TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Joel dos Ramos Conceição

Por:   •  24/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.461 Palavras (6 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO-UEMASUL

CENTRO DE CIENCIAS HUMANAS, SOCIAIS E LETRAS-CCHSL

CURSO DE GEOGRAFIA LICENCIATURA

JACKSON SANTOS DE SOUSA

MIGRAÇÃO PENDULAR: Analise a partir do Ensino Superior em Imperatriz.

IMPERATRIZ-MA

2018

JACKSON SANTOS DE SOUSA

MIGRAÇÃO PENDULAR: Analise a partir do Ensino Superior em Imperatriz.

PROJETO DE PESQUISA MONOGRÁFICO APRESENTADO A DISCIPLINA DE PROJETO DE PESQUISA EM GEOGRAFIA, MINISTRADA PELA PROF: LUCILÉA F.L.GONÇALVES, PARA OBTENÇÃO DE NOTA.

IMPERATRIZ-MA

2018

 

  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

1.1 INSTITUIÇÃO

Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras - CCHSL

Curso de Geografia Licenciatura

1.2 TEMA:

Mobilidade Urbana

1.2 TÍTULO:

Migração pendular: Analise a partir do ensino superior em Imperatriz.

1.4 AUTOR:

Jackson Santos de Sousa

1.5 FINALIDADE:

Projeto de monografia apresentado ao Curso de Geografia da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras-UEMASUL/CCHSL, como requisito parcial para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso.

1.6 ORIENTADOR

Prof. LUCILÉA F.L.GONÇALVES

1.7 PERÍODO

Janeiro de 2018

  1. PROBLEMATIZAÇÃO

Imperatriz é a segunda maior cidade do estado do Maranhão, onde, muitas pessoas buscam, partindo deste ponto milhares de pessoas vão até ela em busca de melhorias de vida (trabalho e/ou educação). Além, de atender toda a região no que tange à prestação de serviço, comercialização de mercadorias.

Portanto, nota-se que na questão de ensino superior, a cidade de Imperatriz é um pilar na região do sul do maranhão, devido ao aglomerado de instituição de ensino superior. Diante do exposto, surge a dúvida: Qual a incidência dada as pessoas vindas de outras cidades da região, dada a cidade de Imperatriz? Como essas pessoas são recebidas? Quais as suas condições na cidade?

  1. JUSTIFICATIVA

Este projeto tem como finalidade buscar analisar a realidade de acadêmicos que vêm de pequenas cidades da região do sul Maranhão para a cidade de Imperatriz em busca de conhecimento, procura saber quem são esses alunos, as quais cursos almejam, em quais universidades estão se inserindo. A migração pendular é um tema bem discutido, pois, pessoas se deslocam diariamente para grandes cidades ou cidades médias, em busca de emprego ou educação.

O interesse de estudar esse tema veio com um trabalho feito com outros colegas, no qual, entrevistamos colegas e amigos que se encontram nesta realidade, é muito perceptível o quantitativo de pessoas que são submetidas a essa migração pendular, pois, as suas cidades não têm condições de oferecerem serviços que na cidade de Imperatriz, já se encontram, por se tratar da segunda maior cidade do estado do Maranhão. Portanto, verifica-se que essa pesquisa se faz de grande relevância para que as pessoas possam entender este processo que é muito corriqueiro na nossa cidade, no qual, convivemos com muitas pessoas que realizam este fluxo.

  1. OBJETIVOS

4.1.  Objetivo geral:

  • Analisar a realidade dos estudantes que vêm de cidades circunvizinhas.

4.2. Objetivos específicos:

  • Identificar o quantitativo de alunos que fazem o movimento pendular, quais cursos e universidades estão inseridos

  • Analisar os elementos do movimento pendular no ensino superior
  • Compreender a razão que faz as pessoas irem em busca de conhecimento fora de sua cidade e o resultado disso na vida das pessoas
  1. METODOLOGIA

5.1. Abordagem

A pesquisa foi realizada de forma não somente qualitativo, por fazer parte de obtenção de dados descritivos, realizar entrevistas com pessoas que estão neste ciclo, constatar a realidade vivida por elas, mas como também quantitativa onde serão analisados os dados coletados.

5.2. Método         

O método utilizado foi a fenomenologia, no qual, é tido a experiência de mundo vivido.

5.3. Procedimentos metodológicos

Com relação aos procedimentos adotados para a realização do presente projeto com o objetivo de final de atender a temática proposta foi a utilização de pesquisa bibliográfica e trabalho de campo, com entrevistas.  

5.4. Mapa conceitual

MIGRAÇÃO PENDULAR: ANALISE A PARTIR DO ENSINO SUPERIOR EM IMPERATRIZ.

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4][pic 5][pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9]

[pic 10][pic 11][pic 12]

[pic 13]

[pic 14][pic 15]

[pic 16][pic 17]

[pic 18]

[pic 19]

[pic 20]

[pic 21]

        

[pic 22]

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A migração pendular é um fenômeno consideravelmente urbano, levando em consideração que é uma transferência momentânea, diária. A migração pendular, sendo um fenômeno urbano, tendo em visto especialmente nas grandes e médias cidades. Esse processo ocorre na medida em que milhões de pessoas que formam a população economicamente ativa, deixam suas residências antes do horário comercial para chegar ao trabalho e que no final da tarde, voltam para casa. Essa migração pendular está configurada em simples fluxos populacionais que não são propriamente tidas como migração, pois, é apenas um deslocamento momentâneo com o objetivo de trabalhar ou estudar.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (315.8 Kb)   docx (199.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com