TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Administração de Material

Por:   •  20/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.169 Palavras (5 Páginas)  •  714 Visualizações

Página 1 de 5

TRABALHO A SER APRESENTADO PELOS ALUNOS COM DEPENDENCIA EM ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS I

1)A empresa B.T.RABA  atua no ramos de mercearia . Ao analisar o comportamento de um determinado item em seu estoque observa-se que o mesmo tem a seguinte tabulação de vendas:

1999 – 87

2000- 90                                  Estabeleça uma previsão para 2005:

2001-100                         a) pelo método do ultimo período                      

  1. b) pelo método da média móvel para n= 3
  2. c) pelo método da média móvel ponderada com os seguintes pesos

2003-113                             5%,10%,10%,15%,20%,40%

2004-120

2)Como você definiria estoque?

R: Estoques são materiais ou produtos que ficam fisicamente disponíveis pela empresa, até o momento de ingressarem no processo produtivo ou seguirem para a comercialização direta ao consumidor final

3) Que relação o administrador do estoque precisa estabelecer entre o custo de estoque e a falta de estoque?

4) Esta empresa compra um determinado produto tres vezes ao ano; o custo total anual é de R$ 600,00. Qual o custo do pedido?

5) Que custos seriam minimizados com estoques altos?

6) Qual  o significado para o custo unitário de pedido, entre a compra de um lote de 10 unidades e um lote de 1.000 unidades?

A empresa Total fabrica  camisetas promocionais que são vendidas para atacadistas no estado de São Paulo. Esta empresa teve seu inicio como uma micro empresa familiar e hoje conta com 100 funcionários em toda sua planta industrial. O Sr. Marcos, diretor administrativo financeiro desta empresa e também um dos proprietários, em função do crescimento da empresa, resolveu contratar trainee(estagiários de administração) para implantar alguns controles que o ajudasse a melhorar o desempenho da  empresa. Um destes estagiários, de nome JOAQUIM começou a trabalhar na área de controle de estoque e verificou que tudo era feito de forma empírica. Em primeiro lugar, procurou fazer um levantamento minucioso das informações disponíveis, com o intuito de conhecer o comportamento das operações realizadas pelo setor. Um dos produtos que chamou sua atenção foi para a “ malha fria” que é a matéria prima básica de todo  processo de fabricação.   Analisando algumas planilhas verificou que o consumo deste material durante 5 anos teve o seguinte comportamento:

ANO

QUANTIDADE

2005

 150.000 metros

2004

250.000 metros

2003

180.000 metros

2002

400.000 metros

2001

120.000 metros

               Verificou  também que esta mesma mercadoria  é comprada regularmente de 2 em 2 meses, ou seja,  6 vezes ao ano, perfazendo um total de R$  700.000,00. Em condições normais este produto é consumido em torno de 20.000 metros por mês  e o fornecedor exige um tempo de entrega  de15 dias. O Sr. Marcos é muito precavido e gosta de trabalhar com um estoque de segurança de 3 meses.

                JOAQUIM constatou também que o espaço disponível que a empresa dispõe para armazenar a matéria prima  é pequeno e insalubre o que acarreta algumas perdas. O produto acabado, como é direcionado e feito por encomenda tem um período de no máximo 2 dias de estocagem.

               Considerando a necessidade de responder a algumas perguntas para melhor entender o comportamento do setor de materiais da empresa, JOAQUIM  resolveu convocar um grupo de trabalho para auxilia-lo. Assim, após análise da situação e discussão, responda:

7) Qual deverá ser o consumo de malha fria para o período de 2006, considerando o método da media móvel ponderada, com os seguintes pesos: 5%,10%,10%,15%,20%,40%.

8) Sendo camiseta promocional um produto ligado a campanhas promocionais ou eventos vocês acham que técnicas qualitativas de previsão de consumo poderiam ser aplicadas? Explique.

  1. Qual seria o custo de pedido desta empresa?
  2. Qual seria o ponto de pedido?
  3. Alguma coisa poderia ser mudada no procedimento de compra tentando evitar as perdas? Que sugestão vocês dariam?
  4. JOAQUIM , mesmo não trabalhando diretamente na área financeira, notou que ocorriam desencaixes freqüentes no fluxo de caixa. Será que esta situação tem ligação com o setor de materiais? Explique.
  5. É vantajoso para a Total manter um estoque de segurança alto? Porque?
  6. Que conselho vocês dariam a Sr. Marcos no sentido de maximizar a rentabilidade do capital investido na empresa?
  7. Fazendo uma análise do estoque e estabelecendo a classificação ABC, Joaquim verificou que o produto “malha fria” representa 70% de seu estoque. Diante desta importância  que sugestão vocês dariam ao Sr. Marcos para adotar em relação ao fornecedor desta mercadoria?  
  8. Por tudo que vocês viram a respeito de estoque, façam um breve comentário sobre a importância da área dentro do contexto organizacional.
  9. O que é Classificação ABC?
  10. Quais suas aplicações?

       19) O Sr. Berga Mota pretende construir uma casa em um velho terreno que possui há vários anos. Como não dispõe de muito dinheiro, ele mesmo vai coordenar a obra e controlar os custos da mesma. Ele fez o orçamento do material a ser utilizado, inclusive com o nome dos fornecedores.

                   Devido a escassez de recursos decidiu negociar com cada fornecedor para conseguir uma redução de custos. Entretanto, conversando com o arquiteto, este foi de opinião que não haveria necessidade de negociar com todos, pois isto demandaria tempo e trabalho; sugeriu então que negociasse os preços dos materiais que representassem 80% do valor da construção em termos de material.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (111.2 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com