TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Sociodiversidade, Responsabilidade e Comprometimento social

Por:   •  28/10/2021  •  Relatório de pesquisa  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Ana Beatriz da Costa Diniz

Matrícula:2038688

Visão de Política Pública na educação

Trabalho de Sociodiversidade, Responsabilidade e Comprometimento social

Visão de Política Pública na educação

 O que se entende por Política Pública é um conjunto de tomada de ação, decisão, projetos, entre outros, servindo o Estado, mas não é só um serviço é um direito social do povo garantindo uma forma de vida satisfatória e plena. Dando o direito a saúde para todos, moradias, direito ao trabalhador, transporte público seguro, saneamento básico, entre outros.  

     Mas sabemos que não é sempre assim. Para entendermos melhor, temos que voltar a Era Vargas que foi um grande propulsor junto com o Estado para impor um novo modelo de trabalho. O que era apenas privilegiado ás atividades agrícolas que beneficiava a elite, essa situação começou a mudar com a expansão do aumento das industrias e das grandes cidades.

Como uma forma para garantir o corpo da classe trabalhadora desses grupos, Getúlio promoveu leis onde nela estavam previstos direitos trabalhistas como salário mínimo, jornada de trabalho de 8 horas, repouso semanal, férias remuneradas, assistência médica e sanitária.

A CLT foi criada para dignificar os trabalhadores que eram submetidos às condições precárias, insalubres e exaustivas carga horária de trabalho. O PIB aumentou, desemprego não assustava mais e o estado tornou-se o legislador do trabalho. Gradativamente as leis garantiam benefício ao trabalhador.

  Cada estado e município elabora suas diretrizes de acordo com a sua necessidade com o intuito de servir todos os cidadãos, cada qual com sua necessidade. Como por exemplo as políticas públicas da educação, criada pelo governo para colocar em prática medidas que garantem o acesso à educação para todos os cidadãos e assim ajuda a melhorar a qualidade do ensino do país, alavancando o PIB e diminuindo o analfabetismo, então o estado cria-se planos estaduais de educação e planos municipais de educação.

Para garantir uma educação de qualidade é necessário a participação da sociedade como um todo, e não só de professor para aluno, mas como também de pais e o governo. Isso porque o país deve levar em consideração todos os aspectos relacionados na Constituição Federal garantindo o direto a educação a todo brasileiro. Nesse momento o governo deve criar projetos, leis, programas de incentivo e cotas, de acordo com o seu município e estado, tornando a vida das pessoas mais dignas.

Além de construções e projetos de lei, é necessária uma educação de qualidade, que envolve estruturas de ensino, como um material escolar, livros, acesso à internet, contratação de professores especializados. O que resulta na diminuição do déficit de aprendizado, abandono escolar, onde muitos alunos que não foram alfabetizados na idade-série se desestimula e abandona.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (178.1 Kb)   docx (92.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com