TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Imaterial - Luz da Lua

Por:   •  30/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMNISTRATIVAS

 

Trabalho Imaterial – Luz da Lua

Psicologia Aplicada À Administração

2019/1

[pic 1]

      O conceito do trabalho imaterial conforme visto durante o semestre se refere ao conteúdo informacional e cultural das mercadorias e atividades prestadas onde o principal é o conhecimento adquirido ao longo do tempo e aplicado a atividade atribuindo um valor efetivo, de qualidade e distinção à mercadoria.

      Com a citação: "Como a produção de serviços não resulta em bem material e durável, definimos o trabalho envolvido nessa produção como trabalho imaterial − ou seja, trabalho que produz um bem imaterial, como serviço, produto cultural, conhecimento ou comunicação" (Hardt e Negri, 2001, p. 311), apresento a foto do meu exemplo de trabalho imaterial no meu entendimento. A foto foi feita no Shopping Praia de Belas em Porto Alegre em 05/06/2019. Nela acredito, que esta representada um pouco da imaterialidade do trabalho de uma vendedora na rede de lojas Luz da Lua. Na foto apresento a loja vazia, sem vendedores ou clientes no quadro, mostrando que o produto apesar de excelente qualidade, sofisticação e exclusividade, não basta para vender a si próprio. O trabalho de uma vendedora de calçados e bolsas envolve não apenas a habilidade em desenvolver a preparação da loja, a disposição das mercadorias da forma mais atrativa, em conjunto ou por tipos de calçados e bolsas e etc. Mas um dos fatores principais é o conhecimento da vendedora a respeito do produto, como o tipo de tratamento e a textura dado a cada tipo de couro, a ferragem utilizada e a inspiração das coleções. Também cito o conhecimento que elas possuem da concorrência para argumentar a venda, conhecendo o produto dos concorrentes diretos, como por exemplo, os produtos das marcas Arezzo ou Copodarte. Também posso relacionar a este tipo de trabalho imaterial, as relações sociais através do estreito contato com as clientes fidelizadas, as quais são avisadas quando chegam novos produtos que se relacionam com sua identidade visual, através de grupos de Whatsapp e mensagens individuais as clientes, criando em alguns casos laços afetivos.

     Conclui-se então que as vendas se dão em parte pela qualidade do produto e em parte pelo resultado das vendedoras que se tornam agentes de intermediação com suas atividades intelectuais, produzindo então o trabalho imaterial deste tipo de atuação.

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (44.9 Kb)   docx (163.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com