TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Portfólio Recursos Humanos

Por:   •  22/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.537 Palavras (19 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 19

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 MODELOS DE GESTÃO..........................................................................................4

2.1 Modelo de Gestão Contemporâneo...................................................................5

3 GESTÃO DE PROJETOS.........................................................................................6

3.1 Estrutura Analítica do Projeto............................................................................7

3.2 Recursos Humanos e Matriz RACI....................................................................8

3.3 Plano de Riscos.................................................................................................8

4 EMPREENDEDORISMO..........................................................................................9

4.1 Cultura de Inovação.........................................................................................10

5 CONFLITOS DE GERAÇÕES E AUTONOMIA DE DECISÕES............................11

6 LEGISLAÇÃO TRABALHISTA..............................................................................14

7 CONCLUSÃO 16

REFERÊNCIAS 17

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta conceitos baseados nas disciplinas do campo de Gestão Tecnológica de Recursos Humanos do 1° semestre, com a finalidades de aprofundar nossos conhecimentos teóricos e práticos desta matéria aplicada. Nesta abordagem, a estrutura será focada nas disciplinas de empreendedorismo, gestão de projeto, modelos de gestão, legislação social e trabalhista e homem, cultura e sociedade, para atender aos requisitos do portfólio.

A ferramenta utilizada para analisar nossos conceitos, foi uma situação geradora de aprendizagem (SGA). Neste, podemos destacar os aspectos da empresa Móveis Hemejan, do ramo de fabricação de móveis, localizada em Londrinas/PR, tem como característica um modelo de gestão burocrático e familiar. Observamos que com relação a empresa, alguns fatores desfavorecem o empreendimento e inovação da empresa, pois como um modelo burocrático, o processo decisório fica a cargo do Sr. Rubens para análise e aprovação, o que acaba por atrasar outras áreas da empresa e deixando-a enfadada e sem meios competitivos.

Consideramos também, fatores sociais, econômicos e culturais, que são conceitos a serem estudados de forma que resultem em uma solução para a sobrevivência da empresa, aliado a sustentabilidade financeira para assim atingir o sucesso de seu negócio e cumprir novas metas, assim como também a abertura de novas filiais. Outros objetivos desta pesquisa de campo é a analise do desenvolvimento humano para o âmbito organizacional, avaliando a capacidade do homem quanto a autonomia de decisão e liderança, e o desempenho para o bom funcionamento do plano de gestão. Assim como a estudo das leis trabalhistas para rever a flexibilidade de novos contratos de funcionários e demais contratos externos para atribuições das necessidades da empresa. A pedido traremos soluções e mudanças a empresa do Sr. Rubens, baseado nos conceitos que serão abordados, afim de que a Móveis Hemejan obtenha sucesso, inovação, resolução de problemas, agilidade, e competitividade, além de ética e responsabilidade quanto a amplitude de novos projetos que virão pela frente.

2 Modelo de Gestão

A sociedade em que vivemos há muito tem suas complexidades e no meio organizacional, almeja-se sempre um esforço maior do homem para obter um serviço eficiente e eficaz. Nessa concepção entra a Administração, esta área é focada no estudo do avanço do conhecimento humano e o apoio dos recursos humanos de forma efetiva. “A administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos.” (CHIAVENATO, 2000, p. 7)

A empresa Móveis Hemejan adota um modelo de gestão um tanto quanto ultrapassado, pois a forma de gerenciamento da empresa atrasa todas as áreas pelo fato de não haver agilidade nas produções, afetada pela falta de flexibilidade da autonomia dos funcionários nas tomadas de decisão. Esta estratégia define que apenas um superior ou supervisor tem o poder de decidir, o que acaba por trazer prejuízos a um plano de inovação e competitividade, a baixa eficiência e escassez na produtividade. Tendo em vista que a MÓVEIS HEMEJAN necessita de uma mudança no modelo de gestão da empresa, para solucionar tais problemas, seria viável um auto reavaliação. Pois, podemos identificar que a empresa se encontra em um formato inatingível para empreender, o modelo de gestão burocrático.

Este tipo de gestão é caracterizado pela hierarquia e autoridade: top-down. Max Weber (1864-1920) foi um intelectual, jurista e economista alemão, um dos fundadores da sociologia. Weber definiu a burocracia como uma organização formal, tem com características a impessoalidade nas relações, hierarquias de autoridade, processos padrões, é sustentada por normas que regem comportamentos no ambiente de trabalho, não se importando com as atitudes pessoais dos funcionários, sendo uma desvantagem a rigidez e lentidão na execução de projetos, se esquecendo da previsibilidade das atividades e o final da execução.

Com sua alta centralização de poder, o formalismo, em que no caso da HEMEJAN, é identificado quando qualquer tipo de decisão, seja de qualquer área, necessita antes de tudo passar pelos conhecimentos do diretor geral, Sr. Rubens. O que faz com que os demais, Juliana, Márcio, Lauro e Alberto reclamem pelo engessamento de suas autonomias. Outras características desse sistema burocrático são a impessoalidade e o profissionalismo.

No caso da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)   pdf (88.3 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com