TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho individual 2015

Por:   •  29/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.837 Palavras (8 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO;        

2   RELAÇÃO ENTRE EMPRESAS, DIREITOS HUMANOS E RESPONSABILIDADE SOCIAL:        

3    CONCLUSÃO ....................................................................................................... 8

4    REFERÊNCIAS..................................................................................................... 9                                                                                          



  1. INTRODUÇÃO

Antes de se analisar a relação entre a empresa, direitos humanos e responsabilidade social, é necessário compreender o significado desses e de alguns outros termos, para que se possa definir melhor essa relação. Como direitos humanos podem ser compreendidos como aqueles direitos inerentes ao ser humano, são universais e absolutos, que reconhecem que cada ser humano pode desfrutar dos seus direitos sem distinção alguma. A responsabilidade social empresarial tornou-se mais presente no final dos anos de 1980, e se caracteriza pelas ações das empresas que beneficiam de algum modo a sociedade, são causas social que contribuem com a política social.

Outro termo que é necessário compreensão é o que é trabalho decente, que é um conceito formalizado pela OIT(ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO,2013) em 1999, e sintetiza a sua missão histórica de promover oportunidades para que homens e mulheres possam ter um trabalho produtivo e de qualidade, em condições de liberdade, sendo considerado condição fundamental para a superação da pobreza, a redução das desigualdades sociais, a garantia da governabilidade democrática e o desenvolvimento sustentável.

No decorrer da pesquisa pode-se compreender a ligação entre cada termo e a maneira que o Estado interfere nas políticas sócias da empresa e como essas políticas sociais podem ir contra a boa relação com os trabalhadores e seus direitos.


2.0 relação entre empresa, direitos humanos e responsabilidade social;

Atualmente no contexto organizacional, as empresas estão em busca de diferenciais que possibilitem a permanência e o crescimento empresarial no ambiente cada vez mais competitivo, com isso observa-se um aumento na preocupação das organizações com o tema da responsabilidade social. De maneira objetiva e simples, Melo Neto; Froes (2001, p. 28) enfatizam que “a responsabilidade social é uma ação estratégica da empresa que busca retorno econômico-social, institucional, tributário-fiscal”.

Com base no texto Capitalismo Brasileiro e Responsabilidade Social Empresarial, de Leandro Martins Zanitelli, pode-se observar que essa responsabilidade social das empresas pode estar ligada há obediência de normas jurídicas, pois o Estado regulamenta certos comportamentos e especificações que a empresa precisa cumprir, muitas organizações cumprem somente o determinado por lei, outras já vão alem disso e desenvolvem trabalhos sociais que beneficiam tantos seus próprios colaboradores quanto o restante da sociedade, mas ir além é uma opção complicada, pois pode contrariar o objetivo da maximização do lucro por ir em favor dos direitos humanos, preservação do ambiente, e em favor de funcionários  e consumidores, por exemplo, e não em favor aos acionista da empresa. Outra complicação a respeito dessa responsabilidade recai sobre o administrador responsável pela empresa, pois se decidir estender a responsabilidade social além do determinado por lei, ele pode estar violando o direito de propriedade, e o descumprimento de dever que ele tem com os titulares de ação ou cotas do capital social.

Muitos fatores influenciam as empresas a serem socialmente responsáveis, sejam eles de origem estratégica ou institucional. Levando pelo lado estratégico as empresas buscam com esses trabalhos, o sucesso e o  reconhecimento, por exemplo, para manter uma boa visão perante os consumidores de seus serviços, trabalhadores e investidores. Pode-se observar inclusive um aumento de produtividade dessas empresas, obtido através da melhora das condições de trabalho. Já a abordagem institucional não visa negar que o comportamento estratégico é importante, mas sim afirmar que a atuação das organizações é puramente em conformidade a certos padrões.

Como parte da responsabilidade social de uma empresa é necessário se levar em consideração os direito humanos, que define que todos são iguais, ninguém é mais que ninguém, portanto mesmo que uma pessoa empenhe sua força de trabalho para outra, ela não é inferior a esta, e para que seja assegurada a igualdade jurídica de ambas apesar das diferenças econômicas, existem muitas leis que protegem os direitos humanos dos trabalhadores. Essas leis visam garantir a vida, segurança e integridade física dos cidadãos. O Artigo 23 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgado pela ONU, em 1948, diz que: l) Todo o homem tem direito ao trabalho, à livre escolha de emprego, a condições justas e favoráveis de trabalho e à proteção contra o desemprego; ll) Todo o homem, sem qualquer distinção, tem direito a igual remuneração por igual trabalho; lll) Todo o homem que trabalha tem direito a uma remuneração justa e satisfatória, que lhe assegure, assim como a sua família, uma existência compatível com a dignidade humana, e a que se acrescenta, se necessário, outros meios de proteção social; Vl) Todo o homem tem direito a organizar sindicatos e a neles ingressar para proteção de seus interesses.[ii], e dentro das empresas é obrigação do empregador garantir esses direitos, é necessário desenvolver políticas que respeitem esses direitos e que tenham instrumentos eficientes na prevenção de riscos e impactos negativos que decorram do campo de atuação, é necessário evitar que abusem dos direitos humanos. A responsabilidade social da empresa deve começar dentro da própria organização, de nada adianta se utilizar de um empregado em função de ajudar em uma campanha de recolhimento de agasalhos por exemplo, se esse mesmo funcionário trabalhar em uma jornada superior a permitida, ou sob condições exaustivas ou sob pressão dos superiores. Um local de trabalho adequado é primordial para que se garanta os direitos do trabalhador,  é necessário espaço adequado, bom dialogo entre os colaboradores e a empresa, horários e funções bem definidos entre outros pontos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com