TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Desafio Profissional

Por:   •  1/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.252 Palavras (14 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 14

Desafio Profissional - 5º semestre Anhanguera- Uniderp

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 PASSO 01 – ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES 4

2.2 PASSO 02 – PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO 4

2.3 PASSO 03 – ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA 4

2.4 PASSO 04 – ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 8

2.5 PASSO 05 – SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS 9

3 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

A empresa “Chocolate Caseiro Do Parke” iniciou suas atividades em dezembro de 1986, na cidade de Gramado-RS por iniciativa do empreendedor José Schneider. Desde o início se destacou por oferecer produtos de alta qualidade e ótima aceitação no mercado focando principalmente a demanda no período de Páscoa, com o passar dos anos a empresa foi ocupando um grande espaço no mercado e conquistando os paladares mais apurados dos consumidores.

O presente trabalho irá analisar o caso “A Fábrica de Chocolate” buscando desenvolver o pensamento crítico no gerenciamento das áreas de finanças, recursos humanos, planejamento e controle de produção e sistemas de informação gerencial.

Será apresentado os tipos de layout apropriados na fabricação de chocolate, assim como a importância de se fazer um bom planejamento e controle da produção garantindo o melhor aproveitamento dos recursos e do tempo. Abordará também a necessidade de utilizar alguns indicadores financeiros para auxiliar a tomada de decisão sobre possíveis investimentos. A importância de manter o quadro de funcionários bem motivados, e encontrar meios de incentiva-los, também será sugerido um sistema de informação gerencial que se adeque ás necessidades da empresa.

O objetivo deste estudo é mostrar de que forma as decisões isoladas de cada área funcional podem desencadear oportunidades ou ameaças para as demais áreas entendendo as organizações como um conjunto de processos em cadeia, ou seja estão interligados uns aos outros.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Passo 01 – administração da produção e operações

Nesse passo, considerando as etapas de produção da empresa de Schneider, descreva, e justifique, dois tipos de layout apropriados para o processo produtivo do chocolate. Em seguida, assumindo o papel de gerente de produção, escolha um dos arranjos físicos descritos por você e argumente o motivo de sua decisão. (Apagar essas informações para desenvolver o tópico).

2.2 Passo 02 – planejamento e controle de produção

Neste passo, é para destacar a importância da área de planejamento e controle da produção dentro das indústrias, evidenciando como suas funções são essenciais para garantir o produto final dentro do escopo e prazo previsto. (Apagar essas informações para desenvolver o tópico).

2.3 Passo 03 – administração financeira e orçamentária

Esta é a área da Administração responsável pelo controle, acompanhamento e análise financeira. Analise de custos, fluxos de caixa, os livros de registro, investimentos, enfim, é responsável pela saúde financeira de uma empresa. As principais funções são, análise financeira, planejamento de investimentos e controlar as finanças focando a maximização do retorno do capital investido.

As funções do gestor financeiro não estão limitadas somente a registrar as transações, emitir relatórios e gerir o caixa. Ele deve ter a habilidade de interpretar e avaliar tais informações utilizando-as para tomar decisões visando sempre o crescimento da empresa. Em meio a estas decisões estão os investimentos que é tema crucial na administração.

Investimento é um desembolso ou um sacrifício com intenção de receber benefícios no futuro. Pela lógica da análise de investimentos tais sacrifícios só serão justificáveis se atingir as expectativas do investidor, ou seja, que os benefícios recebidos devem ser suficientes para cobrir o desembolso.

Em uma empresa, para se ter uma alavancagem, é comum os empresários buscarem investimentos, seja renda fixa, variável, ou até mesmo a compra de um bem, criação de novos produtos, adquirir novas máquinas, entre outros. Todos estes projetos devem ser muito bem planejados, para tanto existem técnicas úteis nas operações de curto e longo prazo que estuda a viabilidade de cada projeto. As técnicas de análise de investimento estão associadas a geração de indicadores financeiros que serão utilizados como parâmetros na seleção da melhor alternativa em um conjunto de possíveis investimentos. Um projeto é considerado atrativo quando a projeção do fluxo de caixa demonstrar que o fluxo de benefícios supera o valor inicialmente investido.

É preciso estar atento pois o valor do dinheiro hoje não é o mesmo de amanhã e um fator que contribui com isso é a inflação que mede o índice de aumento geral dos preços. Um índice alto de inflação diminui o nosso poder de compra. Deve se observar também o fator de risco de um investimento, que nada mais é do que a incerteza de um retorno futuro, a variabilidade do retorno do ativo. Por exemplo o risco de investir na poupança é menor do que investir em uma ação de uma empresa ou a compra de uma máquina nova, no caso da poupança a taxa de juros varia muito pouco e o retorno é certo, porém baixo. Já as ações variam bastante e o retorno pode ser positivo ou negativo, tudo depende da economia de mercado, e no caso de compra de maquinas o retorno está atrelado a demanda e a produção. Portanto quanto maior o risco, melhor será o retorno. Então devem ser conciliados três fatores importantes ao avaliar um investimento, são eles, inflação, risco e o tempo cujo valor será empregado.

INDICADORES FINANCEIROS:

Antes de realizar um investimento, toda empresa deve se pautar pela avaliação criteriosa de indicadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (91.2 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com