TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Individual

Por:   •  25/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  912 Palavras (4 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 4

Matriz de atividade individual

Módulo: 1

Atividade: Individual

Título: Papel do gerente…

Aluno: Andrea Lopes

Disciplina: Introdução a Administração

Turma: 2016-1/SP

Introdução

A complexidade do mundo organizacional moderno tem modificado dimensões clássicas de gestão e substituído formas antes rígidas e precisas por formas ambíguas e flexíveis. Fronteiras organizacionais, estrutura, especialização e até mesmo hierarquia adquirem características de flexibilidade até a pouco desconhecidas ou não praticadas.

Geralmente, na visão do empresário, o perfil do gerente deve incluir basicamente: conhecimento do negócio, ação comprometida, experiência na área, competência, responsabilidade, bom relacionamento humano. O mesmo deve compreender e saber a importância do seu papel como agente de mudanças, saber como o movimento do mercado afeta seus envolvidos, a organização e consequentemente o seu trabalho.

Tarefas a serem desempenhadas pelo gerente

Para um bom desempenho de suas atividades, o gerente deve,  além de quaisquer qualificações adicionais, utilizar: planejamento para definir a missão, os propósitos e os objetivos da organização, e para que estes se realizem, as estratégias e os recursos necessários; organização, que se destina a uma combinação de esforços individuais e que tem por finalidade realizar propósitos coletivos; direção ou liderança, processo de orientar e influenciar pessoas para que as estratégias, ações, planos e projetos definidos para a organização se realizem, nesse processo de direção, é preciso que o administrador utilize sua influência para motivar as pessoas a executarem o que foi planejado; e por fim, controle para acompanhar, monitorar e avaliar o desempenho organizacional no objetivo de verificar se aquilo que foi planejado, organizado e dirigido vem sendo executado da melhor maneira possível e não sofra desvios.

No panorama apresentado, verifica-se a relevância do gerente no ambiente organizacional. Em cada momento ele assume diferentes responsabilidades e atribuições e atua conforme as políticas na instituição da qual faz parte, na tentativa de adaptar sua forma de agir, aos movimentos externos de mudança.

Um novo estilo de gerenciamento que as organizações contemporâneas devem usar é o gerenciamento “coaching”, que diz respeito a transformação do gerente tradicional. O gerenciamento coach tem uma filosofia diferente das quais muitas organizações utilizam para administrar equipes, pois a posição de um gestor está na condição de orientar o time que o lidera percebendo os que estão em posição de desvantagem, dando a direção correta quando necessário, educando e energizando todos da equipe. Tudo de forma personalizada, respeitando as individualidades de cada um. O gerente coach precisa desenvolver habilidades às quais não estava acostumado, como aprender a ouvir os subordinados e a compartilhar o poder.

Estar atento ao desenvolvimento do time é uma tarefa primordial a ser desempenhada pelo gestor da equipe. Dar o exemplo, ser o modelo da equipe é uma habilidade importante dos gerentes nas organizações contemporâneas, pois quando os liderados tem seu gerente como espelho, os mesmos desenvolvem novas habilidades e isso cria-se a oportunidade em rodízios de funções tornando seus integrantes aperfeiçoados tecnicamente. Logo, todos estarão nivelados tecnicamente e caminharão juntos com o objetivo de alcançar as metas da organização.

Competências e habilidades demandadas do gerente

As competências e habilidades de um gestor das organizações contemporâneas pode ser medida pelo seu grau de conhecimento e experiência na área submetida a ele devido as mudanças e instabilidade do mercado. Saber sobre relações humanas, entender como o ser humano pensa e como gosta de ser tratado nas organizações devem ser habilidades incontestáveis do gerente do time. Despertar o entusiasmo entre os membros da equipe, consideravelmente, pode ser a maior força que um gestor deve possuir, pois é possível acreditar que o meio mais eficiente para desenvolver o que há de melhor entre os membros de uma equipe é a apreciação e o encorajamento de todos.

O poder de persuasão também deve ser uma das habilidades a serem trabalhadas devido a capacidade de organizar e apresentar suas ideias de modo a induzir seus ouvintes a aceitá-las. Ter percepção auditiva deve também ser um fator indispensável de todos os gerentes contemporâneos pois a partir da comunicação com seus colaboradores e superiores o gerente é capaz de captar informações relevantes para alcançar os objetivos da organização. Desempenhar o papel de conselheiro, guia de confiança, faz do líder um ser prestativo, receptivo, justo e por consequência deve demonstrar um grau de autoconsciência e considerar a influência exercida pelos seus atos sobre os de seus subordinados.

Pelo fato de lidar diretamente com as pessoas, seja elas seus membros de equipes, clientes ou integrantes da organização é da natureza humana saber que o comportamento do ser humano é imprevisível. Saber solucionar esses tipos de conflitos exige respostas que são condicionadas pelas circunstâncias, pressões, as quais tem que reagir por seus desejos e necessidades individuais. Contudo, aquele que desenvolve essas competências e habilidades terá resultados mais concisos e satisfatórios da sua equipe, clientes e superiores.

Conclusão

Para atuar num mercado em constante evolução, o gerente deve se adaptar a mudanças frequentes e, acima de tudo, ser uma pessoa flexível para saber lidar com todos os percalços que possam ocorrer. Ser autodidata, auto gerenciável e sempre estar em busca do autoconhecimento são premissas fundamentais para o sucesso da carreira. As organizações contemporâneas precisam de profissionais adeptos a está flexibilidade devido às instabilidades e rápidas mudanças de um mercado cada vez mais complexo, dinâmico e turbulento.

Referências bibliográficas

BANDEIRA, Mariana Lima; MARQUES, ANTÔNIO Luiz; SANTOS, Cléa Martha Quaresma dos. Líder ou gerente: eis a questão. In:______. Reflexões sobre o
papel gerencial:
um perfil modernizador. Belo Horizonte: UFMG/FACE/CEPEAD,
06 mar. 2008.

DANTAS, Júlio. O gerente nas organizações contemporâneas. Disponível em: . Acesso em 02 mar. 2015.

SOUZA, Afonso. Coaching muda o estilo do gerente. Disponível em: . Acesso em: 08 jan. 2008.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (119.3 Kb)   docx (50.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com