TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Análise de Mercado

Por:   •  24/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.297 Palavras (6 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

Atividade individual

        

Matriz Análise de oferta e demanda e o seu impacto nos negócios

Aluno/a: Arthur Vinícius Dias de Oliveira

Disciplina: Economia Empresarial

Turma: Economia Empresarial-07-22

INTRODUÇÃO

Apresente o setor econômico escolhido e fala sobre o seu trabalho em linhas gerais.

O mercado de embalagens, geralmente, é um bom indicador que reflete como está a economia de um país, tendo em vista que o setor cresce ou diminuí de acordo com a capacidade produtiva e de consumo local (Diário do Comércio).

A produção brasileira de papel kraft (papel base das embalagens) atende de forma apertada a demanda doméstica, porém com a escassez mundial por embalagens os fabricantes nacionais podem tender a exportar para impulsionar seus resultados em vez de manter a produção no mercado interno (Diário do Comércio).

Em virtude desse cenário é demonstrada a importância da reciclagem de papel e dos aparistas para esse mercado. O papel além de ser renovável está entre os produtos de maior taxa de reciclabilidade no Brasil, com cerca 66,9% de recuperação do total produzido (CEMPRE).

Denis Augusto, conforme imagem abaixo, exemplifica a cadeia desse mercado de forma didádica com seus elementos de ponta a ponta:

[pic 3]

Figura 01: Fonte (Augusto, D.)

CONTEXTO DO SETOR

Apresente número e índices relacionados à oferta, à demanda, à produção e aos demais indicadores necessários à contextualização.

Na pandemia, apesar da retração da economia, houve um aumento na demanda por embalagens. Esse cenário ocorreu por conta do rápido crescimento do varejo eletrônico e pelos serviços de entrega, por exemplo.  Em decorrência dessa maior necessidade por embalagens durante a pandemia, no ápice da demanda, não existiu disponibilidade suficiente de matéria-prima para atender toda demanda, fazendo que ocorresse um escalada no preço das aparas de papéis (Diário do Comércio).

Outro agravante que ocorreu durante esse período para o segmento de aparas foi a falta de catadores de papel e coleta seletiva em razão das restrições sanitárias, assim como o abandono do ofício pelos catadores devido ao recebimento do auxílio emergencial (Tissue Online). 

Nos dias atuais vislumbramos uma nova fase de incrementos no preço do papel, uma vez que as sanções econômicas contra a Rússia impactam os fabricantes europeus de celulose que dependem de madeira russa (Exame).

Outro ponto de preocupação é que as paradas não programadas também retiraram do mercado cerca de 1,65 milhão de toneladas de celulose, esse valor é muito maior do que a média histórica anual por razões similares. Tal condição fez com que o preço da celulose chinesa aumentasse 46% dentro do ano corrente.  Dessa forma, o preço de itens essenciais pode subir acarretando mais problemas com a inflação (Exame).

ANÁLISE MACROECONÔMICA

Detalhe todos os indicadores macroeconômicos que possam auxiliar a sua análise.

Os principais indicadores sobre o mercado de apara e papéis são elaborados pela Anguti Estatística, empresa que trabalha desde 1996 fazendo o levantamento de preços no mercado. O responsável pela empresa, Pedro Vilas Boas, é formado em estatística pela UNICAMP e trabalha há mais de 30 anos no segmento de papel e celulose como estatístico (Anguti Estatística).

A Anguti gera diversos indicadores sobre o comércio de aparas, mas os mais importantes para que seja possível entender um pouco desse segmento são eles (Anguti Estística):

  1. Evolução do volume de vendas no comércio varejista brasileiro: Através desse dado é possível compreender o efeito do varejo na demanda desse segmento, ou seja, quando o comércio eletrônico gera alto volume de vendas a demanda por embalagens aumenta, assim como quando o comércio eletrônico está arrefecido a demanda por embalagens diminui.

  1. Estimativa de consumo mensal para produção de papel: Esse indicador demonstra o volume de aparas que está sendo reaproveitado novamente para produção de papel. Com o maior reaproveitamento de aparas menos as fábricas papeleiras dependem disponibilidade de celulose para produzir.
  1. Evolução do consumo anual de aparas: Faz o comparativo do consumo de aparas até o mês corrente com o mesmo período dos anos anteriores, além disso, traz o acumulado de consumo dos anos anteriores.
  1. Evolução do comércio exterior de aparas: Correlaciona o volume de aparas importadas e exportadas para o mesmo período, permitindo compreender o comportamento dos aparistas com relação ao mercado externo.
  1. Preço dos principais tipos de aparas comercializadas: Esse é um dos principais indicadores que servem como balizadores para o mercado de aparas, tal indicador acaba compondo a cesta de reajuste para produtos produzidos derivados da apara. Além disso, serve como uma guia para entender se o preço de determinado aparista corresponde aos preços praticados pelo mercado.

