TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Atividade de Observação – Feira Expoempreendedora

Por:   •  13/1/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.225 Palavras (5 Páginas)  •  45 Visualizações

Página 1 de 5

        

[pic 1]

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BRASÍLIA – IESB

Atividade de Observação – Feira Expoempreendedora

1º/2018 – Campus Oeste

DOCE MARIA CAKES

Elaine Hartz Barreto

Jaqueline Machado Gomes

João Victor Lana dos Santos

Leonardo Carvalho

Leonardo Muniz

Relatório de observação para a disciplina Administração da Produção

Professor: Tito Alencastro

Ceilândia

2018/1

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        3

1.1.        OBJETIVO        3

2.        DESENVOLVIMENTO        3

2.1.        DOCE MARIA CAKES        3

2.2.        RECURSOS DE ENTRADA        4

2.2.1.        Recursos de entrada transformadores        4

        Funcionários: trabalha com ajuda dos familiares conforme a demanda de pedidos aumenta ou diminui        4

        Instalações: o local de produção é a mesma cozinha de uso doméstico e não oferece boas condições de trabalho por ser pequena, não arejada.        4

2.2.1.1.        Processos:        4

Os processos de transformação ocorrem com a elaboração de receitas já conhecidas e executadas por D. Maria na própria cozinha de casa.        4

2.2.1.2.        Saídas        4

Os produtos após o preparo são embalados em embalagens próprias a cada produto, fechado com etiqueta autoadesiva com logo marca (fotos anexas), e armazenado em local fresco, alguns produtos como bolos e tortas são armazenados na geladeira, outros como os biscoitos (sequilhos) que são produzidos em maiores quantidades devido o tempo maior de validade são armazenados em um armário destinado a guardar esses produtos.        4

2.2.1.3.        Clientes        4

A variação de volume e demanda é maior nos finais de semana e em datas comemorativas. A visibilidade de produção não é visível ao consumidor.        4

2.2.2.        Recursos de entrada a serem transformados        4

        Ingredientes        5

REFERÊNCIAS        9

  1. INTRODUÇÃO

  1. OBJETIVO

        O objetivo geral deste relatório é descrever as atividades elaboradas a partir de entrevista realizada na feira expo empreendedora com comerciante com stand no evento, que ocorreu entre os dias 08 e 11 de maio de 2018. A entrevista para elaboração deste ocorreu no terceiro dia da feira.

        A entrevista se deu a partir de questionário fornecido pelo professor e nos permitiu desenvolver uma avaliação quanto ao modelo de produção adotado pelo comerciante.

  1. DESENVOLVIMENTO

Nossa pesquisa foi elaborada a partir de entrevista realizado no terceiro dia da feira expoempreendedora 1/2018 com questionário fornecido pelo professor.  Entrevistamos a senhora Maria de Jesus, que trabalha a mais de 20 anos com a fabricação caseira de biscoitos (sequilhos), bolos, tortas, salgadinhos, docinhos e outros alimentos para festas.

  1. DOCE MARIA CAKES

O negócio comandado pela D. Maria atua hoje no mercado dos pequenos negócios informais, ou seja, não possui CNPJ ou qualquer regularização do governo. Os produtos vendidos são fabricados em casa de forma artesanal e vendidos nas ruas, escolas e feiras. Atualmente ela trabalha com um mix de produtos voltados principalmente para festas infantis, como bolos doces e outros.

D. Maria reside na cidade satélite de Ceilândia Setor P Sul, o alcance do público alvo está entre amigos e vizinhos, que indicam outros amigos e possui na frente de sua residência uma placa confeccionada em TNT pintada a mão com tinta Látex que informa os serviços ofertados.

  1. RECURSOS DE ENTRADA

  1. Recursos de entrada transformadores
  • Funcionários: trabalha com ajuda dos familiares conforme a demanda de pedidos aumenta ou diminui
  • Equipamentos: utiliza eletrodomésticos como; liquidificador, batedeira, micro-ondas, fogão de 06 bocas com forno integrado, seus equipamentos são os mesmos de uso domésticos, não sendo próprios a produção em maiores quantidades.
  • Instalações: o local de produção é a mesma cozinha de uso doméstico e não oferece boas condições de trabalho por ser pequena, não arejada.
  1. Processos:

Os processos de transformação ocorrem com a elaboração de receitas já conhecidas e executadas por D. Maria na própria cozinha de casa.

  1. Saídas

Os produtos após o preparo são embalados em embalagens próprias a cada produto, fechado com etiqueta autoadesiva com logo marca (fotos anexas), e armazenado em local fresco, alguns produtos como bolos e tortas são armazenados na geladeira, outros como os biscoitos (sequilhos) que são produzidos em maiores quantidades devido o tempo maior de validade são armazenados em um armário destinado a guardar esses produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (870.9 Kb)   docx (984.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com