TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE CONCLUSÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  14/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.224 Palavras (21 Páginas)  •  1.072 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

TRABALHO DE CONCLUSÃO DO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

EDUCAÇÃO INFANTIL

SANTA BÁRBARA D’OESTE

2014


Atividade 1

Reuniões de Formação

.

Foi nos apresentado modelos dos documentos que deveriam constar dos relatórios do Estágio, bem como a ordem ou sequência das atividades. Num primeiro momento a fala foi da professora Luiza Regina Florêncio dos Santos Guerreiro, supervisora do estágio, sendo que os encontros seguintes foram abertos para orientação e esclarecimentos de dúvidas.

          Essa reunião tem por finalidade orientar os alunos sobre as etapas das atividades realizadas durante o estágio.

          No total são 17 atividades contendo observações sem sala de aula, entrevista com coordenador, pesquisa de documentos da unidade escolar concedente do estágio, levantamento dos objetivos e organização didática da Educação Infantil, elaboração de plano de aula e para finalizar as considerações finais do estágio.

Atividade 2

Apresentação do estagiário na unidade escolar.

Atividade 3

Pesquisa no documento de registro do planejamento da escola (Plano Escolar), para conhecimento da concepção de aprendizagem adotada pela escola para a Educação Infantil.

 Proposta Pedagógica da Unidade Escolar

A metodologia da EMEI Professora Clotilde Teixeira Cullen é voltada extremamente ao aluno, respeitando seus valores individuais as bem como a diversidade de cada um, permitindo a ele conhecer sua realidade, visando a transformação e melhoria da mesma.

Visará contribuir no desenvolvimento do processo educativo, incentivando e oferecendo subsídios aos professores para que possamos atender de forma eficaz as necessidades do corpo docente

Além de um espaço acolhedor, agradável e seguro, pois a vida e a saúde das crianças são imprescindíveis, e é fundamental conceber espaços alternativos de aprendizagem em, locais e momentos diversos para que se possa aprender e produzir o conhecimento. Que os profissionais envolvidos no processo, num contexto de um mundo conectado e globalizado, possam a ser pessoas que apontam rumos e possibilidades ao invés de ficar dando respostas.

Pretendemos que os alunos sintam o gosto pelo aprendizado, tenham vontade de frequentar a escola não pelas amizades ou obrigadas pelos pais.

Procuramos estar tratando os temas mais atraentes e de utilidade para a vida cotidiana com o meio ambiente, saúde e diversidade  entre outros, sempre ouvindo os alunos, levando em consideração a diversidade de conhecimento e saberes que trazem consigo e que podem ser aproveitadas como parte instrumental de metodologia de ensino.

Não podemos deixar de mencionar também, que toda proposta deve colocar a criança frente a diferentes formas de expressão, ou seja, desenho pintura dança, teatro, etc. Não deve se prender somente a livros didáticos e sim possibilitar a utilização de outras linguagens para ler o mundo.

A escola é um espaço que propicia as relações humanas, que permitem a convivência das crianças com as diferenças e, nesse espaço, elas devem aprender a respeitar os companheiros, compartilhar, aceitar derrotas, lidar com hierarquias, principalmente pelo fato da inclusão ser uma realidade cada vez mais presentes nas  unidade escolares.

Os profissionais da UNIDADE, devem também contribuir e interferir na formação de nossos alunos através de seu comportamento da sua própria história de vida, de acordo com sua maneira de ser e de pensar

È de uma importância, também trabalhar e estimular comportamentos solidários

entre , valorizando o potencial de cada um.

Saber lidar com as diferenças não é difícil, é um privilégio, todos ganham e aprendem, pois exercitamos a tolerância e o respeito.

Procuramos focar o trabalho com projetos, pois os mesmos são relevantes ás questões culturais, sociais, econômicas e políticas dentro do contexto em que os alunos estão inseridos.

O desenvolvimento dos projetos facilita o trabalho pedagógico na organização das atividades e dos conteúdos porque permite a integração de todas as disciplinas, desencadeando a interdisciplinaridade em torno de um único tema.

Possibilita uma melhor organização do tempo disponível em relação ao conteúdo a ser trabalhado.

Tendo e seguido uma proposta, o desenvolvimento da aprendizagem ocorre de forma prazerosa e significativa, os alunos se envolvem por completo, dando o máximo de si para a concretização de objetivos.

A Unidade Escolar atende atualmente alunos na educação infantil nos períodos manha e tarde.

A clientela è heterogênea, as famílias são de classe média e baixa, boa parte dos pais são presentes e participativos, e outros não.

A clientela é formada por alunos oriundos dos seguintes bairros: Jardim das  Laranjeiras, Jardim das Orquídeas, Jardim Barão, Planalto do sol ll. Alguns pais estão desempregados e buscam melhoria na condição financeira através de serviços autônomos e por este motivo dão muita importância e incentivo na vida escolar.

Relatório -Descrição da Unidade Escolar

A Unidade Escolar atualmente atende atualmente alunos na educação infantil nos períodos manhã e tarde.

Os alunos oriundos de vários bairros que ficam nas mediações da escola, como: Jardim das Laranjeiras, jardim das Orquídeas, Vila Rica, Jardim barão e Planalto do Sol II, San Marino.

Suas dependências administrativa constitui-se de secretaria, sala de professores, almoxarifado, sala da coordenação, banheiro de funcionários sala de vídeo e hall de espera.

Possui pátio coberto, cozinha, despensa de alimentos, despensa de produtos de limpeza, banheiro masculino e feminino para a educação infantil, 9 sanitários pequenos, 4 salas de aula com solário .

Na parte externa a escola conta com tanque de areia, pátio com mastros para bandeiras, mini arquibancada de alvenaria e parque infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.7 Kb)   pdf (362.2 Kb)   docx (359 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com