TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Falências e Recuperação Empresarial Tema: Falências

Por:   •  6/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.323 Palavras (6 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE SANTA CATARINA - SÃO JOSÉ

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA PROFISSIONAL

DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO I I – SEMESTRE 02.2021

Aluno(a): Carlos Alberto Falcones Coronel

Matrícula: 201901331946

Organização: Contabilidade Wiggers LTDA

E-mail de contato na organização:

contato@contabilidadewiggers.com.br

Endereço da Organização:

Rua Virgilino Ferreira de Souza, 851 – Térreo – Barreiros – São José - SC

Telefone de Contato na Organização:

(48) 98421-1651

(48) 3035 -7366

A) APRESENTAÇÃO DO ESTUDO EXPLORATÓRIO, DO DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E DEFINIÇÃO DO CRONOGRAMA.

Apresentar relatório do Estudo Exploratório e do Diagnóstico Organizacional da situação de momento da organização (versões finais dos itens G e H apresentados na disciplina Estágio I).

Tema: Melhoria no processo de execução das atividades do Setor Contábil.

Disciplina: Gestão de Processos e Serviços.

Questão de Estudo: Como poderá ser melhorado o processo de execução das atividades do Setor Contábil da Contabilidade Wiggers LTDA para conseguir manter atualizada a contabilidade de todos os clientes?

Objetivo de Estudo: Analisar descritivamente o procedimento de execução das atividades do Setor Contábil para manter atualizada a contabilidade de todos os clientes.

Objetivo Específico: Conhecer o motivo pelo qual o setor contábil em certas ocasiões tem uma demora na entrega de informações contábeis de determinados períodos das empresas de alguns clientes quando solicitado.

Conceitos de Autores:

Segundo Laurindo e Rotondaro (2006), a gestão por processos pode ser entendida como um enfoque de desenvolvimento organizacional que tipicamente objetiva alcançar melhorias qualitativas de desempenho nos processos, tomando uma visão objetiva e sistêmica das atividades, estruturas e recursos necessários para cumprir os objetivos críticos do negócio.

Para Gonçalves (2000b), organizar as atividades ao longo dos processos, criar equipes multifuncionais e polivalentes e otimizar o máximo possível os recursos dos processos primários também são fatores importantes para alcançar a eficácia organizacional.

Segundo a ISO 9001:2015, um procedimento de controle de registros (informação documentada mantida como registro) pode ser estabelecido de forma que deixe explícito como a organização garante:

  • Identificação dos registros: por meio de um nome ou código do registro;
  • Armazenamento do registro: indicação do meio e do local onde o registro fica armazenado;
  • Proteção do registro: os locais de guarda dos registros devem ser protegidos de condições que possam colocá-los em risco de deterioração ou adulteração. Os registros que estiverem em sistemas informatizados devem ser copiados em arquivos externos identificados e guardados em local apropriado definido pela empresa. A frequência de execução de cópias deve ser a mais adequada para a empresa;
  • Recuperação do registro: a forma ou ordem como os registros são recuperados para consulta depois de armazenados, como, por exemplo, por data, semana, mês, ano, código, diretório etc.;
  • Retenção do registro: é o tempo necessário em que o registro deve ser mantido para fins de comprovação da qualidade praticada, como, por exemplo, seis meses, cinco anos etc. Atendimento a aspectos legais devem ser observados quanto ao tempo de armazenamento de um registro.

Atualmente, o Setor Contábil da empresa Contabilidade Wiggers LTDA, localizada em São José - SC e presente no mercado há 30 anos, não consegue manter em dia a contabilidade de todos os seus clientes, apenas de alguns. Quando solicitado à apresentação da contabilidade de determinado período da empresa de alguns clientes, independentemente do porte, o processo de retorno para alguns são imediatos, no entanto, para outros acabam sendo demorados.

Após refletirem sobre o conceito de Gestão de Processos para Gonçalves (2000b), Laurindo e Rotondaro (2006), chegaram à conclusão de que precisam organizar as atividades do Setor Contábil. Com isso ficou nítido os motivos pelos quais conseguem ter em dia a contabilidade de alguns clientes e outros não. Segundo esses autores, deve-se ter os recursos necessários e otimizá-los ao máximo para conseguir ter melhorias na execução das atividades. Além disso, perceberam que muito dos clientes impossibilitam-lhes de já terem alcançado o objetivo de ter atualizada à contabilidade de todos eles.

