoso, pois você tem a possibilidade de trabalhar em casa, no qual você pode realizar a compra dos ativos dentro da sua própria casa, melhorando assim a sua qualidade de vida. Você também consegue iniciar os trabalhos no ramo com pequenos investimentos, no qual o investidor pode entrar no Mercado comprando apenas um lote de ações de uma única empresa, porém é necessário traçar um plano de crescimento do seu investimento para reduzir os riscos. É necessário frisar também que mesmo com pequenos investimentos, que possuem baixos riscos, é possível aumentar o portfólio de ações e a exposição no mercado conforme a experiência e a rentabilidade forem melhorando.

Ao iniciar investimentos no Mercado de ações, o investidor deve estar ciente de que se trata de um Mercado de renda variável, no qual o Mercado de ações pode variar tanto positivamente quanto negativamente. O investidor deve estar ciente de que existe a possibilidade tanto de ocorrer uma desvalorização de um ativo quanto a sua valorização, e isso ocorre devido às mudanças econômicas, internacionais e políticas. Ou seja, podem ocorrer mudanças na sua rentabilidade por conta de acontecimentos que estão intimamente ligados ao cenário em que o investidor escolheu para fazer suas aplicações. Tal risco é conhecido como Risco de Mercado.

O investidor também deve estar ciente do risco de liquidez, que é quando há a dificuldade de encontrar compradores para um determinado ativo no momento de preço desejado, sendo assim, o ativo apresenta grandes diferenças entre o preço que o comprador está disposto a pagar e o valor de oferta da venda.  

Ações Ordinárias x Ações Preferenciais

Uma grande diferença entre as ações ordinárias (ON) e ações preferenciais (PN), é que as Ordinárias garantem ao acionista o direito ao voto, já as Preferenciais não garantem esse direito, mas a diferença entre elas não se resume somente a isso.

As ações Preferenciais por não darem aos seus acionistas o direito ao voto, ela é que menos protege os acionistas minoritários. Se a empresa, por exemplo, for vendida não garante ao acionista o direito de participar do prêmio de controle, que vem a ser um valor a mais pago aos acionistas que detém o comando. As ações PN apresentam maiores liquides, ela permite que a empresa emita ações sem precisar ter sócios com direito ao voto, sendo assim, os controladores não correm o risco de perder o mando da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (56.9 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com