TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Do Filme "a Detenção"

Por:   •  7/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.081 Palavras (5 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 5

Filme Detenção

O filme Detenção apresenta claramente as duas faces da moral que Nietzsche, a moral criada racionalmente para convívio em sociedade, seus parâmetros, como é citada pelos personagens quando se referem a acreditar em Deus, Religião, opção sexual, dependendo do contexto que vivem. Após a introdução podemos citar Foucault quando durante a prisão é apresentado as regras pelo experimento, vou me referir a ela como "moral 1", apresentada pelo poder máximo, o poder que defini se eles receberão seu premio ou não. Durante a carceragem os policias criam a "moral 2" onde interpretam as leis da "moral 1" a sua maneira onde nota-se a primeira "resistência" citada por Foucault ao poder, quando um individuo policial descorda desta "moral 2" basicamente esta seria na cena em que o Policial Bosch avisa que se continuar assim ele sairá.

A "moral 3" é apresentada pelo viés dos prisioneiros, que mesmo ciente de que é um experimento e de que nada aconteceria de violento a eles, resistem ao que acreditam ser abuso de poder, toda vez que Travis se levanta contra a "moral 2" estabelecida por Barris. Esta "moral 3" pode ser apresentada como uma solicitação de "civilidade" . Dentre todas estas "morais" vemos uma relação de poder, seja por Dono do experimento , seja pelos policiais , seja pelo líder dos prisioneiros e resistência dentro de todos os grupos, demonstrando que nenhuma das leis pode ser universalizada.

Por ultimo a "moral 4"  que trás a clareza referencia de Nietzsche sobre como os humanos são inconscientemente ou "naturalmente", quando os desejos e emoções bancam as moralidade das ações. Pessoas irão dizer que se os policiais não abusassem do poder  nada teria acontecido, outras diriam que se os prisioneiros tivessem obedecido sem reclamar o desenrolar não seria o mesmo. Basicamente Nietzsche em sua critica a moral - no meu entender - esclarece que se olharmos individualmente a mesma ação em indivíduos diferentes podem apresentar morais distintas, e o "poder" que a pessoa possui a determina.

a. Aspectos centrais do pensamento de Nietzsche sobre a moral a partir do texto Crítica à moral em Nietzsche.   Basicamente Nietzsche apresenta dois viés sobre a moral, a primeira ele demostra que a moral nos é impostas por tradições, convecções, consensos dos mais poderosos. Não existe bem e mal, certo ou errado, esta é uma criação dos seres humanos, como cada pessoa é distinta, esses valores não podem ser universais. A segunda apresentação sobre moral fala sobre o inconsciente, ou seja, nosso ser "natural", "livre" , nossas vontades independente das leis e convenções social, estas "vontades" não seguem a moral pré-estabelecida, ela é totalmente imprevisível.

a. Aspectos centrais do pensamento de Foucault sobre o poder e a moral a partir do texto Crítica à moral e as relações de poder em Foucault.  Achei bem complexo o texto sobre Foucault, pelo que entendi ele fala que a moral é um jogo de poder, e o poder está em todas as relações, então, aquele que detém o poder, detém a moral, e que a moral pode ser vista de algumas formas, eu acredito que o exemplo sobre assassinato em legitima defesa possa exemplificar o que eu entendi ,  por mais que o ato de matar seja imoral, existe a moral de que é justo você matar em defesa própria, pra ir mais alem,  imagino o seguinte cenário: um homem tentou assassinar o outro, entraram em luta, o primeiro perde a arma para o segundo, ao sair correndo, o segundo que era então a vitima, atira nas costas do agressor. Cada ação tem uma moral diferente e cada ação tem uma justificativa própria de quem o faz. Dentro da relação de poder, a moral deste ato deve estar em como a grupo próximo a este acontecimento reage.

c. Cenas do filme que serão comentadas.  Detenção 

- Cena: Entrevista de seleção, Barris cita que segue as leis de Deus

- Cena: Entrevista de seleção, Chase se incomoda com a pergunta referente a opção sexual

- Cena: Durante a Prisão:  Travis desafia Barris inúmeras vezes

- Cena: Durante a Prisão:  Os "presos" não se revoltam após um guarda ser espancado e virado prisioneiro.

- Cena: Durante a Prisão:  Barris cita a luz com a resposta se o que estão fazendo é certo ou errado

- Cena:  Durante a Rebelião:  Após as portas se abrirem eles param de lutar

d. Análise das cenas do filme a partir de aspectos teóricos estudados em Nietzsche e Foucault.

O filme Detenção apresenta claramente as duas faces da moral que Nietzsche, a moral criada racionalmente para convívio em sociedade, seus parâmetros, como é citada pelos personagens quando se referem a acreditar em Deus, Religião, opção sexual,  dependendo do contexto que vivem. Após a introdução podemos citar Foucault quando durante a prisão é apresentado as regras pelo experimento, vou me referir a ela como "moral 1", apresentada pelo poder máximo, o poder que defini se eles receberão seu premio ou não. Durante a carceragem os policias criam a "moral 2" onde interpretam as leis da "moral 1" a sua maneira onde nota-se a primeira "resistência" citada por Foucault ao poder, quando um individuo policial descorda desta "moral 2" basicamente esta seria na cena em que o Policial Bosch avisa que se continuar assim ele sairá. A "moral 3" é apresentada pelo viés dos prisioneiros, que mesmo ciente de que é um experimento e de que nada aconteceria de violento a eles, resistem ao que acreditam ser abuso de poder, toda vez que Travis se levanta contra a "moral 2" estabelecida por Barris. Esta "moral 3" pode ser apresentada como uma solicitação de "civilidade" . Dentre todas estas "morais" vemos uma relação de poder, seja por Dono do experimento , seja pelos policiais , seja pelo líder dos prisioneiros e resistência dentro de todos os grupos, demonstrando que nenhuma das leis pode ser universalizada. Por ultimo a "moral 4"  que trás a clareza referencia de Nietzsche sobre como os humanos são inconscientemente ou "naturalmente", quando os desejos e emoções bancam as moralidade das ações. Pessoas irão dizer que se os policiais não abusassem do poder  nada teria acontecido, outras diriam que se os prisioneiros tivessem obedecido sem reclamar o desenrolar não seria o mesmo. Basicamente Nietzsche em sua critica a moral - no meu entender - esclarece que se olharmos individualmente a mesma ação em indivíduos diferentes podem apresentar morais distintas, e o "poder" que a pessoa possui a determina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (111 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com