TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TÉCNICAS DE GESTÃO DO SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO: A Finalidade do Sistema Toyota de Produção e as principais contribuições do sistema Toyota para a eficiência da produção.

Por:   •  24/5/2019  •  Dissertação  •  1.089 Palavras (5 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 5

     UNIVERSIDADE CEUMA

COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO

                GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA– EAD

DIONICE DAS CHAGAS LINDOSO

TÉCNICAS DE GESTÃO DO SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO: Finalidade do Sistema Toyota de Produção e as principais contribuições do sistema Toyota para a eficiência da produção.

DIONICE DAS CHAGAS LINDOSO

TÉCNICAS DE GESTÃO DO SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO: A Finalidade do Sistema Toyota de Produção e as principais contribuições do sistema Toyota para a eficiência da produção.

Texto argumentativo apresentado ao Curso de Administração EAD da Universidade CEUMA para a obtenção de nota referente à 1ª atividade da disciplina Administração da Produção.

Orientador(a): Tutora online Paula Oliveira

A Finalidade do Sistema Toyota de Produção e as principais contribuições do sistema Toyota para a eficiência da produção.

        Somos seres visuais, e representamos tudo que pensamos dessa forma e não em forma de texto, e isso se dar porque 70% dos nossos receptores sensoriais estão localizados nos nossos olhos, o que nos faz concluir que metade do nosso cérebro participa das nossas atividades visuais.

        Segundo Aristóteles se contrariava de Platão, dizia que todos nós temos almas, individuais que nos capacitam a termos diversificados atos, não sendo nosso corpo um obstáculo, e sim um instrumento racional que se materializa pela nossa forma corporal.

            A Forma e a fixação visual já é conhecida por todos, pois desde o tempo do Sistema de Produção de fabricação revolucionário pela Toyota, entre 1948 e cerca de 1975, criou-se os 14 princípios, na necessidade de implementar o controle visual para os problemas que estavam “escondidos”. Naquele período as empresas Estadunidenses daquela época eram muito mais produtivas e só faziam uso da produção idealizada por Taylor, que era a mesma eternizada por Henry Ford.

Atualmente o sistema Toyota é um agregado de técnicas de administração da produção que visam reduzir custos e proporcionar maior agilidade às flutuações de mercado, observando claro, que para termos uma produção enxuta fazemos uso tanto de estratégias do século passado como as modernas ferramentas produzidas atualmente, ou seja, há uma mistura que tem dado certo.

Dentro do seguimento industrial o Sistema Toyota de Produção é uma das ferramentas para atingir inovações e melhorias, pois vem atuando como um processo inovador de longa data, uma vez que são atingidos através da eliminação de desperdícios reduzindo custos e melhorando a produtividade, paralelo à inovação, e todos são O Sistema Toyota de Produção que vem ultrapassando as barreiras industriais, trazendo como base a inovação dos processos produtivos.

Não podemos deixar de citar que O “Toyotismo” é uma das principais características das “Revoluções”, e também um modelo produtivo pós-fordista, pois as Revoluções Industriais não são processos de ruptura imediata, mas sim de transição, onde podemos dizer que décadas foram necessárias para que as implementações acontecessem, e que até os dias atuais são vivenciadas. Dessa forma, entres as principais consequências podemos citar: a consolidação do sistema capitalista financeiro; o desenvolvimento nos setores de Ciência e Tecnologia e Informação; a formação e expansão das multinacionais ou empresas globais; a relativa descentralização industrial (descentralização, mas não totalmente, novos fatores de alocação no espaço); a terciarização da economia.O Toyotismo e a flexibilização dos direitos trabalhistas (herdados do fordismo).

As transformações tecnológicas que mudam o âmbito estrutural e cultural, através das pessoas, que são quem movimentas as indústrias, os meios de produções, o espaço geográfico, e principalmente as relações humanas, nos faz confirmar que a Revolução Técnico-Científica Informacional é, sem dúvidas, o grande motor da Globalização na atualidade.

O Sistema Toyota de produção é um modelo de produção que evidentemente evoluí do taylorismo ou fordismo. Um trabalho organizado de forma que consiste em reduzir os custos de produção, evitar a superprodução, diminuir os atrasos e produzir na melhor qualidade possível. Apesar de ser Fundamentada no “Just-in-time”, também se expande fundamentando-se em novas regras de gerência. Nesse modelo de produção o método realizado respeitava as condições, complementares observando pontos essenciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (127.3 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com