TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FATORES DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO QUE INFLUENCIAM EM UMA ORGANIZAÇÃO DO RAMO LOGÍSTICO

Por:   •  6/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.557 Palavras (23 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 23

FATORES DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO QUE INFLUENCIAM EM UMA ORGANIZAÇÃO DO RAMO LOGÍSTICO

PEREIRA, Ágata de Sousa, (UNITRI, ágata-sousa@hotmail.com)*

ALMEIDA, Roseli Rodrigues de, (UNITRI, roseuai@yahoo.com.br)**

RESUMO : O presente artigo trata-se de Qualidade de Vida no Trabalho e seus aspectos em uma organização no ramo logístico, a partir dos critérios estabelecidos pelos conceitos aplicados de QVT. Entende-se como Qualidade de Vida no Trabalho, o grau em que os membros da organização são capazes de satisfazer as suas necessidades pessoais com sua atividade na empresa. A metodologia para desenvolvimento deste artigo se deu através de pesquisa em livros, revistas, documentos, e contou com levantamento bibliográfico e a aplicação de um questionário estruturado junto aos funcionários efetivos da empresa mencionada. O objetivo do estudo consistiu em compreender o grau de importância da Qualidade de Vida no Trabalho, e sua relação com o causador habitual do estresse no cotidiano do trabalhador. Os resultados indicaram que o sobrecarga de funções, desmotivação aos salários, e não oportunidade para as sugestões de melhoria e participação. Contudo, alguns fatores foram apontados como comprometedores da QVT no âmbito institucional e desencadeadores de insatisfação: a sobrecarga de trabalho; o não reconhecimento de seus superiores diretos; e a inadequação entre os salários recebidos confrontados entre algumas funções. Após análise é possível concluir que a Qualidade de Vida no Trabalho está diretamente ligada a satisfação do trabalhador considerando vários fatores, recomenda-se as organizações investir cada vez mais em melhores condições de trabalho, ambiente, jornada, benefícios, renumeração, entre outros.

Palavras-chave: Qualidade de vida no trabalho; Jornada de Trabalho; Renumeração.

___________________________________________________________________________

  1. INTRODUÇÃO

O tema a ser discutido, QVT (Qualidade de vida no trabalho) é um conjunto de ações, incluindo diagnósticos, implantação de melhorias, inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais dentro e fora do ambiente de trabalho, que visa propiciar condições plenas de desenvolvimento humano para e durante a realização do trabalho.  

Vasconcelos (2001) afirma que “A construção da qualidade de vida no trabalho ocorre no momento em que se olha a empresa e as pessoas como um todo, o que chamamos de enfoque biopsicossocial”.

Evidencia-se como justificativa ao explorar este tema, entender que a Qualidade de Vida no Trabalho envolve diversos fatores que possibilita o melhor desempenho do colaborador, pois, vai tratar de eliminar fatores que são os motivos mais comuns de demissões e insatisfações no ambiente de trabalho.

Sob este enfoque, esta pesquisa aborda os aspectos da Qualidade de Vida no Trabalho dos funcionários que trabalham em uma organização no ramo logístico, situada em Minas Gerais. Neste sentido, o objetivo do estudo consistiu em compreender o grau de importância da Qualidade de Vida no Trabalho, e sua relação com o causador habitual do estresse no cotidiano do trabalhador.

Em conseqüência, explorar objetivos específicos como: i) verificar se existe associação entre estresse e qualidade de vida no trabalho, percebido pelos colaboradores da organização; ii) analisar a falta de reconhecimento dos serviços prestados e interesse individual em detrimento ao coletivo; iii) verificar a influência que o estresse causa em um ambiente de trabalho e o reflexo na vida dos colaboradores.

Para desenvolvimento deste artigo foram realizadas pesquisas bibliográficas, como em livros, documentos, internet e também a aplicação de questionários aplicados junto a funcionários da empresa em estudo escolhidos de forma aleatória conforme Apêndice A.

O artigo está compreendido de um capítulo contendo a introdução, seguido da revisão de literatura, depois a metodologia adotada para a pesquisa, um capítulo com os resultados e discussões e, por fim, as referências utilizadas para embasamento do artigo.

2- DESENVOLVIMENTO

2.1-  REVISÃO DA LITERATURA

2.1.1- Administração

Administração é uma tomada de decisão sobre recursos disponíveis, é um trabalho realizado através de pessoas para atingir objetivos, é o gerenciamento de uma organização, considerando as informações fornecidas por outros profissionais e também pensando previamente nas conseqüências de suas decisões.

De acordo com Chiavenato (2003), a palavra Administração é oriunda do Latim onde ad, denota direção/tendência, e minister, subordinação/obediência e significa àquele que realiza uma função sob o comando de outrem, isto é aquele que presta serviço a outro.

Afirma-se que o elo entre os recursos e os objetivos de uma organização, cabe ao profissional da Administração combinar os meios na proporção adequada, sendo que para isso é necessário tomar decisões constantemente, porém com ressalvas, porque nenhuma organização dispõe de todos os recursos.

Segundo Lacombe e Heilborn (2003) a administração se define como um "conjunto de princípios e normas que tem por objetivo planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar os esforços de um grupo de indivíduos que se associam para atingir um resultado comum".

Já de acordo com Chiavenato (2004, p.515) a administração é "a ferramenta, a função ou o instrumento que torna as organizações capazes de gerar resultados e produzir o desenvolvimento".

Conclui-se dessa forma que é a realização de atividades através de pessoas, liderar de forma eficiente, para assim tomar decisões afim de alcançar os objetivos de forma eficaz.

2.1.2- Organização

        A organização é composta por indivíduos que compartilham dos mesmos interesses e meios, visando alcançar objetivos semelhantes.

        Segundo Cury (2000), a organização é um sistema extremamente planejado de esforços de forma cooperativa no qual cada indivíduo que faz parte tem um objetivo específico a desenvolver e deveres e tarefas a desempenhar.

Já de acordo com Meireles e Paixão (2003), se expõe que:

                

[...] a organização é um artefato que pode ser abordado como um conjunto articulado de pessoas, métodos e recursos materiais, projetado para um dado fim dado fim e balizado por um conjunto de imperativos determinantes (crenças, valores, culturas e etc.). (MEIRELES, 2003, p.46)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.9 Kb)   pdf (452.8 Kb)   docx (214.8 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com