Muitas vezes alguns clientes solicitam a entrega da contabilidade de suas empresas em dia ou em determinado período para obter alguma informação, seja para saber a situação atual da sua empresa, informação que algum banco tenha solicitado para possibilitar fazer algum financiamento/empréstimo e afins. Porém, esse processo de apresentar a contabilidade do período solicitado aos clientes, algumas vezes é demorado, devido a que muitos deles demoram a dar um retorno quando é solicitada a documentação contábil para concluírem a execução das atividades e entregar o que foi solicitado. Pode acontecer também de darem um retorno imediato, acabarem enviando a documentação solicitada, e essa ser toda tangível, ou seja, em papel, dessa maneira, o processo também acaba sendo lento, já que o setor contábil tem que fazer a separação e arquivação destes conforme as recomendações de controle de registros da ISO 9001:2015 (de padronizar a identificação dos documentos, indicar o meio e o local no qual foi armazenado, proteção destes, a forma de recuperação, e por quanto tempo irá ser mantido), todavia, podem acabar vindo também alguns documentos danificados (rasgado, não legível ou até em nome de pessoa física que não tenha relação com a empresa). Juntamente, algumas empresas enviam os extratos bancários em um formato que permite realizar a importação dessas informações no sistema que trabalham, com isso, agilizam o processo de lançamentos contábeis, apesar disso, há aquelas que enviam no formato de papel e muitas destas possuem mais de um banco, assim na hora de lançar no sistema que trabalham, o processo se torna mais demorado.

Entretanto, não são apenas os clientes que acabam dificultando-lhes de alcançar o objetivo desejado. Também falta os colaborados do setor contábil se organizarem para terem a solicitação de documentação contábil das empresas em dia. Esse também é um dos motivos do atraso na entrega quando solicitado, já que muitos dos clientes também argumentam o “Por que?” não foi solicitado anteriormente a documentação contábil para terem a contabilidade da sua empresa em dia. Finalmente essas são as razões pelas quais o Setor Contábil não está conseguindo ter sucesso no seu objetivo que é ter a contabilidade de todos os clientes da Contabilidade Wiggers LTDA em dia.

B) DETALHAMENTO DOS PONTOS DE MELHORIA OU OPORTUNIDADES OBSERVADOS

Detalhar os pontos de melhoria (ou novas oportunidades de atuação) identificados, justificando a proposta realizada através da sinalização dos ganhos esperados por tais intervenções.

Após avaliar o Estudo Exploratório e o Diagnóstico Organizacional, percebi, que o processo de execução das atividades do setor contábil deve ser organizado e melhorado.

Tendo em vista que o objetivo geral da Contabilidade Wiggers LTDA é como poderá ser melhorado o processo de execução das atividades do Setor Contábil para conseguirem manter atualizada a contabilidade de todos os clientes. Identifiquei os pontos de melhoria nos tópicos a seguir:

  • Demora na entrega (por parte do cliente) da documentação contábil solicitada;
  • Documentação contábil em papel que deve ser separada e arquivada;
  • Documentação contábil em papel que é entregue danificada à contabilidade;
  • Extratos que chegam no formato de papel e não no formato solicitado;
  • A falta de ter uma pessoa (dentro do setor) que seja responsável por fazer frequentemente a solicitação, controle e organização de documentação contábil aos clientes.

C) LEVANTAMENTO DO REFERENCIAL TEÓRICO NORTEADOR E DA METODOLOGIA A SER UTILIZADA

Embasar as propostas através de referencial teórico existente. Definir e apontar a metodologia a ser  utilizada para alcance dos objetivos.

D) RELATÓRIO PRELIMINAR COM SUGESTÕES DE MELHORIAS/NOVOS NEGÓCIOS (BASEADO NA PESQUISA REALIZADA NO ITEM C)

Elaborar relatório final com as sugestões de melhorias (ou de novos negócios) baseado na pesquisa realizada.  

E) PARECER FINAL DO PROFESSOR ORIENTADOR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Análise do trabalho realizado e dos resultados obtidos. Parecer final do Professor Orientador, que deverá analisar a articulação entre a Teoria e a Prática (consolidada através da vivência profissional discente), a relevância do trabalho realizado, o se grau de inovação, as contribuições geradas no ambiente de trabalho, nas organizações e na sociedade em que seja desenvolvido.

F) FEEDBACK DAS PROPOSTAS APRESENTADAS

Consolidar as respostas obtidas e avaliar pontos positivos e negativos destacados.

G) APRESENTAÇÃO FINAL DO TRABALHO DE CONSULTORIA PARA A ORGANIZAÇÃO

Apresentar um plano de melhorias (ou de novos negócios) para os profissionais diretamente relacionados às atividades realizadas no ambiente de trabalho e na IES.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (107.2 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com