TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Clientes e Mercados Alvo

Por:   •  3/12/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.163 Palavras (5 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 5

3   Clientes e mercados alvo

A empresa se divide em vários setores para diferenciar de acordo com a moda e conhecer seus clientes, atendendo a todos que se interessem por moda.

Moda feminina abrange a maioria das mulheres de todas as idades, o foco das classes são as classes B e C que fazem parte de 70% das mulheres que compram na loja.

Quando falamos de moda infantil e adolescente temos que pensar não só nas crianças mas nas mãe também, é onde a empresa se supera tendo que agradar com o mesmo produto a duas pessoas.

A moda masculina é onde geram mais lucros para a empresa, com camisas, shorts, calça de várias marcas como a BodyWork, Dript, Pool, e Wolens para homens de todas as idades que gostam de andar na moda não importa a idade.

Levando em consideração que agrada muito aos jovens que estão sempre ligados na moda e procurando o melhor preço.

E disponibiliza ainda de moda casa, com itens de cama, mesa e banho, atendendo a um público diferenciado que são as “donas de casa”, que nos dias de hoje não são necessariamente mulheres. Com o foco no segmento de “moda ao alcance de todos” todas as lojas são divididas em cinco seções:moda feminina, moda masculina, moda infantil, moda casa e calçados.

Os produtos atendem a dois requisitos; qualidade e preço baixo. Para que todas as classes sociais tenham acesso, aumentando ainda mais o público consumidor.

Embora conte com 291 lojas distribuídas por todo o país, a Riachuelo também conta com parceiros para fazer a revenda de seus produtos. Para ser um revendedor a empresa disponibiliza um cadastro através do site oficial da empresa.

4 Fornecedores

Por ser uma empresa integrada grande parte dos produtos são feitos na Guararapes (grupo ao qual pertence as lojas Riachuelo), o grupo possui três unidades fabris em Fortaleza (CE) e cinco em Natal (RN) sendo assim fornecedora própria de seus produtos. As mercadorias são direcionadas aos centros de distribuição em Guarulhos, onde são realizados testes de qualidade e através de um sistema integrado entre as lojas e os centros de distribuição é possível verificar o que cada unidade necessita. Por se tratar de loja de varejos os seus produtos são fabricados por linha própria.

Como toda indústria têxtil, utiliza diversos tipos de matéria-prima a fim de

oferecer, as mais diferentes soluções em fibras.

É importante conhecer os tipos de tecidos e como cada material se comporta, pois cada um deles acaba sendo mais adequado a certo tipo de roupa.

Atualmente são utilizadas matérias-primas de origem natural ou química. Entre as naturais que podem ser de fonte animal ou vegetal estão a lã, a seda, o linho, o rami e o algodão.

E entre as de origem química que podem ser de fonte artificial ou sintética estão o acetato, a viscose, o poliéster, o náilon, o acrílico e a lycra.

Uma das limitações com fornecimento é que a companhia pode ter atraso na entrega das matéria-primas para produção das peças do vestuário e de mercadorias destinadas ás suas lojas ou ainda fora das especificações exigidas. Também pode não ter garantias no fornecimento regular ás fabricas e lojas, o que exige a procura por novos fornecedores que atendem os termos e condições da companhia. Estes fatores podem comprometer o abastecimento ás lojas do grupo.

O que não é fabricado pelo grupo é disponibilizado através de outros  fornecedores, tais como : Séculos, Mariner, Ramarim, Tabacow,Tapetes São Carlos e Conteminas S.A.

 

5 Sociedade- principais órgãos reguladores

O setor têxtil e de confecções brasileiro tem destaque no cenário mundial, não apenas por seu profissionalismo, criatividade e tecnologia, mas também pela dimensão do seu parque têxtil: é a quinta maior indústria têxtil do mundo, segundo maior produtor de denim e o terceiro na produção de malhas. Diante desse cenário, se faz necessário regular esse mercado como a Abit ( Associação Brasileira Têxtil e de confecção) que da suporte  e orientações aos associados visando apoiar o desenvolvimento das empresas do setor.

O IDV (Instituto para desenvolvimento do varejo) também representa as empresas varejistas, que tem como premissa desenvolver o potencial  do setor e contribuir para o crescimento sustentável do varejo e , consequentemente da indústria brasileira.

5.1 principais comunidades com as quais a organização se relaciona

A Riachuelo reconhece sua importância no desenvolvimento da sociedade, tanto na geração de empregos para comunidade em que está  inserida, como no cumprimento das leis vigentes e arrecadação de impostos.No âmbito da reponsabilidade social, auxilia a comunidade com trabalhos sociais, inclusive incentivando e criando condições para que os seus colaboradores desenvolvam e participem de ações voluntárias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com