TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos De Amostragem Relacionados A Análises Ambientais

Casos: Processos De Amostragem Relacionados A Análises Ambientais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2014  •  2.952 Palavras (12 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 12

Processos de amostragem relacionados a análises ambientais“

Grupo:

Turma: MAM 251 do IFRJ

Sumário

1.Conceito de amostragem............................................................Página 3

1.1 Plano de amostragem..............................................................Página 3

1.2 Procedimento de coleta...........................................................Página 4

1.3 Armazenamento e a conservação da amostra.................Página 4

1.4Preparação da amostra.....................................................Página 5

1.5 Amostras simples e amostras compostas........................Página 5

2.A baía de sepetiba......................................................................Página 6

3.Plano de amostragem na baía de Sepetiba................................Página 7

4. Hipótese Prática .....................................................................Página 11

1. O Conceito de Amostragem

Amostragem é o processo que busca recolher uma quantidade de amostra, geralmente pequena, que seja representativa do todo. Portanto, para realizar tal processo de forma adequada, é necessário que seja feita uma série de etapas operacionais especificas, visando a veracidade dos resultados analíticos. A amostra é obtida através de incrementos recolhidos segundo critérios adequados para cada tipo de análise.

O processo de amostragem é usualmente subdividido em 5 etapas principais: planejamento;coleta da amostra bruta; armazenamento e conservação;preparação da amostra de laboratório;preparação da amostra para a análise. A realização de tais etapas variam de acordo com as características físicas do universo a ser analisado.

1.1.O plano de amostragem é uma etapa indispensável na realização do processo, é através deste que apresenta-se os detalhes de uma coleta. Algumas informações são essenciais ao escrever este plano, deve estar claramente definido os pontos de coleta; número de amostras a serem coletadas; volumes de amostras; tipos de amostras (simples ou composta); número e tipo de frasco de coleta; manuseio; o armazenamento da amostra; preservação; transporte tempo de estocagem e um coletor bem treinado. Ao traçar um planejamento, tornar-se mais fácil prever os custos da amostragem, assim como os recursos humanos e materiais que serão necessários. No plano também deve conter a data e a hora que as amostras chegaram ao laboratório, pois o resíduo deve ser analisado o mais rápido possível, já que podem possuir características diferenciadas (viscosidade, reatividade, corrosividade, etc) e um único amostrador não é o suficiente para atender a esta diversidade.

1.2.Após a escrita de um plano de amostragem, há o procedimento de coleta. Neste deve-se ter certeza de que a amostra coletada seja representativa de todo o ambiente, contendo partículas de tamanhos variados. Não há uma técnica de coleta padronizada nacional ou internacionalmente. As exigências do procedimento de amostragem serão específicas conforme o parâmetro de interesse na avaliação de tal amostra. A seguir, constam-se algumas medidas de precaução ao coletar as amostras:

1 - As amostras não devem incluir partículas grandes, detritos, folhas ou outro tipo de material acidental;

2 - Para minimizar a contaminação da amostra convém recolhê-la com a boca do frasco de coleta contra a corrente;

3 - Coletar volume suficiente de amostra para eventual necessidade de repetir alguma análise de laboratório (de 1,5 a 2 L);

4 - A parte interna dos frascos e do material de coleta, assim como tampas, não podem ser tocadas com a mão ou ficar expostos ao pó, fumaça e outras impurezas (gasolina, óleo, e fumaça de exaustão de veículos podem ser grandes fontes de contaminação de amostra). Recomenda-se, portanto, que os coletores mantenham as mãos limpas ou usem luvas plásticas (cirúrgicas e não coloridas) e não fumem durante a coleta das amostras;

5 - Imediatamente após a coleta, as amostras devem ser colocadas ao abrigo de luz solar;

6 - As amostras devem ser acondicionadas em caixa de isopor com gelo;

7 - Registrar todas as informações de campo como:

• identificação do ponto de amostragem e sua localização (profundidade);

• data e hora de coleta;

• tipo de amostragem (efluente industrial,água de rio, potável, poço, etc.);

• condições meteorológicas nas últimas 24 horas, como chuvas;

• nome do responsável pela coleta, endereço e telefone.

1.3.Outra etapa do processo de amostragem é o armazenamento e a conservação da amostra, uma amostra mal preservada fornecerá resultados irreais das condições analíticas do ambiente analisado. Os frascos comumente utilizados para o armazenamento de amostras são os de plástico, vidro borossilicato e do tipo descartável; sendo estes último empregado quando o custo da limpeza não compensa. Frascos de cor âmbar são utilizados com o intuito de evitar a fotodegradação. A escolha do frasco é relativa AA análises a serem na amostra e também a natureza desta.

1.4. A preparação da amostra é um processo constituído por várias etapas e que tornará a amostra apropriada para a análise. A preparação de uma amostra pode incluir a sua dissolução, a extração do analito de uma matriz complexa, a concentração de um analito diluído a um nível dentro dos limites de determinação (semi-microanalise), a conversão química do analito a uma forma que seja detectável e, finalmente, a remoção ou mascaramento de espécies interferentes. Após ter-se tomado cuidado com todas as etapas prévias para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com