TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho ava desenvolvimento econômico

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 3

Definição de outsourcing

Definir o que é outsourcing e citar, no mínimo, três exemplos de marcas globais que se encaixam neste fenômeno corporativo do mundo globalizado.

Outsourcing vem do inglês: “out” = “fora” e “source” ou “sourcing” = “fonte”, é quando uma empresa contrata prestadores de serviço para cuidar de departamentos que não estejam diretamente ligados à atividade fim da empresa. No Brasil também chamamos de terceirização.

Muitas empresas adotam esse estilo de trabalho para poder se dedicar melhor à sua competência essencial, sem ter que se preocupar com as atividades que dão suporte. Além de maior agilidade na execução de suas atividade e do conforto, o sistema quando bem avaliada a possibilidade de implantação, costuma resultar em significativas reduções de custo.

Podemos citar como exemplo o grupo FIAT, que contratou uma empresa para cuidar do seu TI, a Coca- Cola contratou empresas terceirizadas do ramo de transportes e a Nestlé que utiliza a terceirização no setor agrícola.

Estudo de caso

Escolher uma empresa, diferente das citadas no passo anterior, e produzir uma descrição detalhada de como ela se adaptou e se inseriu na realidade da globalização. Procure explorar aspectos econômico-financeiros e também as relações de trabalho resultantes deste processo.

Uma pesquisa feita pela Fundação Dom Cabral (FDC), mostrou que a Tigre ocupa o 11º lugar no ranking das empresas brasileiras com maior índice de internacionalização. No estudo foram considerados três aspectos: ativo, receita e número de funcionários.

O grupo Tigre, empresa fabricante de produtos para construção, foi comprado pelo empresário João Hansen Júnior em 1941, quando ainda era uma fábrica de pentes feitos com chifres de boi. Em 1950 Hansen ousou com a utilização da resina PVC na fabricação de tubos e conexões, substituindo materiais como aço e ferro como uma alternativa mais econômica e sustentável para instalações hidráulicas no Brasil.

A empresa então passou a investir pesado em publicidade e propaganda, alias foram pioneiros nesse estilo de trabalho. Também começaram um forte trabalho com capacitação profissional como alfabetização, informática e cursos específicos da área através de parcerias como o SENAI, permitindo assim que seus profissionais se especializassem e que portas de emprego fossem abertas. Essa atitude foi um dos motivos para alavancar o crescimento da Tigre.

Uma estratégia para levar a empresa para o mercado internacional foi abrir instalações inicialmente nos países próximos

A Tigre viu na grande empresa argentina Santorelli uma ótima oportunidade de expandir seu negócio, agregando ao seu já moderno sistema de produção uma inovação com o uso do PVC, foi ai que a Tigre fez a sua primeira aquisição. Dai em diante a Tigre foi fazendo outras aquisições, passou a fabricar outros produtos ligados a construção civil como por exemplo: janelas, pinceis entre outros... e abrindo fabricas em outros países também.

Considerações Finais

Fazer suas considerações a respeito dos aspectos positivos e negativos da relação entre globalização, empresa analisada e pessoas que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (43.1 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com