TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho pos graduação

Por:   •  24/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 3

 

APRESENTAÇÃO DA ATIVIDADE

 

Gestão Pública Municipal  

D01-1 

Introdução a Educação a Distância 

Obrigatória 

Águas Lindas  Turma III  

Ronaldo  

Joeldson Guedes  

Otaide de Santana Souza e José Carlos Costa Bezerra  

Curso: 

Código da Disciplina: 

Nome da Disciplina: Natureza: 

Polo de Apoio

Presencial da UAB -

Turma: 

Tutor Presencial: 

Tutor a Distância: 

Cursista: 

 

Elaboração da Atividade  

 

 

 

Funções do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) no processo pedagógico

 

A modalidade de ensino à distância, no qual uma instituição de ensino venha a usar tecnologias de informação e comunicação, como por exemplo, a rede de comunicação mundial de computadores, como meio de ensinagem, através de uma plataforma de aprendizagem, como Moodle, Teleduc, Blackboard entre outros, se faz necessário que na sua plataforma seja disposto o AVA ou AVEA (Ambiente Virtual de Ensino- Aprendizagem).

Mas o que é AVA? O Ministério da Educação (2007) conceitua Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) como:  

 

 

 

 

Programas que permitem o armazenamento, a administração e a disponibilização de conteúdos no formato Web. Dentre esses, destacam-se: aulas virtuais, objetos de aprendizagem, simuladores, fóruns, salas de bate-papo, conexões a materiais externos, atividades interativas, tarefas virtuais (webquest), modeladores, animações, textos colaborativos (wiki).  

 

 O AVA pode ser considerado como uma sala de aula virtual, que permite aos professores/tutores e alunos se comunicarem uns com os outros via online, numa plataforma de aprendizagem usada pela instituição de ensino, pode conter: informações de classe, materiais de aprendizagem, fóruns de discussão, dúvida e debate, trabalhos e avaliações on-line... Sobre o AVA, a Marinha do Brasil, através do Centro de Ensino Distância do CIAGA, cita:  

 

 

Ambientes virtuais são softwares desenvolvidos sobre metodologia pedagógica para auxiliar o professor na promoção de ensino/aprendizagem virtual ou semipresencial. Eles facilitam o gerenciamento de cursos educacionais para seus estudantes, ajudando professores e aprendizes com administração do curso. Estes softwares acompanham e permitem o monitoramento por parte de professores e estudantes do processo de aprendizado. Eles atuam como ferramentas para a Educação a Distância (EaD) complementando o conteúdo dado em sala de aula e otimizando a assistência entre professor e aluno com fóruns e a disposição de conteúdo para download.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (86 Kb)   docx (181.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com