TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de perguntas

Por:   •  26/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 3

Questões dissertativas

1 - Quais os fundamentos do PAEG , criado em 1964 e sua importância para o desenvolvimento da economia brasileira ?

O PAEG (Plano de Ação Econômica do Governo) foi criado com o fundamento de combater disfunções na economia brasileira provocada por políicas passadas. Seus objetivos era reduzir a inflação gradualmente e retomar o crescimento da economia brasileira.

Uma vez criado, novos mecanismos financeiros foram implementados para atrair investimentos estrangeiros para impulsionar a ascensão de nossa economia.

O que parecia fora de controle, a inflação caiu entre 64 e 67 e estabilizou os preços. Com isso, o principal objetivo foi concretizado, pois paralelamente ao controle inflacionário, o crescimento da economia deslanchou a partir de 98

2 - O que caracteriza o período conhecido como " milagre econômico brasileiro " ?

Como propriamente diz, a economia brasileira vivia um período de turbulências. Porém após o bem sucedido plano PAEG e com a disponibilidade de empréstimos estrangeiros, a ascenção seria consequência. Entre 69 e 73, houve um crescimento explosivo da economia brasileira e aumento de reservas. O processo de industrialização foi um dos principais responsáveis por esse desenvolvimento meteórico, no qual gerou milhões de empregos.

3 - Quais os impactos do choque do petróleo em 1973 para a economia brasileira no período de 1974-1979, e no período seguinte da década de 80 ?

Com a Guerra entre Israel e os países árabes em 73, houve o primeiro choque do petróleo. Com intuito de afetar a todos os que opunham aos árabes, que faziam parte da OPEP (organização dos paises exportadores de petroleo), eles interromperam o fornecimento para os EUA, Japão e Europa. Seguindo o plano de demanda e oferta, começou a ter muita demanda e escassez de oferta, o que triplicou o preço dos barris. Por esse motivo, no caso do Brasil, a dívida externa aumentou exoneradamente e desencadeou o crescimento da inflação.

Em 80, se teve o segundo choque do petróleo, no qual mais uma vez elevou os preços e além de auxiliar o crescimento inflacionário, o défici nas contas externas aumentaram ainda mais, que destabilizavam toda a estrutura economica e financeira, atingindo principalmente as taxas de juros que se oscilavam a todo momento.=

4 - Explique como estava caracterizado a economia brasileira na 1º parte da década de 80 e quais as perspectivas que se deslumbravam para o resto da década ?

Os anos 80 ficou conhecido como a década perdida para economia brasileira. Houve um grande aumento nas taxas de juros e consequentemente o Brasil foi impulsionado a tomar medidas severas, no qual declinou o crescimento do PIB. Fortemente pressionado, interromperam o investimento dos estrangeiros. Menos investimentos, maiores taxas, aumentou ainda mais a divida externa, no qual afetou as estruturas financeiras e culminou na ascensão da inflação.

Em 86 com intuito de estabilizar a decadência da economia brasileira, adotaram o Plano Cruzado. Parecia ser a solução dos problemas, porém não houve resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (43.5 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com