TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalo de gestão

Por:   •  20/11/2015  •  Monografia  •  3.261 Palavras (14 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

           

PRISCILA ALINE DE AQUINO F. SILVA– RA: 402198

  ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM

GESTÃO E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

RIO VERDE - GOIÁS

2015

[pic 2]

           

PRISCILA ALINE DE AQUINO F. SILVA– RA: 402198

  ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM

 GESTÃO E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

Relatório de Estágio apresentado ao curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância – CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado - Gestão e Espaços Não escolares.

RIO VERDE - GOIÁS

2015

[pic 3]

[pic 4]

        

[pic 5]

IDENTIFICAÇÃO 

Nome do estagiário: PRISCILA ALINE DE AQUINO F. SILVA

RA: 402198

Curso: Pedagogia 
Semestre: 7º 
Ano:2015

INTRODUÇÃO

Durante o Estágio Supervisionado foi observado o trabalho da coordenadora pedagógica, tendo sempre o foco na observação do relacionamento entre a teoria e a prática vivenciada na Gestão e Espaço não Escolares deste estabelecimento de ensino.

O Estágio Supervisionado é uma oportunidade concreta da vivência e exercício da profissão. Ele prepara os acadêmicos para o mercado de trabalho, fazendo com que realizem uma atuação transformadora na gestão , ajudando no desenvolvimento integral do aluno.

A teoria apresentada durante as aulas do curso de Pedagogia proporciona ao estagiário um olhar cientifico da verdadeira realidade presenciada na escola, podendo assim, compreender a complexa relação que há entre a teoria e a pratica no trabalho de um docente na Gestão e Espaços não escolares.

ATIVIDADE DESENVOLVIDA DURENTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO - ENSINO FUNDAMENTAL II – EJA


OBJETIVO GERAL


O objetivo geral do estágio supervisionado em gestão e espaços não escolares é proporcionar ao aluno uma analise e reflexão sobre o plano de ação global de gestão de instituições de

nsino tanto em espaços escolares quanto não escolares. 


OBJETIVOS ESPECÍFICOS


Promover o contato e a experiência com a realidade do campo de trabalho; Proporcionar a vivência do processo educativo quanto aos aspectos de: gestão, supervisão, planejamento, execução, coordenação e avaliação; Promover o contato com educadores, educandos e eventos ligados à educação; Desenvolver a capacidade de tomar decisões frente a situações concretas da prática educativa.

1-Plano de Estágio em Gestão e Espaços Não escolares

A EMEF Profesora Maria Dulce Rocha Duarte Barbosa foi construída em 1990, por Eurico Veloso do Carmo, como Escola é Municipalizada, as atribuições relacionadas com a merenda escolar, PDE, verbas de suprimento e conservação do patrimônio Escolar estão sob-responsabilidade do governo municipal com parceria com o governo do estado a cargo da Secretaria Estadual de Educação.

Os níveis de ensino são educação infantil (Infantil I e II) e ensino fundamental I (1o ao 5o ano).

  Muitos são os projetos desenvolvidos na unidade escolar juntamente com a SEC Secretária de Educação e Cultura Municipal.

Como as demais escolas do município, vivemos realidades diferentes, temos uma sociedade plural e nossos estudantes não poderiam ser diferentes. Viver em grupo, socializando atividades e trabalhos não é uma tarefa fácil de ser cumprida, tendo em vista a bagagem cultural que cada estudante traz consigo para o ambiente da escola. Acompanhar a mola viva da Educação e entender que os estudantes querem um pouco mais do que é oferecido na escola, é um olhar clínico que principalmente o gestor da escola deve estar antenado para essas aclamações.

O PPP, Projeto Político Pedagógico, deve justamente estar para oferecer no que visa os cunhos pedagógicos estruturais da aprendizagem e desenvolvimento cognitivo social dos educandos matriculados na Unidade Escolar.

O PPP tem uma vigência de O4 anos, depois precisa ser visto, revisto analisado, para saber o que deve continuar, ou que devemos reestruturar para elevar não só a aprendizagem, mas também o perfil do estudante que faz uso das praticas oferecidas nesse regimento. O PPP, da Escola que estagiamos foi refeito no ano vigente. Tendo a participação de todos os seguimentos da escola: Professores, Conselho Escolar, Administrativo, Apoio e Comunidade, todos contribuíram para que o Projeto Político Pedagógico chegasse o mais próximo possível da realidade da Escola. Segundo Libâneo (2001, p.125), o projeto pedagógico “deve ser compreendido como instrumento e processo de organização da escola”, tendo em conta as características do instituído e do instituinte.

Por isso na reformulação foi considerados os aspectos sócio cultural, a pluralidade cultural, as tendências construtivistas na Educação, a inclusão escolar, principalmente porque a escola é ciclada, e isso torna mais complexa sua forma de avaliar o estudante.

Assim, o Projeto Político-pedagógico (PPP) da escola deverá ser inicialmente entendido com um processo de mudança e de antecipação do futuro, que estabelece princípios, diretrizes e propostas de ação para melhor organizar, sistematizar e significar as atividades desenvolvidas pela escola com um todo. Sua dimensão político-pedagógico pressupõe uma construção participativa que envolve ativamente os diversos segmentos escolares.

Ao desenvolvê-lo, as pessoas ressignificam suas experiências, refletem suas práticas, resgatam, reafirmam e atualizam valores, explicitam seus sonhos e utopias, demonstram seus saberes, dão sentido aos seus projetos individuais e coletivos, reafirmam suas identidades, estabelecem novas relações de convivência e indicam um horizonte de novos caminhos, possibilidades e propostas de ação. Este movimento visa à promoção da transformação necessária e desejada pelo coletivo escolar e comunitário. Nesse sentido, o projeto político-pedagógico é práxis, ou seja, ação humana transformadora, resultado de um planejamento dialógico, resistência e alternativa ao projeto de escola e de sociedade burocrática, centralizada e descendente. Ele é movimento de ação-reflexao-ação, que enfatiza o grau de influência que as decisões tomadas na escola exercem nos demais níveis educacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (230.2 Kb)   docx (59.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com