TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho individual 5 semestre unopar

Por:   •  6/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.651 Palavras (7 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 7

Trabalho individual 5º semestre UNOPAR

Introdução

O mercado de capitais assim como tudo no universo não ficou estagnado e nem parado no tempo, a necessidade pelo apelo do crescimento das cidades e da visão humana, trouxe essa necessidade. Desde 2000 o mercado de capitais vem se tornando um instrumento de desenvolvimento financeiro e social no Brasil.

Esta característica até o ano passado era somente dos países desenvolvidos, mais agora a história tomou outro rumo e nós também fazemos parte desse crescimento. No entanto o mercado de capitais brasileiros vem passando por grandes alterações, alterações estas que veem possibilitando uma transformação e evolução do mesmo, proporcionando que ele venha a desempenhar o seu essencial papel de financiador da atividade econômica e também se tornando uma opção interessante de investimento para aqueles que procuram diversificar e buscam um retorno mais interessante do que aqueles proporcionados pelos títulos de renda fixa, fundos de investimentos, entre outras opções que o mercado oferece.

Vale ainda ressaltar que além de ser um instrumento de desenvolvimento financeiro para as empresas possibilitando uma fonte de captação de recursos menos onerosas, também exerce o papel de um financiador do desenvolvimento econômico e social do país, sendo um importante instrumento que possibilita uma alavancagem no desenvolvimento e crescimento do país.

Com o início da internacionalização das companhias brasileiras, estas foram obrigadas a seguir diversas regras impostas pela SEC (Securities and Exchange Comission), órgão regulador do mercado de capitais norte-amerciando. A partir desde momento as empresas brasileiras tiveram que adotar posturas e praticam diferentes em relação à transparência e divulgação de suas informações, essas novas práticas são os chamados “princípios de governança corporativa”. Pode-se dizer que este foi o ponto de partida para as iniciativas do governo federal para a revitalização do mercado de capitais brasileiro, dentre as principais iniciativas tivemos a aprovação da Lei nº 10.303/01 e a criação do Novo Mercado e dos Níveis 1 e 2 de Governança Corporativa pela Bolsa de Valores de São Paulo.

Assim é irrefutável e inquestionável a importância dos empresários estarem inseridos no conhecimento do funcionamento do mercado de capitais a fim de que tenham êxito nos seus empreendimentos.

Objetivo

O objetivo desse trabalho é mostrar a aplicabilidade do aprendizado à importância da sua existência e o auxilio indispensável a um bom planejamento financeiro em prol do crescimento da empresa. O profissional de administração deve ter em mente que essas ferramentas do DRE e fluxo de caixa são essenciais para sua atuação, assim como o acompanhamento do mercado de capitais e financeiros do Brasil.

Mercado de Capitais

Em finanças, capital é sinônimo de dinheiro, portanto associa-se mercado de capitais a bolsa de valores e cotações em papéis. Porém há várias formas de obter recursos financeiros ativos. Como atuamos nacionalmente ateremos ao Sistema financeiro Nacional - SFN. Estudaremos o sistema normativo e operacional e as funções desempenhadas pelas instituições que os compõem, assim veremos qual o valor do mercado e do recurso de capital ativo investido na empresa ALFA E BETA COMÉRCIO DE PRODUTOS ELETRÔNICOS S/A.

Sistema financeiro, portanto é o conjunto de instrumentos que possibilitam recursos dos ofertantes para os tomadores finais. Ex: Instituições bancárias, instituições administradoras de fundos de terceiros. O SFN possuem entidades financeira com regras e diretrizes de funcionamento, juro e majoração do capital disponibilizado para os tomadores finais.

Instituições bancárias recebem depósitos compulsórios, disponibiliza capital de giro e de investimento para empresas mediante pagamento de juros sobre montante tomado, após análise de viabilidade mercadológica.

Instituições administradoras de fundos de terceiros – Operacionalizam as transações financeiras a mando de seus clientes (Fundo de pensão).

Para que a empresa ALFA E BETA COMÉRCIO DE PRODUTOS ELETRÔNICOS S/A, tenha êxito na maximização dos lucros seus sócios, realizaram uma pesquisa mercadológica onde observaram como o mercado está se comportando em relação ao seu produto no sentido de demanda e de expectativa de crescimento, projecionando os resultados de forma organizada utilizando a ferramenta de elaboração do DRE e fluxo de caixa. Então o raciocínio utilizado pelos empresários em questão é o aplicado pelas instituições financeiras, apenas mudando o produto final para suas análises.

Em um cenário econômico cheio de incertezas, crises econômicas e grande concorrência, o planejamento financeiro mostra-se não somente como uma ferramenta para a boa gerencia, mas sim como algo necessário a sobrevivência da empresa. De acordo com o conceito, planejar é traçar metas, elaborar planos direcionados a peculiaridades do projeto que se almeja por em prática, e finanças significa dinheiro, riqueza, ciência da variação da moeda. Desta forma,

Planejar as finanças da empresa é criar uma estratégia econômica, para que se atinjam os objetivos que podem ser de curto ou longo prazo, da maneira mais estruturada e precisa possível. Realizando este processo, a empresa obtém o seu crescimento financeiro e estrutural planejado com maior facilidade e auxilia a mesma a possuir sustentabilidade em seus empreendimentos.

Foi-se o tempo em que os critérios adotados e praticados pelos empresários se atinham apenas a um controle de caixa na entrada e saída, receita e lucro e contagem de estoque. Hoje para que as empresas consigam permanecer estáveis e atingir crescimento é sine qua non que o conjunto de ferramentas disponíveis seja utilizado de forma adequada e pró-ativa, gerando uma empresa saudável financeiramente e pronta para o devido crescimento.

Porquanto para esse fim deu-se o aparecimento de matérias como administração. Nosso estudo adiciona conhecimento à prática que gera aumento de perspectivas positivas que são conferidas nos resultados finais.

Quando investimos em ações viramos sócios por assim dizer de uma determinada empresa ou de várias empresas. Para que tenhamos êxito e lucro nos investimentos em ações da bolsa de valores, precisamos conhecer bem a empresa alvo de nosso investimento tendo a certeza de que ela por si mesma tem condições de crescer e valorizar-se no mercado. Quando investimos em empresas através da sua posição no mercado de ações, estamos "emprestando" capital para essa empresa, esse capital vai ser gerido pela empresa para aumento do seu lucro e com isso o investidor também aumenta seus ganhos na parte que lhe cabe em ações e também gera mais lucro na venda dessas ações mais valorizadas. Quem investe nesse tipo de mercado financeiro deve estar atento a muitos fatores externos que influenciam diretamente no crescimento ou queda de ações em determinadas empresas. Agora podemos ver, por exemplo, uma grande queda no mercado de investimento da bolsa interna devido aos escândalos da Petrobrás e mais recentemente devido à queda da bolsa da China. Esses riscos devem ser previstos através de sinalizadores do mercado, mais é necessário que o investidor tenha conhecimento e acima de tudo informação diária sobre o movimento das bolsas. Mais uma vez atestamos que o conhecimento é fundamental, sem ele não temos condições para nenhum tipo de crescimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (82.8 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com