TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treinamento apresentado à disciplina Gestão de Pessoas do curso de Administração da Faculdade de Educação

Por:   •  23/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.710 Palavras (11 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 11

FEBAC-FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE BACABAL

Máyra Oliveira

Sthefania Dourado

Humberto Lobão

Rakila Ferreira

Treinamento apresentado à disciplina Gestão de Pessoas do curso de Administração da Faculdade de Educação de Bacabal - FEBAC como requisito para obtenção de nota.

BACABAL - 2014

1. INTRODUÇÃO

O modelo de liderança tem se tornado a chave para influenciar pessoas e conduzi-las com o objetivo de atingir resultados e para acompanhar tais mudanças, cada líder tem que se adequar às novas estruturas organizacionais, uma vez que trabalhar com diversos tipos de pessoas não é uma tarefa fácil, pois o ser líder é buscar nas pessoas o conhecimento para que as mesmas desenvolvam atividades dentro da organização que tragam uma satisfação pessoal, profissional, pois dentro de uma empresa colaboradores só mostrarão resultados se forem motivados.

Os lideres têm um papel importante nos resultados da empresa e para alcançar resultados é preciso motivar sua equipe, os colaboradores em relação aos seus papéis nas organizações devem contribuir com o líder para que consigam o sucesso da equipe, e com isso opinar sobre métodos de operacionalização e os processos decisórios, deixaram muitos líderes sem saber como administrar este novo cenário, uma vez que eles estavam habituados com a liderança tradicional e acreditavam que o único responsável pelo direcionamento da equipe era o líder.

Segundo Chiavenato (2004), a liderança, na abordagem clássica da administração, era definida como uma forma de coordenar ou controlar, onde a função do líder era estabelecer e cumprir critérios de desempenho para atingir objetivos organizacionais.

O cenário atual requer uma liderança capaz de assumir riscos e promover mudanças no ambiente organizacional influenciando as pessoas a empenhar-se voluntariamente para chegarem ao objetivo. Segundo Ervilha (2008, p.54) “liderar é influenciar e conduzir pessoas nas situações em que é identificado um objetivo claro e definido, que busca os resultados desejados”.

As organizações devem utilizar métodos de motivação para aumentar a produtividade e o rendimento de seus colaboradores, e a liderança irá exercer um importante ponto de alavanca do processo de estímulo à motivação. Um líder motivado, com capacidade para a comunicação, de participar efetivamente do cotidiano da equipe, pode proporcionar estímulos positivos aos demais e contribuir para um estado de motivação na empresa.

1.1 TEMA

 Liderança

1.2 DELIMITAÇÃO DO TEMA

Como Liderar uma equipe dentro de uma Organização.

2. OBJETIVO

O objetivo do treinamento é contribuir com o conhecimento desenvolvendo informações sobre, liderança com o proposito de auxiliar lideres dentro de uma organização para que os mesmos se capacitem com a finalidade de obter resultados positivos dentro da empresa apresentando estratégias de como ser um líder de sucesso.

3. Como exercer a Liderança

Os grandes líderes do mercado de trabalho necessitam de características pertinentes a um mundo globalizado, que busca a iniciativa, o desempenho e a capacidade de influência sobre seus liderados para poder exercer o seu papel dentro da organização. Saber exercer autoridade, além de ser um grande papel de liderança, transcende ações que além da excelência empresarial configuram competência, habilidade e desperta a criatividade humana. A influência de um líder é muito mais do que um requisito de competência dentro de uma organização, visto que quando falamos de eficácia, não podemos deixar de apresentar características como: tomada de decisões, flexibilidade, bom relacionamento.

O líder deve valorizar o trabalho das equipes, os aspectos positivos do que foi realizado e influindo na construção de um ambiente estimulante para a concretização das atividades. As organizações precisam de líderes que definam novas habilidades, influenciando um espírito empreendedor que desenvolva a satisfação dos colaboradores, as novas capacidades de agir e pensar, revertendo assim num processo de melhoria na produtividade e também em todos os setores da empresa, bem como na consolidação de um modelo de gestão que represente a oportunidade de aprendizagem para desenvolver os mesmos.

Um líder que exerce influência desenvolve ações através da comunicação, ambientes organizacionais mais competitivos, à medida que os colaboradores satisfeitos adquirem cada vez mais respeito, espírito de equipe, autoconfiança, entusiasmo e dedicação motivando sua equipe a seguir os objetivos traçados.

Portanto, a liderança deve ser exercida com autoridade, pois a mesma tem o objetivo de levar os demais a fazerem, de bom grado, sua vontade. Ou seja: “Nós faremos isso por você.” e não através do uso do poder, pois ser líder é persuadir pessoas com o intuito de que as mesmas façam com prazer aquilo que normalmente não fariam.

4. Habilidades para Treinar

O líder precisa mostrar suas habilidades também nos momentos difíceis, porque nem todas as tomadas de decisão agradarão à todos. Para liderar, a habilidade de comunicar assim como entender, adquirir conhecimento e desenvolver pessoas é essencial.

Uma das principais habilidades de um líder é ser um coach, pois o líder prepara os colaboradores com uma nova forma de pensar e agir, o bom líder inspira, se relaciona e além de fazer com que as pessoas acreditem em si mesmas, consegue mais produtividade, não por regras ou imposições, mas por relacionamento e comprometimento. As empresas sabem que, quanto melhor a sua liderança, maior a produtividade e mais sustentável é o negócio, por isso, a busca desenfreada por bons líderes tem destaque no mundo corporativo de hoje. É claro que as pessoas motivam-se por estímulos diferentes, dependendo do nível, idade, aspiração etc. Às vezes, para uma pessoa, o mais importante é um feedback; para outra, um reconhecimento em público; para outra, um prêmio, como uma viagem, por exemplo. As pessoas têm motivações diferentes.

Uma das principais competências da boa liderança é identificar o que cada um faz de melhor e colocar a pessoa certa no lugar certo. Para isso, a prática da empatia e a conversa constante são importantes. Saber o que as pessoas fazem bem, como se sentem fazendo algo que gostam, e propiciar a prática de tarefas para as quais as pessoas têm talento, aumenta a motivação e a retenção, além de se ter um desempenho melhor nas atividades. Dependendo da rigidez da estrutura organizacional, isso pode ser mais difícil, mas, para um líder criativo, sempre há esta possibilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (125 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com