TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transporte Urbano e as Questões Socioambientais

Por:   •  14/11/2022  •  Resenha  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 2

Redação - questão discursiva da ENADE

Transporte Urbano e as Questões Socioambientais

Os problemas urbanos persistiram e se agravaram, tornando insustentável a dinâmica urbana contemporânea, desde a formação da Antiga Roma até as cidades remodeladas pelas Revoluções Industriais. De acordo com essa visão, o trânsito urbano é um dos grandes problemas da humanidade que deve ser resolvido e que só vai piorar com o tempo. Ainda assim, a era pós-moderna mantém as condições adequadas para viabilizar o desenvolvimento de cidades mais equitativas e sustentáveis.

É crucial que as pessoas entendam como os problemas urbanos estão conectados, desde sistemas de transporte coletivo ineficientes até os acampamentos Dantian das megacidades. Como resultado, para resolvê-los, torna-se fundamental aliar o conhecimento atual com muita criatividade. Essa premissa é crucial para a sociedade contemporânea que caminha em direção à sustentabilidade urbana.

No entanto, a cidade de Seul (Coreia do Sul) demonstrou como as políticas de transporte urbano sustentável podem ser colocadas em prática de forma plena, desde que haja uma aliança solidificada entre os moradores e seus representantes. Os participantes do Rodizio Solidário recebem incentivos financeiros e vagas gratuitas de estacionamento nas estações.

O homem pós-moderno encontra-se imerso em uma sociedade capitalista que incentiva o consumo voraz associando-o à felicidade pessoal. Nessa perspectiva, a venda de motocicletas cresceu cerca de 25% em 2012, segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, demonstrando que os valores capitalistas são grandes ameaças à sustentabilidade.

Com isso em mente, o desenvolvimento sustentável precisará romper com a sabedoria convencional para difundir a noção de que é possível desenvolver, evoluir e, mesmo assim, respeitar o direito das gerações futuras de aproveitar as oportunidades que a presente geração não possui.

Além disso, Albert Schweitzer já havia previsto que o mundo se tornara perigoso porque os humanos aprenderam a dominar a natureza antes de si mesmos. Os problemas urbanos se agravaram em função dessa situação, pois a idade moderna se transformou em um disseminador de ideias individualistas.

Portanto, para construir um caminho rumo à sustentabilidade, a sociedade deve aprender e difundir a ideia de que as cidades são feitas por e para pessoas. Como resultado, para que essas cidades mudem, é crucial que essas próprias cidades passem por uma transformação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (39.6 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com