TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho rh

Por:   •  14/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.324 Palavras (14 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2][pic 3]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 treinamento e desenvolvimento        

2.1.1 saude e segurança do trabalho...........................................................................7

2.1.1.1 liderança e tipos de liderança...........................................................................9

2.1.1.1.1 acções e praticas desenvolvidas.................................................................10

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................11

4 REFERENCIAS ......................................................................................................12



  1. INTRODUÇÃO

               Este trabalho tem por objetivo, aprimorar os conhecimentos e abrir a mente para uma maior reflexão sobre as disciplinas estudadas nesse semestre.

      Ele fala sobre os assuntos relacionados à saúde e Segurança do Trabalho. Treinamento, Desenvolvimento e Jogos Vivencias. Gestão de pessoas.    

       O que é um programa saúde e segurança do trabalho, como é implantado qual a importância desse programa nas empresas. Abrange sobre treinamento, desenvolvimento, grupos e jogos, e vantagens da aplicação. Veremos definição de liderança e tipos de liderança.


  1. DESENVOLVIMENTO

Treinamento e desenvolvimento

                    Treinamento é processo de preparar pessoas para executar as tarefas exigidas por um posto de trabalho. Ensinar a desenvolver atividades. É ensinar a pensar, a criar e aprender. De acordo ao que se foi visto, programa de treinamento deve ser planejado identificando o cliente esse é o começo de tudo se a identificação do cliente estiver errada todo o processo pode perder o sentido.

Desenvolvimento tem como principal objetivo de promover as pessoas naquilo que se sentem mais seguros a fazer. Desenvolvimento é utilizado para a ampliação de habilidades dos funcionários.

Levantamentos de necessidades: para um programa de treinamento tenha o resultado esperado, temos que encaixar as ações da área de treinamento com as necessidades da instituição. Temos que ficar atentos para não cairmos na tentação do resultado imediato cobrado pelos empresários. O LN mostrara a fraqueza avaliada na pessoa ou grupo. Os resultados avaliados definirão as ações a serem tomadas posteriormente. Para realizar o LN podemos utilizar vários instrumentos. Independente dos instrumentos avaliados não se deve abrir mão da criatividade, tento sempre em vista o objetivo da empresa.

Diagnosticar o problema: Essa etapa é para o profissional de treinamento analisar o desvio encontrado e verificar se o problema tem solução através Do programa de treinamento.

Elaborando um programa de treinamento: A elaboração de um programa de treinamento será sempre realizada com base a uma perfeita identificação das necessidades verdadeiras do treinamento. Para definirmos com certeza o que faremos no treinamento é essencial identificarmos os seguintes pontos:

“Público-alvo, objetivos, definição dos temas, metodologia, processos e técnicas, plano de aula e tempo de custo”

Publico alvo: um treinamento voltado para os técnicos não poderá ser o mesmo para os gerentes, assim como um treinamento voltado os gerentes não poderá ser o mesmo para os técnicos.

Objetivos: o que se pretende alcançar com o programa de treinamento. Devemos definir os objetivos com algumas características: ter desempenho final a ser alcançado; ter um período determinado; ter um padrão de satisfação.

Definição dos temas: depois de se estabelecer os objetivos, devemos definir quais os temas serão abordados.

Metodologia: tendo escolhido a metodologia a ser desenvolvida e as técnicas a serem utilizadas, o instrutor poderá contar com recursos didáticos como: vídeo cassete (televisor), gravador (aparelho de som), cartazes, retroprojetor (transparência), apostilas, quadro negro, flip-chart, computador....  Que serve para esclarecer uma demonstração, motivar o grupo para uma reflexão e favorecer a memorização dos assuntos apresentados.

Plano de aula: instrumento que auxiliara o instrutor na realização do treinamento:

Tempo e custo:  o tempo deve ser determinado a partir das necessidades e características do cliente e do público-alvo, assim como o tema a ser abordado. O mau planejamento do tempo pode causar a perda de informação essências no término do programa. O custo deve ser levado em consideração, e este deve ser confrontado com os benefícios que o treinamento irá proporcionar ao cliente.

         Os  tipos de treinamento:

On the job ou no local de trabalho.

 Esse tipo de treinamento é utilizado para cargos não gerenciais.

Que são divididos em:

Treinamento introdutório: Tem o objetivo de ambientar o novo funcionário. Esse treinamento deve ser utilizado quanto se contrata um novo funcionário para a empresa, ou quando existe a mudança de cargo.

 Rotação de cargo: Tem o objetivo de capacitar o empregado para ocupar cargos diferentes do mesmo nível na empresa. Ele é indicado quando há excesso de rotina em uma atividade, para reduzir o tédio e aumentar a motivação.

Programa de estágios e trainee. Permitem a vivencia empresarial, conciliando a teoria com a pratica. O estágio caracterizado pela ausência de vínculo empregatício com a empresa e tem a finalidade de complementar as atividades de ensino, capacitando o estudante de conhecimentos técnicos e específicos.

 O programa trainee é voltado para a formação generalista do funcionário recém-contratado dentro da empresa, geralmente as empresas ofertam vagas para indivíduos recém graduados, com o objetivo ensiná-los todo o processo de   funcionamento da empresa. Se o funcionário tiver um bom rendimento após o programa pode ser contratado para uma um cargo de gestão na empresa.

 Treinamento out the job ou fora local de trabalho.

Treinamento mais formal e permite a imersão total do funcionário nos ensinamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (130.4 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com