ANÁLISE MICROECONÔMICA

Apresente como o impacto direto na oferta e demanda do setor e a estrutura de mercado a qual pertence são influenciadas pelos mercados interno e internacional.

Através do gráfico abaixo da Anguti é entendido que em 2021 houve um momento de grande estresse no mercado nacional, tendo em vista que a demanda doméstica foi muito maior do que a capacidade de oferta de aparas no primeiro semestre de 2021.

[pic 4]

Figura 02: Fonte (VILAS BOAS, P., jan. 2022)

Como mencionado anteriormente, nesse período existia um desestímulo para os catadores voltarem ao trabalho devido ao recebimento do auxílio emergencial, além disso ainda haviam muitas restrições sanitárias e lockdowns que dificultavam o sistema de coletas.

[pic 5]

Figura 03: Fonte (VILAS BOAS, P., jul. 2022)

No segundo semestre de 2021 a relação de oferta e demanda melhorou, diminuindo a necessidade de importação de aparas estabilizando o cenário até 2022.

Também é possível checar o efeito do aumento da oferta nos preços das aparas marrons, ou seja, com a retomada da oferta e maior disponibilidade de aparas os seus preços reduziram até atingirem novamente os mesmos patamares de valores do penúltimo bimestre de 2020, conforme gráfico abaixo:

[pic 6]

Figura 04: Fonte (VILAS BOAS, P., jul. 2022)

CONCLUSÃO

Apresente uma conclusão justificando a sua análise.

Embora o preço das aparas tenham caído nos últimos meses, o preço da celulose tem aumentado devido as restrições econômicas impostas a Rússia e a dependência da Europa de madeira russa para produção de celulose (Exame).

Ou seja, com o aumento do preço da celulose ocorre o aumento do preço do papel e, por consequência, em algum momento, também haverá o aumento dos preços das aparas de papéis.

Apenas lembrando que o ano de 2022 é um ano eleitoral, sendo assim, existe grande tendência do aumento da cotação do dólar, visto que os investidores podem retirar do Brasil suas aplicações devido as incertezas apresentadas pelo país. Com a menor oferta do dólar, o seu valor de cotação irá subir.

Como o mercado mundial de papel e embalagem estará demandado e assumirá postura “compradora”, desde os fabricantes nacionais de papel até os aparistas podem buscar melhores oportunidades de venda no mercado externo por conta da valorização do dólar em relação ao real.

É díficil projetar qualquer cenário e o potencial de repercussão nesse mercado, mas provavelmente entre o final de 2022 e durante 2023 podemos ter novamente uma restrição na oferta no mercado doméstico devido aos motivos apresentados acima.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Cite as fontes de consulta utilizadas de acordo com a ABNT.

(Anguti Estatística). Estatística do setor de papel no Brasil. Disponível em:<https://anguti.com.br/>. Acesso em: 22 Ago. 2022.

AUGUSTO, D. Porque o custo da embalagem aumentou - mais que dobrou - nos últimos meses. Disponível em:<https://www.linkedin.com/pulse/por-que-o-custo-da-embalagem-aumentou-mais-dobrou-nos-denis-augusto/?originalSubdomain=pt>. Acesso em: 15 Ago. 2022.

CEMPRE. Fique por dentro da reciclagem de resíduos. Disponível em:<https://cempre.org.br/papel/>. Acesso em: 15 Ago. 2022.

Diario do Comércio. Matéria-prima de papel e papelão é o grande desafio do setor em 2022. Disponível em:<https://diariodocomercio.com.br/economia/materia-prima-de-papel-e-papelao-e-o-grande-desafio-do-setor-em-2022/>. Acesso em: 10 Ago. 2022.

Exame. Escassez de celulose, com guerra na Ucrânia, empurra preços a nível recorde. Disponível em:<https://exame.com/agro/escassez-de-celulose-com-guerra-na-ucrania-empurra-precos-a-nivel-recorde/>. Acesso em: 19 Ago. 2022.

Tissue Online. Mercado de embalagens enfrenta crise por falta de materiais. Disponível em:<https://tissueonline.com.br/mercado-de-embalagens-enfrenta-crise-por-falta-de-materiais/>. Acesso em: 17 Ago. 2022.

(VILAS BOAS, P.). Indicadores do setor de Aparas. Colune ANAP. Revista o Papel, jan. 2022.

(VILAS BOAS, P.). Indicadores do setor de Aparas. Colune ANAP. Revista o Papel, jul. 2022.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (449.7 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com