TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Redes

Por:   •  3/4/2019  •  Monografia  •  998 Palavras (4 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 4

LISTA DE EXERCÍCIOS 01

  1. Como seria utilizar um computador sem um sistema operacional? Qual sua principal função?

Seria bem complicado, quem estivesse utilizando deveria ter um nível avançado de conhecimento para que pudesse fazer o papel de Software. A principal função do SO é gerenciar os componentes, de maneira otimizada e levando uma interface amigável para o utilizador, além de ser o meio do usuário interagir com o hardware.

  1. Quais os tipos de Sistemas Operacionais existentes?  

Monoprogramável, Multiprogramável e Multiprecessado

  1. Quais as vantagens dos sistemas multiprogramáveis?

As vantagens do uso deste tipo de sistema são a redução do tempo de resposta das aplicações, além dos custos reduzidos devido ao compartilhamento dos recursos do sistema entre as diferentes aplicações. Apesar de mais eficientes que os monoprogramáveis, os sistemas multiprogramáveis são de implementação muito mais complexa.

[pic 1]

  1. O que caracteriza o processamento batch? Que aplicações podem ser processadas nesse tipo de ambiente?

O processamento batch tem a característica de não exigir a interação do usuário com a aplicação. Todas as entradas e saídas de dados da aplicação são implemetadas por algum tipo de memória secundária, geralmente arquivos em disco. Alguns exemplos de aplicações originalmente processadas em batch são programas envolvendo cálculos numéricos, compilações, ordenações, backups e todos aqueles onde não é necessária a interação com o usuário.

  1. Como funcionam os sistemas de tempo real? Quais as vantagens em utilizá-los?

Os sistemas de tempo real (real-time) são implementados de forma semelhante aos sistemas de tempo compartilhado. O que caracteriza a diferença entre os dois tipos de sistemas é o tempo exigido no processamento das aplicações. Enquanto em sistemas de tempo compartilhado o tempo de processamento pode variar sem comprometer as aplicações em execução, nos sistemas de tempo real os tempos de processamento devem estar dentro de limites rígidos, que devem ser obedecidos, caso contrário, poderão ocorrer problemas irreparáveis.

A importância ou prioridade de execução de um programa é definida pela própria aplicação e não pelo sistema operacional.

  1. Qual a função de um servidor e como funcionam?

Um servidor é um computador equipado com um ou mais processadores, bancos de memória, portas de comunicação e, ocasionalmente, algum sistema para armazenamento de dados como hard disks internos ou memórias SSD. Capazes de executar um conjunto específico de programas ou protocolos para fornecer serviços para outras máquinas ou clientes, servidores são equipamentos dedicados a executar aplicações e serviços dentro de uma rede LAN ou WAN.

Sua função é disponibilizar ou armazenar recursos para os clientes integrantes da rede.

  1. Qual a grande diferença entre sistemas embutidos e tempo real? Quais aplicações são indicadas para sistemas de tempo real?

No tempo Real, o atendimento ao tempo de resposta é a principal preocupação, pois sistema tem de ter resposta mais rápida a chamada de sistema realizada, podendo, o tempo de resposta, ser crítico ou não crítico. Já no tempo compartilhado, o tempo de resposta é mais lento pois pode ter mais de um usuário utilizando os recursos do sistema.

  1. O que são sistemas com multiusuários e quais as vantagens em utilizá-los?

Os sistemas com múltiplos processadores caracterizam-se por possuir duas ou mais UCPs interligadas e trabalhando em conjunto. A vantagem deste tipo de sistema é permitir que vários programas sejam executados ao mesmo tempo ou que um mesmo programa seja subdividido em partes para serem executadas simultaneamente em mais de um processador.

  1. O que é um sistema fracamente acoplado? Qual a diferença entre sistemas operacionais de rede e sistemas operacionais distribuídos?

Os sistemas fracamente acoplados caracterizam-se por possuir dois ou mais sistemas computacionais conectados através de linhas de comunicação. Cada sistema funciona de forma independente, possuindo seu próprio sistema operacional e gerenciando seus próprios recursos, como UCP, memória e dispositivos de entrada/saída. Os sistemas operacionais de rede permitem que um host compartilhe seus recursos, como uma impressora ou diretório, com os demais hosts da rede enquanto que nos sistemas distribuídos, o sistema operacional esconde os detalhes dos hosts individuais e passa a tratá-los como um conjunto único, como se fosse um sistema fortemente acoplado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (84.1 Kb)   docx (34.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com