TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho RH

Por:   •  9/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.208 Palavras (5 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 5

Matriz de atividade individual*

Módulo: 1

Atividade: Individual

Título:

Aluno:

Disciplina: Administração de Recursos Humanos 

Turma: E - Sp

Introdução

   

    O estresse vem tomando cada vez mais a população mundial e traz grandes consequências com ele, fazendo com que os indivíduos adquiram problemas sérios de saúde, prejudicando tanto o empregado individualmente quanto a empresa. Novas práticas para banir o estresse estão sendo utilizadas no combate, porém ainda temos alguns cargos que possuem altos índices de estresse entre eles estão os profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social, recursos humanos, agentes penitenciários, bombeiros, policiais e mulheres que enfrentam dupla jornada correm risco maior de desenvolver o transtorno.

    A seguir irei comentar qual são as grandes causas desse mal e como podemos combater dentro do ambiente de trabalho.

Problemas causadores de estresse e frustração no trabalho

    O estresse vem sendo caracterizado como a doença do século XXI. Um levantamento realizado pela Associação Internacional do Controle do Estresse, ISMA (International Stress Management Association), revelou que o Brasil é o segundo país do mundo com níveis de estresse altíssimos. Pelo menos três em cada sete trabalhadores sofrem a síndrome de Burnout (estado de tensão emocional e estresse crônico provocado por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes. A síndrome se manifesta especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso). e não sabem. Resultado da soma de algumas respostas mentais e físicas, o estresse fisiológico, sem sobrecargas, pode contribuir de forma saudável para o crescimento e o desenvolvimento dos nossos ossos, músculos, cérebro e demais partes do corpo.

    O estresse é um mal que mais vem crescendo na nossa população, que grande parte da sociedade tem, mas acha que isso é uma simples dor de cabeça ou dor nas costas, sendo assim tomam remédios para dor e não se preocupa em solicitar a opinião de um especialista.

    Fatores que também podem ajudar no estresse, pode ser cansaço físico e emocional, e também na frustração dede não conseguir corresponder com êxito sua determina função no trabalho por conta da demanda, por perda de pessoas próximas e até perda de confiança de colegas do trabalho e também por perda do cargo e do próprio emprego. Com isso pode causar também a depressão. Onde ela pode ser situacional ou estrutural, dependendo se o trabalho funcionou como um colaborador (contribuiu) ou desencadeador (desatou um nó que já existia).

   Causas do estresse

     São causas comuns de estresse prolongado:

  • Morte de pessoa muito chegada
  • Problemas nas relações afetivas
  • Preocupações monetárias
  • Desemprego
  • Má gestão do tempo
  • Descanso e lazer insuficientes
  • Tédio
  • Doença

O estresse também provoca mudanças no padrão de comportamento:

  • - cansaço / insatisfação / irritação constante
  • - nervosismo
  • - paciência e tolerância zero / explodem com facilidade
  • - sentimento de ser incapaz (baixa auto-estima)
  • - chora por qualquer motivo ou sem nenhum motivo
  • - constantes pensamentos negativos
  • - diminuição ou perda do interesse sexual/libido
  • - abuso de álcool e fumo
  • - dificuldade para dormir / insônia
  • - não consegue ter autocontrole
  • - perda ou aumento de apetite
  • - coordenação motora fica comprometida, podendo gerar acidentes frequentes.
  • - raciocínio pode ficar acelerado ou lento, em geral sente-se confuso.
  • - não consegue decidir
  • - perda da memória (começa a esquecer de datas, números de telefones, compromissos)
  • - incapacidade de relaxar
  • - não consegue desligar-se do assunto que o preocupa

Modernas políticas de gestão de pessoas

 

    O contexto da Gestão e Pessoas é representado por pessoas e organizações, se de um lado temos as organizações que precisam das pessoas pra alcançar resultados, do outro temos as pessoas que precisam das organizações para alcançar seus objetivos, da junção temos a moderna Gestão de pessoas. Na atualidade, todos os processos produtivos se baseiam na parceria, onde cada parte contribuirá com seu recurso. Os empregados podem ser vistos como parte produtiva das organizações. Por isso as empresas para alcançar suas metas precisas que seus funcionários estejam motivados, a concepção de trabalho mudou muito como passar do tempo, pois antigamente as pessoas tinham o trabalho como uma realização e se dedicavam de corpo e alma ao trabalho, porém hoje as pessoas encaram o trabalho como uma parceria onde eles buscam certo objetivo a ser conquistado onde ele exerce papel de sobrevivência

O Estadão PME  mostra iniciativas que podem ajudar o pequeno empresário a deixar sua equipe motivada

1 - Ofereça benefícios, mas sem abrir mão da recompensa. A equipe precisa apresentar bons resultados para merecer algo em troca.

2 - Você sabe quais são os benefícios que os seus trabalhadores gostariam ou precisam? Faça uma pesquisa antes de investir.

3 - Uma das ações que rendem mais retorno para a empresa é investir na formação da equipe, que melhor preparada pode produzir mais.

4 - Entenda quais são os problemas dos seus funcionários. Isso ajudará o empresário a melhorar o ambiente de trabalho.

5 - Oferecer qualidade de vida, como uma boa refeição na hora do almoço, ajuda a reduzir o nível de estresse da equipe.

6 - Oferecer um curso e premiar os funcionários após a obtenção de bons resultados aumentam o engajamento dos trabalhadores.

7 - Para especialistas, dar uma parte dos lucros à equipe é mais barato do que pagar altos salários e aumenta a sensação de reconhecimento.

8 - É preciso deixar claro para o funcionário a pol

Conclusão

    Chego à conclusão que para o funcionaria se sinta bem e motivado para estar realizando muito bem seu cargo é necessário que ele esteja muito bem com sua saúde física e mental para estar muito bem centrado no seu dia a dia de trabalho. E que seu gestor sempre o incentive para que ele não se cinta desmotivada nas realizações de suas tarefas, e que o trabalho faça parte de uma realização e prazer e não uma obrigação isso ajudará e muito para o sucesso de ambas as partes.

Referências bibliográficas

FELIPPE, Maria Inês. Mudança nos valores do trabalho e a motivação. Disponível em: . Acesso em: 15 maio 2008.

MOTTA, Paulo Roberto. Todo mundo se julga vitorioso, inclusive você: a motivação e o dirigente. Revista de Administração Pública. Rio de Janeiro, v. 20, n. 1, jan./mar. 1986.

MAGNÓLIA, Ana. Trabalho, estresse e depressão. Disponível em: . Acesso em: 15 maio 2008.

MAGNÓLIA, Ana. Uma proposta para pesquisa e gestão da qualidade de vida no trabalho. Disponível em: . Acesso em: 15 maio 2008.

*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocínio: lógico-argumentativa ou lógico-matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (171.7 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com