TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De PO

Dissertações: Trabalho De PO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO DE PESQUISA OPERACIONAL

DESAFIO

Uma marcenaria deseja implementar uma programação diária de produção contendo em seu escopo apenas dois produtos distintos: armário e cadeira, ambos em um único modelo produtivo. Seus gestores sabem que, para fazer tal implementação, a mesma tem estas limitações: matéria-prima (madeira), que tem um consumo de 24 m2, e mão de obra, cuja disponibilidade é de oito horas. Assim, desenvolva o modelo mais adequado de produção.

Objetivo do Desafio

O grupo desenvolverá um estudo direcionado à programação linear, em que o principal objetivo será a maximização de lucros, viabilizando alocação de recursos limitados e minimizando os impactos nas tarefas de tomada de decisão.

Por consequência, esta atividade demonstrará os aspectos mais relevantes dessa técnica, resolvendo, assim, um problema hipotético de alocação de recursos, por meio da ferramenta Solver, que compõe o Microsoft Excel.

ETAPA 1

Esta atividade, a ser realizada em grupo, é importante para que haja o entendimento dos principais conceitos da programação linear, identificando-se as necessidades restritivas do sistema citado no desafio. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Pesquisar sobre o tema Programação Linear para efetuar a formulação das restrições objeto deste estudo.

Passo 2 (Equipe)

1 Para que possam realizar esta modelagem, fazer o levantamento do custo de produção de um armário e de uma cadeira, e verificar quantos metros quadrados de madeira e quantas horas são necessários para a confecção dos respectivos itens.

1.1 Encontrar o programa de produção que maximize a contribuição de lucro.

Passo 3 (Equipe)

Elaborar a modelagem do problema, onde as variáveis a serem consideradas, Lucro (L) e sua base na folga da operação (FO), sejam norteadas pelas margens de lucro dos armários e cadeiras. Lembrar que as restrições estarão baseadas nas quantidades de mão de obra e matéria–prima bruta e no respectivo gasto por unidade.

Passo 4 (Equipe)

Preparar um relatório parcial do levantamento de custos dos itens que são alvo deste estudo e reservá-lo para compor o relatório final.

ETAPA 2

Esta atividade, a ser realizada em grupo, deve ser implementada de tal maneira que os integrantes conheçam os tipos de restrições estudadas no Passo 2 da Etapa 1.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Pesquisar sobre o tema Modelagem de problemas de alocação de recursos em bibliografias do acervo da biblioteca, e elaborar um resumo com as informações analisadas.

Passo 2 (Equipe)

1 Fazer levantamento bibliográfico e apurar quais são as maneiras mais adequadas para se construir um modelo matemático, para a resolução da situação-problema, baseado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com