TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho MRP II

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 3

FATEC LINS - 3° LOG

ROLANDE COSTA ALVES PEREIRA

TRABALHO SOBRE O ARTIGO: MRP II E MANUFATURA ENXUTA

SINTESE

        O planejamento dos recursos da manufatura (MRP II) tem se fortalecido nos últimos vinte anos devido a sua grande eficiência em otimizar as operações que calculam com grande precisão as necessidades  desses recursos, assim como o sistema de manufatura enxuta, no qual os principais objetivos são eliminar desperdícios agregando então vantagens competitivas e maior produtividade.

        O MRP II encontra - se estruturado em forma de softwares de computadores e foi desenvolvido para interligar todas as etapas dos processos de manufatura afim de determinar um planejamento eficiente que visa acionar no momento certo os recursos certos nas quantidades mais justas possível.  Esse sistema é composto por cinco módulos principais ( planejamento da produção, planejamento mestre de produção, calculo das necessidades de materiais, calculo das necessidades de capacidade e controle da fábrica).

        Embora seja um sistema que reage bem as mudanças e muito útil em casos de produtos com estruturas complexas, o MRP II esta limitado a sua baixa capacidade em determinar os lead times de produção e por consequência, pode acabar provocando um certo desequilíbrio durante os processos produtivos, ocasionado estoque em excesso ou atrasos nas entregas.

        O sistema de manufatura enxuta, também conhecido como Justin in Time, surgiu de uma visão estratégica que visava a vantagem competitiva através da otimização do processo produtivo, fazendo o bom uso dos recursos de capital,equipamentos e mão de obra para alcançar a melhoria no tempo de resposta, ganhar em flexibilidade, aprimorando a qualidade dos produtos e reduzindo custos.O pensamento enxuto se baseia em cinco princípios ( especificar o valor, identificar o fluxo de valor, garantir o fluxo,trabalhar com produção puxada e buscar a perfeição). Para implementar esses princípios é importante uma reformulação de mentalidade e nesse contexto algumas ferramentas são utilizadas. São elas: Organização do local de trabalho, Nivelamento da produção, Qualidade assegurada, Manutenção produtiva total, Redução de setup, Automação racional, Produção celular e operador polivalente.

        Como grande vantagem, focaliza o fluxo de valor para o cliente, isto é, o mais isento possível de desperdícios, por outro lado, limita - se ao fator de flexibilidade em relação ao mix de produtos e rápidas variações de demanda o que poderá acarretar ou investimentos em maquinários e formação de estoque visando não quebrar o fluxo. Em busca das melhores estratégias e levando em consideração os pontos fortes e limitações de cada tipo de sistema, algumas empresas estão combinando os dois tipos de sistema, pois o MRP II permite um melhor planejamento com alto nível de controle mas se torna complexo para os controles internos da fábrica, cujo a vocação esta mais ligada ao JIT .

        Questão 1 - Como o MRP II pode auxiliar na produção ?

R:  Pelo fato de administrar todos os recursos de manufatura, através dos seus princípios, o MRP II auxilia com competência a produção garantindo maior organização, eficiência e produtividade, pois assume um alto nível de controle que impedirá ações desnecessárias em momentos inadequados para então promover resultados significativos.e vantagem competitiva.

        Questão 2 - Você conhece alguma empresa que trabalha com o MRP II ?

R: Que trabalhe com o MRP II não conheço, mas a JBS trabalha com o MRP I apenas para os seus itens que são consumidos internamente ( materiais de escritório, itens de limpeza, peças entre outros que não fazem parte do grupo de insumos de produção )

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (64.7 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com