TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Relação Entre o Filme ´´Baraka´´ e o Capitalismo

Por:   •  25/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho relação entre o filme ´´Baraka´´ e o capitalismo

O Titulo “Baraka” provem de uma palavra de origem Sufi (uma comunidade religiosa islâmica) que significa “sopro de vida”. O filme narra, em termos visuais e musicais, a evolução da Terra e da humanidade, ao mesmo tempo em que demonstra as formas como o ser humano se relaciona com o meio ambiente. A aparente fragilidade da vida humana é contrastada com a grandeza de suas obras, ao mesmo tempo em que se demonstra a desigual relação entre o homem e a natureza. Em meio a estes contrastes, a espiritualidade da humanidade surge como o elemento mais importante que o distingue das outras espécies.

Baraka é um filme critico ao suposto purismo do capitalismo, em uma proporção intima muito próxima das emoções dos espectadores. O filme aponta a beleza da natureza e a destruição do homem.

Uma das imagens que mais ganha destaque, foi a de um centro urbano como conhecemos, com construções, ferrovias, automóveis e de repente a natureza reaparece para estabelecer uma comparação e mostrar que está sendo substituída pela urbanização.

A figura do relógio é algo intenso. Em um disparo, o espectador é invadido pela sensação de pressa, claustrofobia, individualismo, tecnologia e cansaço, que podemos de fato relacionar com o puro chamado capitalismo: 

Um sistema da economia, cujo qual os meios de produção, em especial, a demanda, a distribuição, os investimentos, as decisões de oferta e o preço são de propriedade privada com fins totalmente lucrativos e por isso, não são feitos pelo governo.

Nesse sistema econômico os empresários investem em empresas, onde se predomina o trabalho assalariado.

Outra cena que podemos relacionar com um termo bem conhecido é a cena em que encontramos seis mulheres trançando fios e miçangas para a confecção dentro de sua comunidade, esse termo conhecido se chama (Mais –Valia -termo usado para designar a disparidade entre o salário pago e o valor do trabalho produzido). A questão salarial está ligada às necessidades fisiológicas, isso quer dizer que o valor pago gira em torno das condições mínimas de sobrevivência, ou seja, o ordenado cobre somente o essencial (alimentos, roupas). Então paramos e nos perguntamos, segundo o filme quais são as condições que essas mulheres vivem? O quão será que ganham para realizar esse trabalho?

Karl Marx fez uma análise dialética sobre o tema, afirmou que o sistema capitalista representa a própria exploração do trabalhador por parte do dono dos meios de produção, na disputa desigual entre capital e proletário sempre o primeiro sai vencedor. Desse modo, o ordenado pago representa um pequeno percentual do resultado final do trabalho (mercadoria ou produto), então a disparidade configura concretamente a chamada mais-valia, dando origem a uma lucratividade maior para o capitalista. 

Isabelle Francioso

Ra: 817124760

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (64.3 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com