TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Estratégia Empresarial Stakeholders

Por:   •  11/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 3

Administração

UFMS

Trabalho de Estratégia Empresarial

Stakeholders

Alunos:                                

Caio Campos                


1 – Identificação dos Stakeholders (quem são)

Em uma definição conceitual, Stakeholders são um grupo ou uma pesso que faz um investimento ou tem interesse numa empresa ou organização.

De forma mais abrangente, satakeholder deriva do inglês: “stake” significa risco e “holder” significa possuidor, portanto stakeholder pode ser uma parte interessada ou interveniente. Stakeholders podem ser os Acionistas, Dono, Investidores, Empregados, Fornecedores, Sindicatos, Associações, Imprensa, ONGs, consumidores, etc.

2 – Categorização dos Stakeholders (quais são seus interesses)

Os stakeholders podem ser definidos em categorias, que podem ser definidas pelo Poder que os stakeholders possuem para realizar e alcançar os resultados, pela Legitimidade, que é quando há uma percepção generalizada de que as partes desejam um objetivo comum em determinado contexto, ou pela Urgência, que é quando o stakeholder conduz as ações de forma imperativa, tendo em vista a importância do tempo

Os stakeholders podem também ser categorizados como primários e secundários, aqueles se referem aos clientes e à concorrência e os últimos referem-se à comunidade e instituições financeiras.

Os stakeholders tem interesses diversos na empresa, já que podem ser grupos tão diferentes entre si. No entanto basicamente o interesse de um stakeholder é estar ligado a uma empresa promissora e que possa gerar resultados positivos.

Um exemplo de como podem ser diversos os interesses dos stakeholders pode ser o caso de analisarmos o que um banco considera positivo para um stakeholder: que seja uma empresa que possa gerar lucros a longo prazo para que possa pagar grandes empréstimos em muitas parcelas com juros compostos. Já um investidor do mercado de ações que faz operações intraday prefere que seja uma empresa que possa lhe gerar retorno a curto prazo.


3 – Mapeamento dos Stakeholders (como se encaixam)

[pic 1]

Figura 1 - Exemplo de mapeamento de Stakeholder

Para mapear os stakeholders e saber exatamente quais os riscos e oportunidades que cada um deles representa, deve-se levar em consideração os interesses, objetivos e preferências dos interessados e qual o ponto de contato deles com o projeto. Pode-se fazer uma tabela como a seguinte:

[pic 2]

O curso de administração, por exemplo, tem a responsabilidade de prover conhecimento real e teórico sobre a Administração de Empresas, sob o investimento de tempo por parte do aluno.

4 – Definição/Identificação do Propósito: Visão Missão, Valores e Objetivos Estratégicos.

O curso pode sempre promover mais possibilidades de contato prático dos seus stakeholders (alunos), como excursões para conhecer as grandes empresas, ou constituir junto aos alunos uma empresa júnior que os levem a ter contato com empresários de diversos portes e de diversos setores diferentes.

As expectativas a serem priorizadas vão depender da análise dos stakeholders, mas devem ser preferidas àquelas que sejam congruentes com o da empresa em questão, mas a análise pode mudar, pois por algumas vezes, é primordial para um stakeholder que a empresa provida algo além do próprio interesse, para que ele também continue contribuindo. Portanto pode-se dizer que deve ser priorizado aquilo que mantem a contribuição do seu stakeholder, caso isso não comprometa os resultados da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (172.4 Kb)   docx (57.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com